Sistema SCA
5 ideias para atrair mais clientes para a sua academia no 2º semestre do ano

5 ideias para atrair mais clientes para a sua academia no 2º semestre do ano

05.07.2022 Dicas 05.07.2022
Você sabe como atrair mais clientes para sua academia e se destacar entre os concorrentes? Confira em nosso blog 5 dicas que vão te ajudar no impulsionamento do número de matrículas!

5 ideias para atrair mais clientes para a sua academia no 2º semestre do ano

 

Entender como atrair mais clientes para a academia é fundamental no trabalho de toda pessoa que possui esse negócio.

 

Isso porque, reter alunos, fidelizá-los e ainda conseguir atrair outros novos pode ser um grande desafio. Mas, por mais difícil que pareça, esse desafio não é impossível quando você consegue desenvolver as estratégias certas. Mas o que fazer para se destacar entre os concorrentes e atrair mais clientes para seu negócio?

 

Como atrair mais clientes no 2º semestre do ano?

 

O mercado de academias tem ficado cada vez mais competitivo. De acordo com a Associação Brasileira de Academias (Acad), o Brasil é o segundo país que mais investe nesse setor e é o maior na América Latina.

 

Além disso, existem mais de 33 mil academias em todo o país com aproximadamente 8 milhões de alunos. Assim, o setor movimenta US$ 2,5 bilhões na economia de nosso país!

 

Mas como concorrer e garantir seu lugar nesse mercado? Aproveitando cada época e realizando boas estratégias de marketing. Aproveite o 2º semestre do ano para fazer promoções e oferecer descontos para atrair mais clientes para sua academia.

 

Existem outras ações que podem ser colocadas em prática para fortalecer sua marca junto ao mercado, fazendo com que ela seja lembrada e atraia mais alunos à sua recepção.

 

O importante é ficar atento se suas estratégias estão envolvendo as seguintes áreas:

 

  • Gestão;
  • Marketing;
  • Planos;
  • Vendas.

 

Pensando nisso, separamos 5 dicas que atingem cada uma dessas áreas, que irão atrair mais clientes para sua academia. Confira abaixo!

 

1- Atendimento diferenciado

 

A primeira dica tem a ver com a gestão do seu espaço, começando com o atendimento que é oferecido aos alunos. De nada adianta alguém procurar sua academia e, chegando lá, não ser bem atendido.

 

Além de correr o risco de perder um cliente, você ainda aumenta as chances de receber críticas e passar uma ideia errada de sua academia. Por isso, seu negócio precisa contar com um ambiente que seja adequado, diverso e acessível a todo tipo de público.

 

Assim como a equipe da recepção precisa conseguir conversar com todos os públicos, o professor também tem o papel de motivar todos os alunos, de diferentes gêneros, idades e realidades, e fazê-los se sentirem em casa.

 

Uma boa estratégia para garantir o bom atendimento na sua academia é promover treinamentos para todos os funcionários.

 

 

 

 

 

 

2- Invista no Marketing Digital

 

A segunda dica, para atrair mais clientes, tem a ver com o setor de marketing da sua academia em um meio que está ganhando cada vez mais força: o digital.

 

Com o avanço da tecnologia e maior uso das redes sociais, o Marketing Digital se tornou um forte aliado das academias que querem divulgar seu espaço e serviços, ganhando mais visibilidade.

 

O consumidor de hoje, principalmente os mais jovens, está sempre com o celular na mão e tem autonomia para fazer pesquisas de preço, ouvir opiniões e avaliar o custo-benefício daquilo que ele quer comprar. Além de divulgar para outras pessoas, incluindo as mais velhas com dificuldades no meio digital.

 

E é aí que fazemos a seguinte pergunta: se o seu cliente está sempre conectado à internet e ativo nas principais redes sociais, por que a sua academia não estaria?

 

Por isso, é preciso estar onde o seu público está. Você pode começar com as seguintes estratégias on-line:

 

  • Crie um blog para a sua academia com conteúdos relacionados ao universo fitness;
  • Faça uma conta no Instagram e no Facebook para interagir com seus seguidores;
  • Saiba utilizar as técnicas de SEO;
  • Produza e-mail marketing e newsletters;
  • Trabalhe bem no visual das suas redes sociais e poste fotos da sua academia e serviços oferecidos;
  • Divulgue promoções em datas especiais e para novos alunos.

 

 

 

 

3- Boa infraestrutura

 

Também na parte de gestão, a terceira dica é prestar atenção na infraestrutura da sua academia!

 

É preciso revisar a forma como os equipamentos estão distribuídos, sua qualidade, se as salas de aula estão organizadas e limpas, se há espaço disponível nos vestiários, estacionamento e o mais importante: acessibilidade!

 

Lembre-se que, no final das contas, são os alunos que utilizam a academia e sabem o que pode ser melhor e onde poderia haver um pouco mais de espaço.

 

Portanto, você também pode abrir um formulário on-line, mandar para o e-mail de seus clientes ativos, e pedir a opinião deles sobre pontos de melhoria para sua academia.

 

Em outros casos, como espaço de estacionamento, entrada e saída da academia e acessibilidade, você deve estar atento e providenciar o mais rápido possível as mudanças e adaptações que o local precisa.

 

Atente-se aos seguintes pontos:

 

  • Certifique o espaço do local e os equipamentos (se precisam ou não de manutenção);
  • Certifique se há acessibilidade em toda a academia e profissionais qualificados para todos os tipos de alunos;
  • Providencie a catraca ideal para o seu negócio, dependendo do porte da academia, para o controle da entrada e saída dos alunos.

 

 

 

 

4- Desconto e promoções nos planos

 

Outra dica para atrair mais clientes está relacionada aos planos oferecidos em sua academia. Os descontos e promoções também são estratégias certeiras na hora de atrair alunos novos ao seu negócio. Afinal, quem não gosta de uma promoção e comprar um serviço com ótimo custo-benefício?

 

Fique atento principalmente para as datas comemorativas e épocas do ano, como no segundo semestre que muitos voltam das férias querendo começar um estilo de vida mais saudável.

 

Assim, você consegue oferecer oportunidades para todas as pessoas que querem começar uma vida mais fitness. Não se esqueça também de oferecer condições especiais para os alunos que já frequentam a sua academia e atrair o público da melhor idade!

 

Por exemplo, em período de rematrícula, ofereça vantagens como brindes, descontos ou até mesmo um período gratuito (principalmente para novos clientes). O objetivo do período gratuito é mostrar as vantagens que a sua academia oferece para o seu potencial cliente.

 

Antes de fechar o contrato, o futuro aluno tem a possibilidade de frequentar a academia por uma ou duas semanas e experimentar o serviço, vendo sua qualidade e resolvendo continuar o plano.

 

 

 

 

5- Faça parcerias com influenciadores locais

 

A quinta e última dica tem a ver com o setor de vendas e captação de novos alunos.

 

Os influenciadores digitais são tão valorizados quanto as celebridades. Isso por conta de seu amplo alcance e alto engajamento nas mídias sociais, principalmente no Instagram.

 

Além disso, seus seguidores confiam neles e estarão mais propensos a se inscrever em sua academia se a promoverem, já que terão certeza da qualidade do local.

 

Portanto, fazer parcerias com influenciadores locais (não adianta ser de outras cidades se seus seguidores não poderão se deslocar até sua academia) é uma das principais ideias de marketing para atrair mais clientes ao seu negócio.

 

Para essa ação, analise sua base de clientes para identificar influenciadores locais que tenham seguidores muito leais.

 

É muito importante também pesquisar antes e garantir que os valores da marca da sua academia estejam alinhados com os do influenciador.

 

Com tudo alinhado, informe-os sobre o tipo de conteúdo que você deseja para a campanha nas redes sociais e garanta que o(a) influenciador(a) vá a sua academia e filme utilizando seus equipamentos e usufruindo de seus serviços de qualidade.

 

Combinando todas essas dicas, com certeza você terá sucesso em atrair mais clientes para sua academia nesse 2º semestre do ano!

 

 

 

 

 

 

Atrair mais clientes: como o SCA pode te ajudar?

 

Criar estratégias de marketing e ações para atrair mais clientes ao seu negócio, demanda muita organização e segurança na gestão da sua academia. E ter um sistema de gestão de qualidade irá facilitar a sua vida!

 

Isso porque, hoje em dia tudo é automatizado através da tecnologia, e com um software não é diferente. Os produtos específicos para academias contam com funcionalidades únicas que ajudam na organização, controle de alunos, atividades e pontos específicos do ramo.

 

Com um bom sistema de gestão, você não precisa se preocupar com pagamentos atrasados, por exemplo, e te ajudará na organização de suas estratégias, aumentando o reconhecimento da sua marca.

 

E nós do sistema SCA oferecemos o software seguro e de qualidade a você, garantindo uma maior atração de novos alunos.

 

Oferecemos também todo o suporte que você precisa contando com uma central de ajuda em nosso site, que possui informações sobre nossos planos, cursos e sistema.

 

Quer saber mais? Entre em contato e faça um teste grátis agora mesmo!

 

Não deixe também de acompanhar nossos conteúdos no blog

Todas Postagens