Sistema SCA
Instagram: Veja como criar uma conta para a sua academia ou estúdio

Instagram: Veja como criar uma conta para a sua academia ou estúdio

04.01.2022 Marketing 04.01.2022
O Instagram pode ser uma excelente oportunidade de colocar a sua academia à frente dos seus concorrentes e garantir um público maior e mais segmentado. Veja como criar uma conta comercial e saia na frente!

As redes sociais vêm tomando conta do dia-a-dia das pessoas, entre elas o Instagram tem se destacado como uma das mais utilizadas, sendo uma excelente vitrine para os negócios. É provável que você já tenha cogitado essa ideia, mas você sabe como criar uma conta comercial no Instagram?

 

O aplicativo oferece a visualização de métricas de desempenho como alcance e engajamento, que revelam informações importantes sobre o público do perfil. Além disso, as contas podem ser configuradas em diferentes categorias, de acordo com a atividade exercida pelo usuário, inclusive academias e estúdios. 

 

Se você ainda tem dúvidas sobre como criar uma conta comercial no Instagram, está no lugar certo! Reunimos tudo que você precisa saber para que seu negócio cresça nessa rede social. 

 

 

Tipos de conta no Instagram

 

O Instagram possui diferentes tipos de conta que permitem que a rede social atenda três categorias de usuários: aqueles que só querem ter seu perfil pessoal para amigos e família, as empresas, por meio das contas de business, e também os criadores de conteúdos.

 

Durante muito tempo, desde a criação do aplicativo, em 2010, a conta pessoal foi a única alternativa para os usuários e a mais nova entre os tipos de conta do Instagram, a Creator Account, criada em 2019, para quem deseja ser mais do que somente um simples usuário da plataforma.

 

Ao perceber que o Instagram era uma plataforma democrática e de grande alcance, empresas de todos os tamanhos resolveram aproveitar o espaço e com isso, em 2016, o Instagram, assim como o facebook começou a contar com o perfil for business.

 

Essa modalidade é a ideal para um perfil da sua academia ou estúdio, já que possui ferramentas próprias para que o perfil alavanque e conquiste clientes. 

 

 Essa ferramenta proporciona suporte para perfis de negócios. A ideia no lançamento era atrair cada vez mais empresas que desejassem usar a rede social para trabalhar.

 

Como criar uma conta business para a sua academia

 

Agora que você já conhece os tipos de conta no Instagram, é possível que você tenha percebido que o Instagram Business, ou Instagram para Negócios, é o ideal para sua empresa.

 

O recurso possui um conjunto de ferramentas que facilitam o trabalho desses perfis na rede social. Alguns dos benefícios são, por exemplo, acesso a dados mais detalhados de conteúdo e a possibilidade de criar anúncios.

 

Para ter uma conta business você primeiro precisa ter uma conta comum, a partir daí fica fácil a transformar em uma conta comercial:

 

  1.  Acesse as configurações do seu perfil a partir do menu que fica no canto superior direito;
  2.  Clique em Conta;
  3.  Selecione a opção Mudar para conta comercial

 

Como produzir conteúdo para o Instagram Business de sua academia?

 

Para que o seu instagram dê certo ele deve ser alinhado com a proposta da sua marca, conversar com o seu público e estar sempre ativo.

 

O algoritmo do Instagram está em constante atualização, porém, ter um número significativo de engajamento, ou seja, de pessoas que curtem, comentam e compartilham suas publicações, sempre é um bom indicativo.

 

A conta comercial pode ser muito útil para sua academia se aliada a uma estratégia eficaz, como, por exemplo, promoções de verão. Estar atento ao que está em alta também será de grande ajuda.

 

Esteja sempre alinhado aos perfis de concorrentes e busque investir no que tem dado certo.

 

Geralmente pessoas que buscam por academias se interessam por mudar o corpo e hábitos de vida, foque em experiências de alunos e dicas para que isso seja possível. 

 

Se tratando de academias e estúdios,criar conteúdo pode parecer desafiador, mas é possível facilitar essa tarefa e apegando em três pontos importantes:

 

  • Crie posts que motivam
  • Ofereça dicas e fuja do convencional
  • Humanize sua marca e a aproxime do público

 

Instagram aliado a ferramentas

 

Atualmente o Instagram tem mais de 300 milhões de contas cadastradas!

 

A plataforma conta com recursos como publicar um carrossel de imagens, a possibilidade de receber perguntas dos seguidores dentro dos Stories e a interessante ferramenta de analytics que permite o acompanhamento das estatísticas das contas comerciais.

 

Com todas essas possibilidades há também uma infinidade de ferramentas externas que podem ajudar sua conta a se destacar em meio à concorrência. Confira alguns dos que podem ser úteis para o seu negócio:

 

VSCO: usada para edição de fotos e vídeos

Unfold: auxilia na criação de Stories

Canva: ferramenta prática para edição de artes para o feed

Linktree: adiciona mais de um link na sua bio

Hashtagify: ajuda a descobrir e otimizar suas hashtags

 

Como anunciar no instagram

 

Anunciar no Instagram é um excelente investimento para o seu negócio. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, de maio de 2018, 50% dos usuários já compraram produtos ou contrataram serviços que descobriram no Instagram.

 

Dos usuários brasileiros, 63% conferem o Instagram várias vezes ao dia, enquanto 73% dos jovens afirmam checar o aplicativo 24 horas ao dia.

 

Além disso, uma das vantagens é que o custo dos anúncios no Instagram depende do orçamento que você determina ao criar sua campanha.

 

Sem falar que anunciar no Instagram é mais fácil do que parece, pois as ferramentas são bastante intuitivas e oferecem diversas opções.

 

A forma mais fácil de anunciar no Instagram é pelo próprio aplicativo, promovendo as publicações já compartilhadas na rede social. Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook e crie uma conta, caso ainda não possua.

 

Depois, associe a Fanpage da sua empresa nas configurações básicas.Finalmente, é só configurar sua conta do Instagram para viabilizar a criação de anúncios.

 

Algumas academias e estúdios investem em campanhas como:

 

  • Promoção de mensalidade recorrente;
  • Campanhas de inverno (buscando atrair pessoas nessa temporada com fluxo menor de alunos por um preço mais atrativo)
  • Black friday
  • Campanhas promocionais diversas (lembre-se sempre de acompanhar datas comemorativas que podem ter boa repercussão)
  • Campanhas institucionais que deixam a marca mais conhecida

 

 

Como se comunicar com o seu público

 

Conhecer bem seu público é uma das tarefas mais importantes para o sucesso da estratégia de marketing para academia e envolve mais do que saber sobre o seu comportamento, é preciso descobrir os seus desejos, necessidades, dores, objeções de compras e interesses.

 

Esse estudo é chamado dentro do marketing de “estudo e criação de persona”. As personas são personagens que ajudam as empresas a entenderem melhor o seu público-alvo e definir um perfil de cliente ideal.

 

Também é importante estabelecer uma linguagem que comunique tudo aquilo que sua academia ou estúdio pretende passar: benefícios, diferenciais e espaço.

 

Por exemplo, alguém que busca por aulas de pilates pode ser uma mulher adulta, com filhos e que quer melhorar a postura e as dores que adquiriu com o trabalho em escritório. Essa mulher com faixa etária, gostos e problemas é uma persona. 

 

Você pode achar personas que representem seus negócios através de geradores de personas como o MAIKON.biz, um gerador de personas ilimitado e grátis. 

 

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nosso blog e não perca conteúdos que ajudaram você e seu negócio a crescerem cada vez mais.

Todas Postagens