Sistema SCA
Redes sociais e o sucesso de sua Academia

Redes sociais e o sucesso de sua Academia

26.07.2021 Marketing Dicas 26.07.2021
A importância das redes sociais vem aumentando cada vez mais devido à grande popularidade, gratuidade e facilidade de acesso. Por conta disso, diversos recursos dessas redes têm sido utilizados como estratégias de marketing para atrair clientes e garantir o crescimento dos negócios.

As redes sociais são sites que compartilham informações de pessoas e empresas, através do envio de mensagens e postagens de conteúdo. Podemos citar como exemplo o Facebook, o Instagram, o Twitter, dentre outras plataformas.

 

 

 

 

Estas plataformas têm atingido cada vez mais pessoas, de todas as idades e classes sociais, e podem ser uma grande oportunidade para alavancar sua marca. É simples e rápido criar um perfil e começar a divulgar seu produto/serviço por meio de textos, fotos e/ou vídeos. Além de criar campanhas publicitárias orgânicas (gratuitas), você também pode criar campanhas pagas, nas quais é possível selecionar características específicas sobre o público-alvo a ser alcançado, como idade, localização, gênero etc., o que favorece muito sua divulgação, pois garante que o produto/serviço chegue, de fato, a quem tem mais chances de adquiri-lo.

 

As redes sociais têm papel importante na expansão do segmento fitness, pois a busca por um estilo de vida saudável virou tendência e as postagens sobre o assunto na internet se multiplicam cada vez mais. Trata-se de um meio que favorece sim, inúmeros ganhos a diversos profissionais.

 

 

 

 

No entanto, é importante tomar muito cuidado ao selecionar a quem associar a imagem de sua empresa. Dê preferência aos profissionais do ramo, como nutricionistas e profissionais de educação física, por exemplo, que sejam devidamente habilitados em sua área de atuação. Hoje em dia, é muito comum que amadores sugiram dietas e exercícios mirabolantes em redes sociais, sem saber ao certo o que estão dizendo. Cuidado para não associar, até mesmo sem saber, sua empresa a esse tipo de conteúdo.

 

Mercado Fitness: Um segmento promissor
 

As pessoas têm se preocupado cada vez mais com a qualidade de vida. Buscam, cada vez mais, hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas. Com isso, o mercado fitness está em crescimento e são inúmeras as oportunidades de trabalho trazidas por esse setor.

 

Profissionais de diversos segmentos podem ingressar nesse ramo e ter sucesso profissional, tais como:

 

  • Academias

As quais podem oferecer serviços variados, como musculação, pilates, treinamento funcional, crossfit etc.

 

  • Equipamentos

Exercícios cada vez mais elaborados têm exigido equipamentos que sejam, de fato, funcionais e seguros para todas as idades.

 

 

 

 

  • Indústria de Suplementos

Setor que tem crescido consideravelmente no segmento fitness, devido a grande procura por alimentos saborosos e, ao mesmo tempo, saudáveis e pouco calóricos, como sobremesas fit, whey protein, entre outros.

 

  • Personal Trainer

O atendimento individualizado e adequado às necessidades de cada um tem sido bastante procurado. Para ingressar no mercado de trabalho, este profissional deve ter formação acadêmica como educador físico e ser licenciado pelo conselho regional de educação física. Mais uma vez, esteja atento à formação dos profissionais com quem trabalha, para evitar futuros problemas com clientes.

 


 

 

  • Moda Fitness

Outro segmento do setor fitness que tem ocupado espaço no mercado é a moda fitness. As roupas fitness são confeccionadas especialmente para pessoas que praticam exercícios físicos. Os tecidos e a projeção de tais roupas já são pensados para que o atleta tenha conforto, estilo e melhor desempenho durante os treinos.

 

Estratégias de marketing digital para o negócio fitness

 

Mediante o acesso constante das pessoas na internet, um bom marketing digital para quem tem uma empresa é um excelente aliado, podendo conquistar e fidelizar clientes através desses canais.

 

Os principais objetivos do marketing digital são:

 

  • O aumento das vendas;
  • A fidelização de clientes;
  • O suporte e o atendimento ao cliente.

 

Redes sociais que podem fazer a diferença no seu negócio fitness:

 

  • Facebook:

Após criar uma página no Facebook com a representação do seu negócio, é necessário investir em conteúdos relevantes e que chamem atenção do público-alvo, como dicas de dieta, exercícios, alimentação saudável e assuntos pertinentes ao mundo fitness.

 

 

 

 

  • Instagram:

O Instagram é uma rede para divulgar fotos e vídeos. Tem muitos usuários cadastrados e vem mostrando cada vez mais vantagens para o comércio eletrônico. Muitos usuários já preferem o Instagram em detrimento das demais redes, tanto para negócios, quanto para uso pessoal.

 

  • YouTube:

O YouTube é uma plataforma de vídeos bastante conhecida e utilizada, principalmente pelo público jovem. É possível encontrar vídeos sobre os mais variados assuntos: desde política e economia, até a vida pessoal e rotina dos usuários (vlogs), entre muitos outros. Nesta plataforma, a veiculação de anúncios publicitários diretos e a venda/divulgação de produtos/serviços por meio dos próprios vídeos é muito comum.
 

 


 

 

  • Outros canais de comunicação:

Outros canais que também podem ser utilizados para divulgação são o e-mail e o WhatsApp. No entanto, vale lembrar que é preciso bom senso e discernimento para estabelecer limites a postagens via e-mail ou WhatsApp. Caso contrário, estas passam a incomodar o cliente, agindo de forma inversa à finalidade proposta, que seria atraí-lo ao produto/serviço oferecido.
 

  • Promoções e cupons de desconto:

Uma maneira de atrair clientes é através da divulgação de promoções e cupons de descontos nas redes sociais. Isso ajuda a demonstrar produtos ou serviços oferecidos, aumentar os seguidores e, consequentemente, as vendas.

 

 

 

 

Uma estratégia que está em alta no segmento de personal trainer e nas academias é a postagem de fotos do “antes” e “depois” com alunos nas redes sociais, para mostrar os resultados obtidos nos treinos.

 

Por que aliar as redes sociais ao mercado fitness?

 

Levando-se em consideração que as pessoas estão cada vez mais conectadas às mídias sociais, deve-se ter consciência da importância das redes sociais, já que a divulgação de produtos e serviços na internet pode fidelizar clientes e garantir que um negócio seja bem sucedido. No entanto, ao produzir conteúdo para as redes sociais de sua marca ou empresa, seja criterioso quanto à qualidade deste conteúdo e quanto aos profissionais que irão produzi-los. Vale lembrar que a sua imagem e credibilidade também estão em jogo neste processo.

Todas Postagens