Sistema SCA
Black Friday nas academias: 10 dicas imperdíveis para o seu negócio

Black Friday nas academias: 10 dicas imperdíveis para o seu negócio

25.10.2021 Vendas 25.10.2021
A Black Friday nas academias já está chegando. Para te ajudar na preparação para a data de 2021, separamos dicas infalíveis de como divulgar seu negócio e aumentar o rendimento da sua academia.

A Black Friday, que acontece na última sexta-feira do mês de novembro, surgiu no início dos anos 2000, nos Estados Unidos, com o objetivo de incentivar as compras de Natal.

 

No Brasil e em outros lugares do mundo, a data assumiu outro propósito. Atualmente, as pessoas aproveitam o dia não só para comprar produtos como também para contratar serviços.

 

Em 2021, o evento acontece no dia 26 de novembro. Continue a leitura e confira as melhores dicas para ser um sucesso na Black Friday nas academias.

 

1.Elabore uma vitrine online dos serviços

 

Para que uma pessoa tenha interesse em se matricular em uma academia é preciso, antes de tudo, que ela conheça o trabalho da empresa.

 

Por isso, é fundamental caprichar bastante na hora de publicar os serviços que sua academia oferece.

 

O Sistema SCA conta a funcionalidade da vitrine de produtos, que permite que você conheça seu público-alvo e descubra quais são os produtos mais vendidos.

 

Sabendo quais são esses pontos mais fortes, é possível focar nos diferenciais que o seu negócio possui. Destaque, também, a qualidade dos equipamentos e a capacitação da sua equipe. 

 

2.Prepare sua estrutura e sua equipe

 

A tendência é que a academia fique bem mais movimentada na Black Friday, seja presencialmente na recepção ou nos atendimentos por telefone.

 

Sabendo desse aumento da procura, é possível preparar sua equipe para oferecer um atendimento de qualidade a todos que buscarem qualquer forma de contato.

 

Os colaboradores, principalmente os que trabalham na recepção, devem saber explicar como funcionam as promoções e o que deve ser feito para fechar o contrato.

 

 

3.Divulgue as ações com antecedência

 

A falta de planejamento é um dos principais erros que podem levar uma campanha da Black Friday nas academias a não gerar os resultados esperados.

 

É muito interessante criar certo suspense e começar as ações indicando apenas que sua academia fará parte das empresas que participarão da Black Friday.

 

Entretanto, é crucial que tudo isso seja feito com bastante antecedência, para que dê tempo de todo o seu público ter acesso às campanhas antes do dia chegar.

 

Crie dois cronogramas, um para o espaço físico da academia e outro para circular nas redes sociais.

 

Na academia, coloque banners e panfletos indicando que haverá condições especiais. Nas plataformas online, faça postagens frequentes para atrair a atenção.

 

4.Procure fazer parcerias

 

As parcerias, quando bem estruturadas, viram grandes aliadas para o sucesso de um estabelecimento na Black Friday nas academias.

 

Você pode buscar áreas relacionadas a academias de ginástica e pensar na possibilidade de oferecer brindes ou kits promocionais.

 

Geralmente, as pessoas que frequentam as academias buscam ter hábitos mais saudáveis na alimentação.

 

Uma dica seria fazer parcerias com lojas que trabalhem com esses tipos de produtos fitness. Podem ser oferecidos vouchers de desconto ou cartões fidelidade, por exemplo.

 

 

5.Ofereça descontos reais

 

Nos órgãos de defesa do consumidor, a reclamação mais recorrente em relação à Black Friday é a propaganda enganosa.

 

Por vezes, as empresas aumentam muito os preços dos produtos algumas semanas antes da data e depois retornam ao preço original, sem desconto.

 

Essa prática afasta os clientes e tira a credibilidade do seu negócio. Por isso, procure oferecer descontos chamativos e significativos.

 

Avalie o que atrai o seu público e invista em pacotes que supram essas necessidades e esses desejos.

 

6.Flexibilize as formas de pagamento

 

Vários ramos de negócios aproveitam a Black Friday para aumentar suas vendas, então é muito comum que uma pessoa aproveite várias promoções no mesmo dia.

 

A expectativa para 2021 é que as vendas da Black Friday tenham o mesmo crescimento do ano anterior.

 

É muito importante levar isso em consideração, pois muitos clientes podem acabar gastando uma grande quantia em dinheiro de uma só vez.

 

Para evitar que esse seja o motivo para um novo aluno não se matricular, flexibilize as condições de pagamento.

 

Ofereça condições de parcelamento sem juros e pense em descontos para pagamentos em dinheiro ou PIX.

 

7.Monte planos especiais para novos alunos

 

A Black Friday nas academias é a melhor oportunidade para conquistar novos alunos. Para atrair esse público, ofereça condições exclusivas.

 

Podem ser oferecidos descontos nas primeiras mensalidades ou até mesmo gratuidade no primeiro mês.

 

O mesmo pensamento vale para os planos anuais. Você pode, por exemplo, garantir que na Black Friday nas academias o aluno que fizer o plano de 12 meses pague somente o valor de 10.

 

 

8.Faça promoções para aqueles que já estão matriculados

 

A retenção de alunos é tão importante quanto a aquisição dos novos. Uma forma de manter seus alunos motivados é ofertar a renovação de planos com bons descontos.

 

Assim, além de fazer com que o aluno tenha vantagens em estar na sua academia, você ainda garante que ele fique por um período maior de tempo.

 

Outra proposta interessante é reduzir a mensalidade daqueles alunos que levarem amigos ou colegas para fazerem uma nova matrícula. 

 

 

9.Crie um senso de urgência

 

Um dos principais fatores que faz a Black Friday nas academias ser um sucesso é a expectativa que ela cria para a realização do evento.

 

A Black Friday acontece somente uma vez ao ano, e é importantíssimo frisar que as promoções da campanha só valem para aquele período específico.

 

Mostre que os descontos do dia 26 de novembro, data da Black Friday 2021, são exclusivos para a data, e que é necessário ter a urgência de fechar o contrato para aproveitar a promoção.

 

Os alunos sabem que as ofertas só valem por 24h e, por isso, eles devem tomar decisões de forma mais rápida.

 

10.Monitore seus resultados

 

No dia da Black Friday nas academias, é fundamental monitorar como está o atendimento e como andam as vendas.

 

Caso haja alguma falha, é possível repará-la de forma rápida com a ajuda de um software de gestão de academia.

 

Se houver pontos que possam ser melhorados, existem maneiras de otimizá-los. A equipe pode programar outras promoções e fazer disparos de mensagem.

 

Gostou das nossas dicas para arrasar na Black Friday nas academias? Acompanhe o nosso blog e confira outros conteúdos que podem te interessar.

 

 

Todas Postagens