Sistema SCA
Aumente a retenção de alunos através de um relacionamento eficiente

Aumente a retenção de alunos através de um relacionamento eficiente

01.08.2021 Gestão Dicas 01.08.2021
A retenção de alunos deve ser baseada em uma relação de confiança, na qual se busque proporcionar todas as condições possíveis para que eles permaneçam no estabelecimento.

Para aumentar a retenção de alunos dentro de um estabelecimento como as academias, por exemplo, é necessário analisar diversos fatores e buscar um relacionamento eficiente e diversificado que possa contribuir com a renovação das expectativas criadas em relação ao serviço prestado.

 


 

 

Basicamente, a permanência dos alunos depende dos recursos oferecidos e também de colaboradores (funcionários) bem preparados para fazerem os clientes se sentirem especiais, deixando sempre claro os benefícios e diferenciais de sua empresa em relação à concorrência.
 

Por isso, a implantação de um sistema CMR pode ser a solução de todos os problemas, uma vez que facilita a comunicação entre os envolvidos e também contribui para que as orientações sejam devidamente direcionadas a quem se interessa em melhorar a funcionalidade do estabelecimento.
 

Por que é importante manter a retenção de alunos?
 

Devido ao fato de que as responsabilidades e compromissos rotineiros exigem cada vez mais do profissional, muitos gestores deixam de direcionar a mesma atenção à qualidade do serviço prestado depois de conquistar o cliente, o que consequentemente faz com que ele se sinta desmotivado a frequentar o estabelecimento.
 

Por isso, manter a retenção de alunos dentro de uma academia ou estúdio é importante porque de nada adianta considerar apenas o número de alunos, sem conseguir oferecer a eles motivos para continuar ali, inclusive pelo fato de que se o público não é constante, as atividades não podem ser desenvolvidas de maneira eficiente. Portanto, os resultados também não serão satisfatórios.

 


 

 

Então, podemos dizer que para mudar esse cenário é importante estabelecer um conjunto de ações para fazer a diferença dentro do seu campo de atuação, tais como:
 

  • Melhorar a qualidade do serviço prestado.
  • Aumentar os recursos referentes a possíveis mensalidades e materiais.
  • Contar com profissionais devidamente capacitados, que tenham maturidade e perfil adequado ao trabalho que desenvolvem.
  • Analisar a estrutura do estabelecimento e investir no que for preciso para deixar o ambiente mais agradável.
  • Entre outros fatores.

 

Dicas para aumentar a retenção de alunos
 

  • Entenda o motivo pelo qual a permanência dos alunos está sendo comprometida

Um dos fatores primordiais para conseguir aumentar a retenção de alunos em um estabelecimento é procurar entender qual o motivo da impermanência deles e tentar melhorar tais aspectos.

 

Os motivos que podem gerar desistência ou infrequência de alunos em sua academia ou estúdio podem ser: dificuldade em alcançar os objetivos propostos no ato de matrícula (emagrecimento, ganho de massa muscular etc.), cansaço excessivo, estresse, dificuldades financeiras, problemas pessoais, entre outros fatores.

 

 

 

 

O mais importante é sempre buscar ouvir os alunos e considerar suas opiniões, dúvidas e reclamações. Tente entender seus motivos e criar todas as condições possíveis para que alcancem seus objetivos e não desistam de frequentar seu estabelecimento.

 

Sendo assim, a melhor maneira para consolidar a comunicação com os alunos é o método CMR, que consiste em um feedback real através do uso de mecanismos como WhatsApp e e-mail para o envio de mensagens, alinhando as decisões constantemente para atender todas as expectativas criadas.

 

  • Use a tecnologia para favorecer os objetivos

A iniciativa de usar a tecnologia para formalizar uma estratégia de comunicação pode favorecer os objetivos, porque, como citado anteriormente, a implantação de um sistema CMR pode potencializar os resultados, fazendo com que o estabelecimento conquiste a atenção do seu público-alvo.

 

 

 

 

É importante esclarecer que o diálogo através de WhatsApp, e-mail e outros mecanismos não deve acontecer somente em casos negativos, como desistência ou infrequência, mas também em momentos distintos, para exaltar a assiduidade e/ou o bom desempenho do aluno e motivá-lo a ir sempre mais longe, potencializando sua capacidade e percepção.
 

Investir em uma presença digital faz toda diferença
 

Através de um planejamento estratégico, aumentar a retenção de alunos se torna muito mais fácil, mas para que isso seja feito com extrema eficiência, é preciso que você saiba onde o seu público está e conheça seus hábitos para conseguir elaborar a maneira certa de chamar atenção.

 

Assim, investir em uma presença digital faz toda a diferença. Isso engloba anúncios em mídias conhecidas através do marketing de conteúdo, ou o desenvolvimento de sites profissionais informativos, por exemplo. O marketing de conteúdo entende que o cliente será atraído ao seu negócio por meio de novas informações, ou seja, de conteúdos que obtiver sobre sua área de atuação.

 

 

 

 

Os sistemas de CMR podem gerar dados coerentes em tempo real, o que traz inúmeros benefícios, como maior agilidade para tomar decisões que já tem sua eficiência comprovada na retenção de alunos através de métricas mensuráveis.

 

Sendo assim, ao alinhar a sua meta de retenção de alunos com os recursos tecnológicos disponíveis no mercado, fica fácil perceber que o retorno desse investimento vale a pena, uma vez que contribui para o sucesso constante do estabelecimento.
 

 

Todas Postagens