Sistema SCA
Recepção de academia: como criar um ambiente mais convidativo?

Recepção de academia: como criar um ambiente mais convidativo?

23.11.2021 Dicas 23.11.2021
A recepção da academia é a primeira impressão que temos ao chegar em um local. Fazer com que esse primeiro contato agrade e leve a uma matrícula é fundamental. Por isso, separamos algumas dicas que irão ajudar nesse momento.

A recepção da sua academia é a porta de entrada de seus clientes e visitantes, por isso deve transmitir a segurança de que seu aluno está no lugar certo. Um ambiente convidativo, engajador, que influencie positivamente na tomada de decisão do cliente.

 

Se reunir todas essas qualidades parece difícil, separamos dicas que o ajudarão a ter uma recepção de academia de qualidade, capaz de cativar seus alunos e conquistar novos clientes.

 

O que conta é a primeira impressão

 

Com toda certeza você já ouviu essa frase diversas vezes. Com a recepção da academia não é diferente. A recepção é a primeira coisa que o visitante vê ao adentrar em sua academia.

 

É importante que seu ambiente seja organizado, limpo e, se possível, minimalista. Deixar visível apenas os itens que são essenciais para que o recepcionista possa fazer seu trabalho da melhor maneira possível. A decoração é sempre algo muito notado.

 

Pense, se você chega em uma recepção e vê vários papéis jogados pela mesa, um resto de marmita do almoço e outras coisas aleatórias espalhadas pelo local, qual impressão você terá?

 

Mesmo que aquilo não o incomode num primeiro momento, a sensação de bagunça e desorganização estarão automaticamente associados àquele lugar, e não é isso que queremos com a nossa recepção de academia.

 

Tenha uma recepção de academia agradável

 

O cliente entende que o serviço é bom quando o seu ambiente é bem montado. Liste quais são as suas necessidades para fazer as mudanças necessárias. Busque superar o modelo “balcão e computador”. Aposte em elementos de design e em cores que refletem a imagem da sua marca.

 

Muitas academias apostam em recepções parecidas com as de escritórios ou consultórios, com um balcão limitando o acesso ou visualização dos ambientes e uma TV ou um sistema de som como entretenimento.

 

Ao investir nesse modelo, porém, muitos se esquecem que em uma academia o objetivo da recepção não é entreter os clientes. Ela deve ser apenas o primeiro passo para mostrar às pessoas que a academia é um local onde elas poderão se sentir bem e alcançar os seus objetivos.

 

Para passar essa mensagem, é importante que a sua recepção ofereça vista para as áreas recreativas e de treino e esteja decorada com cores atrativas ou quadros que transmitam essa ideia.

 

E o mais importante de tudo: pense em soluções inteligentes, originais e que surpreenderão seus alunos.

 

 

Capacite seus funcionários

 

Ter um bom atendimento não é diferencial. Isso é o requisito mínimo se você pretende manter seu negócio aberto por muito tempo. De nada adianta ter uma linda estrutura se o atendimento da sua academia é ruim.

 

Imagine um potencial cliente visitando a sua academia: ele não teve a devida atenção; não foi esclarecido todos os serviços que a academia oferece; ninguém o levou para conhecer o espaço. Qual será a primeira impressão? Depois da primeira experiência negativa, é provável que ele saia frustrado e não venha a fechar negócio.

 

Você perde um cliente e ainda corre o risco de ser mal visto por outras pessoas, pois com certeza ele irá comentar a impressão que teve de você. Por isso, separamos alguns pontos de atenção sobre o atendimento. Confira.

 

Todos os funcionários devem ser capacitados

 

O professor ou instrutor de sua academia também não está fora dessa lista, considerando que ele é um dos principais fatores de fidelização, e quanto mais atencioso e prestativo ele for, melhor para o seu aluno e para sua academia.

 

Os funcionários da recepção devem ser muito simpáticos e ter grande facilidade de comunicação e paciência para lidar com um público variado.

 

É essencial também que eles conheçam todos os serviços e recursos que a academia oferece, estejam a par dos horários de aulas específicas e, caso não tenham a informação no momento do atendimento, se coloquem à disposição para informar o cliente, seja por e-mail, telefone ou até mesmo redes sociais.

 

Mantenha um bom relacionamento com seus funcionários

 

Para garantir que seus profissionais propiciem esse atendimento de qualidade, além de treiná-los bem, é importante oferecer um salário justo.

 

O custo de perder os clientes será muito maior que a diferença entre os salários e, além de aumentar as vendas, você terá clientes muito mais satisfeitos.

 

Procure sempre elogiar os resultados positivos, realizar campanhas com premiações e metas, mostrar no dia a dia os resultados obtidos e pagar sempre em dia são exemplos para motivação do seu recepcionista.

 

Além disso, ofereça feedbacks construtivos quando acontecerem erros também. Essa é uma forma de mostrar que se importa com o seu colaborador.

 

Aposte em técnicas de vendas para os funcionárias da recepção de academia

 

Oferecer técnicas de venda é muito importante para o dia a dia de quem trabalha na recepção de academia. Se a sua equipe já dominar essas técnicas, será uma excelente soma para futuros ótimos consultores de venda.

 

Procure orientar o recepcionista da academia com informações de técnicas de fechamento, de sondagem, de argumentação e de quebra de objeção, por exemplo.

 

É importante investir em treinamento para o recepcionista da academia, com simulações de venda, pois aprenderão mais na prática do que somente ouvindo.

 

Tenha uma recepção organizada

 

A organização do ambiente vai desde a limpeza até disposição dos objetos e informações. A limpeza deve ser sempre impecável e, caso tenha panfletos da academia ou de parceiros, eles devem ser agrupados e organizados.

 

Se possível, utilize algum suporte para acomodá-los e placas e informativos em lugares estratégicos para ajudar os clientes a buscar informações rapidamente.

 

Os objetos nunca devem atrapalhar o fluxo das pessoas ou impedir o contato visual com os atendentes — isso inclui os computadores, displays, entre outros.

 

Para manter seu ambiente organizado também é importante que o fluxo de pessoas por sua recepção seja controlado e organizado.

 

O Sistema SCA conta com recursos que facilitam nessa organização como o controle de acesso, terminal da academia, check-in pelo aplicativo do aluno, acesso por senha, QR Code e impressão digital. Faça agora mesmo um teste grátis!

 

 

Todas Postagens