Sistema SCA
Marketing para academias: principais estratégias para atrair e reter mais alunos

Marketing para academias: principais estratégias para atrair e reter mais alunos

08.11.2021 Marketing 08.11.2021
Os negócios de academia crescem cada vez mais e com eles a necessidade de se ter um bom marketing e estratégia para alcançar novos alunos e fidelizar os que já estão matriculados. Separamos dicas valiosas que vão ajudar com que sua academia tenha um marketing eficiente.

Você já deve ter reparado em como o mercado fitness vem crescendo rápido nos últimos anos. É possível que até mesmo você tenha começado a trabalhar na área por perceber esse crescimento e por isso tenha procurado saber mais sobre o marketing para academias.

 

Mas por que isso é importante? De acordo com a pesquisa do International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) de 2019, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de faturamento fitness.

 

Com todo esse desenvolvimento é comum que muitos se interessem por empreender, e é a partir daí que surge o problema: com tanta concorrência no mercado, como atrair alunos para a minha academia?

 

Esperar que seus clientes visitem ou liguem para o seu negócio a procura de preços e informações não é mais uma opção. O marketing para academias é uma solução para que a sua marca se destaque e para que você atraia e fidelize seus alunos.

 

Continue a leitura e descubra como aplicar o marketing para academia de forma eficiente e ter bons resultados.

 

Conheça e trabalhe para o seu público/persona dentro do seu marketing para academia

 

Conhecer bem seus alunos é uma das tarefas mais importantes para o sucesso da estratégia de marketing para academia e envolve mais do que saber sobre o seu comportamento, é preciso descobrir os seus desejos, necessidades, dores, objeções de compras e interesses.

 

Esse estudo é chamado dentro do marketing de “estudo e criação de persona”. As personas são personagens que ajudam as empresas a entenderem melhor o seu público-alvo e definir um perfil de cliente ideal.

 

Para criar a sua persona você pode fazer uma pesquisa com os seus alunos atuais, ou, caso você já tenha site e perfis nas redes sociais, você poderá coletar esses dados do seu público por ferramentas como Google Analytics e Facebook Insights.

 

A partir do conhecimento sobre o seu público é possível definir qual será o tom usado nas redes sociais e posicionamentos da sua marca. Também é através desse estudo que descobrimos quais assuntos são de maior interesse e podem causar engajamento.

 

Por exemplo, se o seu público for em maioria formado por jovens, apostar em uma comunicação mais interativa e moderna alcançará resultados melhores do que algo mais engessado e formal.

 

É preciso estar ativo onde o seu cliente e futuros clientes estão

 

Definindo quem é nosso público, o próximo passo para um bom marketing de academia é estar onde seus alunos estão. É provável que a sua academia não precise estar em todos os canais de comunicação existentes, até porque são muitos e você dificilmente vai conseguir produzir conteúdo de qualidade em todos.

 

Redes sociais como o Instagram e o Facebook são as mais populares atualmente e se tornam quase obrigatórias. É possível aproveitar recursos para fazer a divulgação do seu serviço, além de criar um vínculo com os seus alunos que, provavelmente, publicarão selfies e hashtags sobre treinos em sua academia.

 

Uma outra plataforma que pode ser bastante efetiva para o marketing da sua academia é o YouTube. O canal é o preferido de quem assiste a vídeos online e você pode aproveitá-lo para dar dicas de treino para quem está em casa, assim ampliando a percepção da sua marca.

 

 

 

Invista em relacionamento

 

Mais do que apenas fazer exercícios e cuidar da saúde e aparência, as pessoas procuram por integração e sentimento de pertencimento, e uma forma de trabalhar isso no marketing de academia é investir no relacionamento da sua marca com o aluno.

 

O conteúdo criado em suas redes sociais não deve apenas buscar vender um produto. Procure por dicas, assuntos de interesse do seu público e utilidades que podem o ajudar. Uma excelente forma de fazer isso é através dos blogposts.

 

Esse método consiste em fazer uma empresa atrair, se relacionar, converter e fidelizar clientes por meio de conteúdos relevantes e que eduquem o mercado, entretenha o público e, acima de tudo, resolvam os problemas dos seus consumidores.

 

Lembre-se que tão importante quanto captar novos alunos é manter os que já estão matriculados. Para isso, invista em um contato personalizado, como mensagens em datas comemorativas e descontos que trazem a ideia de exclusividade. O Sistema SCA possui recursos de comunicação que facilitam a rotina de professores e alunos, como notificações personalizadas de promoções, eventos, aulas e lembretes mensais. Além disso, é possível criar uma vitrine virtual e divulgar os produtos parceiros direto na plataforma online.

 

 

Cultive uma base de contatos de legítimo interesse

 

Uma das boas estratégias para o marketing de academia é combinar plataformas e meios de comunicação. O email costuma ser o destino de muitos possíveis alunos que são gerados pelos conteúdos publicados no blog.

Manter o contato com clientes em potencial através do e-mail de forma a instigar e a cativá-lo cada vez mais poderá resultar em maiores números de matrícula.

 

Crie no leitor do seu blog ou no seu seguidor das redes sociais a necessidade de fornecer o contato através do e-mail ou número de telefone em troca de conteúdos que o auxiliaram a alcançar seus objetivos.

 

É importante trabalhar com diferentes grupos de remetentes. Afinal, nem todos os contatos possuem o mesmo interesse. Outro detalhe importante está na personalização da mensagem. Lembre-se de criar um vínculo de relacionamento com seu provável cliente.

 

São boas ideias de conteúdo para e-mails:

 

  • Convidar para aula experimental;
  • Indicar novas modalidades;
  • Divulgar pacotes promocionais;
  • Divulgar eventos abertos ao público e gratuitos;
  • Apresentar o dia a dia da academia, para que o aluno tenha vontade de fazer parte de tudo isso.

 

 

Conheça as ferramentas Google

 

As ferramentas do Google podem ser de grande utilidade para o marketing da sua academia. A plataforma é o instrumento de busca e pesquisa mais utilizada do mundo e será uma excelente vitrine para o seu negócio.

Você já ouviu falar no “Google Meu Negócio”? Essa é uma plataforma de cadastro gratuito em que você pode fazer a academia aparecer nos resultados de busca e no Google Maps para pesquisas locais, atraindo novos alunos da região.

 

Outro recurso que pode ser muito explorado é o Google Ads, ferramenta de investimento em patrocínio onde é possível, por exemplo, que você esteja presente nas buscas que as pessoas fazem no Google.

 

Usar esses recursos tem se tornado bem comum devido a limitação do chamado “crescimento orgânico”, ou crescimento natural das redes sociais, estando presente também no Instagram e Facebook.

 

Dentro do gerenciador de anúncios dessas plataformas você pode segmentar seu público e direcionar seu anúncio diretamente para o público que você deseja atingir.

 

Dentro do Google ainda, é possível criar estratégias de remarketing, uma estratégia de marketing digital que permite que seus anúncios do Google Ads apareçam mais de uma vez para usuários que já demonstraram interesse em seu site.

 

Gostou das nossas dicas para garantir um bom marketing de academia? Acompanhe nosso blog e não perca conteúdos que ajudaram você e seu negócio a crescerem cada vez mais.

Todas Postagens