Sistema SCA
A importância da acessibilidade nas academias e como se adequar

A importância da acessibilidade nas academias e como se adequar

13.06.2022 Dicas 13.06.2022
A acessibilidade nas academias é muito importante, porque permite que as Pessoas com Deficiência (PCD) possam viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social.

A importância da acessibilidade nas academias e como se adequar

 

A Lei Brasileira de Inclusão, juntamente com a ABNT 9050/2015 garantem o direito à acessibilidade às pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou com mobilidade reduzida. Promover a acessibilidade é um dever em ambientes públicos ou privados e isso inclui as academias. 

 

Uma academia adaptada promove o direito às pessoas com deficiência de participarem de atividades comuns da forma como elas desejarem, além de ampliar seu público no espaço de saúde física.

 

Para você entender melhor a importância da acessibilidade e como adequá-la em sua academia, continue a leitura do nosso blog!

 

Por que toda academia precisa ser adaptada?

 

A percepção de que as pessoas com deficiência devem ter os mesmos direitos do que todas as outras, inclusive às atividades físicas, fez com que parques, quadras e academias passassem por adaptações.

 

Os ganhos de condicionamento físico, fortalecimento da musculatura e desempenho são os pontos mais importantes para a reabilitação e adaptação física de pessoas com dificuldades de locomoção, por exemplo.

 

Os espaços de exercícios não devem apenas adaptar a sua estrutura física, mas também, trazer profissionais especializados em orientar as PCDs.

 

Como garantir acessibilidade nas academias?

 

Para uma pessoa com deficiência é muito importante estar em ambientes adaptados, como por exemplo, um banheiro exclusivo para cadeirantes. Isso não só garante a segurança do cliente, mas também o espaço que ele frequenta.

 

Mas, não adianta fazer um local adaptado, se a PCD não conseguir se deslocar adequadamente até ele.

 

Por exemplo, para um(a) cadeirante andar em linha reta, a passagem mínima para a cadeira de rodas é de 90 centímetros, sendo que, para fazer uma curva de 90 graus, é necessário um espaço de 1,20 m, e para uma curva de 180 graus, é necessário no mínimo um metro e meio.

 

No caso da rampa de acesso, há uma tabela de inclinação versus desnível a ser vencida. Essa inclinação varia de 5% a 8,33%.

 

Os balcões de atendimento também devem ser adaptados, contendo uma parte mais baixa, com espaço para as pernas do cadeirante. Além disso, deve ser prevista uma porta de acesso, pois a catraca é inviável.

 

Para deficientes visuais, indicações em braile e piso tátil são fundamentais, além de profissionais especializados nas academias para orientar adequadamente os exercícios.

 

A acessibilidade também é um instrumento necessário para a eliminação das barreiras sociais, que impedem o exercício de direitos por parte das pessoas com deficiência. É através da acessibilidade que todos podem e devem se inserir na sociedade em suas diversas áreas, como educação, trabalho, lazer etc.

 

Por isso, ao abrir um espaço, como academias, as primeiras providências a serem tomadas são se informar e garantir os direitos de acessibilidade a todos e todas.

 

 

O que adaptar nas academias para garantir a acessibilidade da pessoa com deficiência?

 

Adaptar a acessibilidade nas academias permite que pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida sejam incluídas em atividades comuns e socializantes.

 

Para isso, é preciso buscar conhecimento prático das técnicas e normas, e um profissional da área, como um arquiteto, que respeite as características e normas no desenvolvimento da estrutura adaptativa do espaço.

 

Pensando nisso, listamos alguns itens importantes para a adaptação de uma academia:

 

  • Estacionamento

Instale placas verticais com indicação para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida. Ofereça condições para que essas pessoas se sintam bem recebidas em sua academia.

 

  • Calçadas de acesso

Como primeiro passo nas calçadas de acesso, coloque rampas auxiliares sempre com orientação profissional. Assim, cadeiras de rodas ou pessoas com muletas entram na academia com facilidade.

 

  • Piso

O piso deve ser modificado para garantir segurança e guias aos deficientes visuais. São placas, normalmente de material antiderrapante, que indicam os caminhos livres na academia, evitando acidentes. Lembre-se também de garantir profissionais especializados na orientação e acompanhamento dos exercícios.

 

  • Vestiários exclusivos

Nos vestiários feminino e masculino deve haver barras de metal para que as pessoas possam se apoiar. É muito importante lembrar do espaço reservado para cadeira de rodas, muletas ou andadores, que são utilizados pelas pessoas com deficiência.

 

  • Portas

As portas, principalmente as dos banheiros, devem possuir sinalização visual e tátil com altura (A) entre 1,20 m e 1,60 m em plano vertical na parede adjacente à porta. 

 

  • Sanitários de uso restrito

Veja também se os sanitários de uso restrito possuem um dispositivo de emergência perto do boxe. O mictório também deve ter barras de apoio.

 

  • Bancadas

As bancadas também precisam ser adaptadas com pelo menos uma barra posicionada nas extremidades e ter uma alavanca na torneira.

 

 

Quais equipamentos são necessários nas academias com maior circulação de pessoas?

 

Além das adaptações mencionadas acima, é importante utilizar equipamentos capazes de oferecer acessibilidade nas academias a todas as pessoas com quaisquer tipos de deficiência.

 

Veja a lista que separamos para você:

 

  • Corrimãos nas rampas de acesso

As rampas precisam ter corrimãos circulares com altura mínima de 5 cm, e faixa de piso tátil de alerta de início e fim.

 

  • Plataforma de acessibilidade

As plataformas de acessibilidade são aquelas capazes de transportar bens e pessoas na vertical, como as acopladas em escadas. O equipamento facilita o deslocamento entre dois níveis distintos que pode ser instalado no interior ou no exterior da sua academia.

 

  • Instale elevadores

Uma academia, que tenha mais de um andar, deve ter elevadores que garantam o acesso das pessoas com deficiência. A cabine precisa ter largura de 90 cm e comprimento de no mínimo 1,40 m. A porta deve ter visor, com largura mínima de 60 cm, e borda inferior, de altura entre 30 cm e 90 cm do piso.

 

  • Profissionais qualificados

Ter profissionais da educação física especializados nas deficiências físicas é de suma importância. Isso porque, cada aluno terá a orientação e avaliação física adequada nos exercícios adaptados a sua deficiência, além de terem segurança e conforto no local que frequentam.

 

Não ao capacitismo

 

O Capacitismo é o preconceito ou discriminação por parte de alguém que duvide, ou desmereça, da capacidade de pessoas com deficiência em realizar ações comuns do cotidiano.

 

Como traz o Grupo Conduzir, o Capacitismo é considerado crime, previsto na lei brasileira de inclusão L13146:

 

“Art. 4º: Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.”

 

Existe ainda o capacitismo estrutural: aquele que está há muito tempo na sociedade, em que muitas pessoas, por exemplo, infantilizam a pessoa com deficiência ou a enxergam como exemplo de superação em tudo que faz.

 

Que possamos, através da acessibilidade, conscientizar a respeito do capacitismo em todos os espaços, incluindo nas academias, para que esse preconceito seja extinto, e que todas as pessoas tenham direito à saúde física e em todos os lugares.

 

As ferramentas do Sistema SCA também te ajudam a ter facilidade em mostrar que a sua academia oferece acessibilidade a todos(as) alunos(as). Faça um teste grátis agora mesmo clicando aqui

 

Todas Postagens