Sistema SCA
Dicas de como atrair a "melhor idade" para sua academia

Dicas de como atrair a "melhor idade" para sua academia

21.06.2022 Dicas 21.06.2022
Um ambiente harmonioso, tranquilo e eficiente poderá atrair inúmeras pessoas, incluindo a melhor idade. As academias especializadas para idosos estão em alta. Para você que deseja atrair novos clientes, continue a leitura de nosso blog e confira algumas dicas de como se aproximar desse nicho.

Dicas de como atrair a "melhor idade" para sua academia

 

As academias especializadas para idosos estão super em alta, visto que a expectativa de vida aumentou em muitos anos por conta de um estilo de vida mais saudável pela prática de exercícios físicos. Isso faz com que as pessoas da melhor idade tenham o desejo e a necessidade de manter uma rotina ativa, com exercícios voltados para o seu desempenho. 

 

Um ambiente harmonioso, tranquilo e eficiente poderá atrair inúmeras pessoas interessadas, visto que os perfis se modificam muito no decorrer dos anos.

 

E para você que deseja atrair novos clientes, continue a leitura de nosso blog e confira 6 dicas de como atrair a “melhor idade” para sua academia!

 

Terceira idade ou “melhor idade”?

 

A terceira idade é a fase estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a partir de 65 anos, segundo o Projeto de Lei 5383/19.

 

Alguns veem esse envelhecimento como algo extremamente negativo, não conseguindo se adaptar às atividades cotidianas da vida. Outros já percebem essa fase como um sinal de liberdade e enxergam para além do envelhecimento. Nesse aspecto que diferenciamos a terceira idade da “melhor idade”.

 

O que o primeiro grupo tem de diferente do segundo? Atitude, apenas isso.

 

Embora sejam formados por pessoas da mesma faixa etária, o primeiro grupo escolheu a terceira idade como era, enquanto o segundo optou por fazer dessa fase sua melhor idade.

 

Por isso, agora a terceira idade está sendo chamada de “melhor idade”.

 

Após a aposentadoria, muitos iniciam uma mudança de rotina que faz toda a diferença para ter ou não mais vitalidade e disposição nos anos seguintes. E uma delas é a prática dos exercícios físicos nas academias.

 

Aumento da melhor idade nas academias

 

A fase da vida que corresponde à terceira idade, por muito tempo, foi vista como um momento em que as pessoas não tinham mais tanta disposição e precisavam de cuidados.

 

Também eram poucas as atividades que essas pessoas faziam, pois não havia tantos programas, especialmente voltados para essa parte da população. Mas isso mudou bastante nos últimos anos.

 

As academias específicas para idosos aumentaram durante os últimos anos, com profissionais qualificados e especializados na saúde do idoso.

 

Isso fez com que as pessoas da melhor idade tenham o desejo e a necessidade de manter uma rotina ativa, com exercícios voltados para o seu desempenho.

 

A qualidade de vida auxilia no bem-estar e também com as comorbidades que a idade tende a “oferecer”. Tudo isso aliado a parcerias saudáveis funcionam muito bem como um negócio complementar (nutricionistas, fisioterapeutas, etc).

 

Uma academia especializada e inclusiva para o público da melhor idade atrai muito mais clientes, profissionais qualificados, além de favorecer seus investimentos.

 

 

Dicas de como atrair a melhor idade para sua academia

 

Você consegue imaginar um idoso malhando em um ambiente que toca música eletrônica o dia todo? Nada confortável para alguns, não é mesmo? E isso é apenas um detalhe para adaptar a sua academia para mais um nicho da população.

 

Ter profissionais preparados e bem treinados também facilita a execução dos exercícios, principalmente se eles forem selecionados de acordo com as limitações e idades de cada aluno.

 

Por isso, nós da SCA separamos 6 dicas para atrair a melhor idade ao seu espaço e deixá-lo mais preparado.

 

1- Capacite a sua equipe

 

Não adianta querer conquistar um novo nicho dentro da sua academia se a sua equipe de profissionais não está preparada para orientá-los.

 

Além de um bom tratamento de comportamento com a melhor idade, o Personal Trainer precisa desenvolver programas de treinamentos adequados às condições e limitações da terceira idade, como priorizar aspectos de fortalecimento muscular e ganho de flexibilidade.

 

Cabe também ao profissional ter acesso a ficha médica e de restrições de cada pessoa, além de ficar de olho nos aparelhos que estão sendo utilizados na execução de cada exercício.

 

Ao contrário do que ocorre com jovens, que se recuperam mais rápido de lesões, uma série de exercícios mal orientados e executados pode ser suficiente para lecionar o corpo do idoso por muito tempo.

 

2- Ter aulas que atraem

A sua academia pode oferecer atividades como aulas de dança para idosos, pilates, hidroginástica, ioga ou até mesmo um circuito funcional exclusivo para esse público.

 

Pense também nos horários em que a sua academia costuma ficar mais vazia: se isso ocorre durante um determinado período da manhã ou tarde, você pode promover atividades específicas naquele momento. Isso facilita uma orientação especializada, sem muitos tumultos ou barulhos para esse nicho.

 

Na área de musculação, por exemplo, você pode mudar a trilha sonora para que toquem músicas da preferência desse público.

 

3- Trate-os de igual para igual

 

Na tentativa de atrair o público da terceira idade, um erro comum é tratar os idosos de modo diferenciado com muita formalidade ou como se eles precisassem de ajuda o tempo todo.

 

Por melhor que seja a intenção, essa atitude pode ser ofensiva e etarista!

 

Devemos tratar o idoso de igual para igual, fazendo-o sentir-se valorizado. Por isso, não aja como se a parte cognitiva do idoso estivesse limitada e precisasse de auxílio a todo tempo.

 

Também é muito importante a paciência ao ensinar! Caso perceba que algum aluno não entendeu de primeira, explique novamente com calma até ele(a) fazer o exercício corretamente. Todos, sem exceção, merecem respeito!

 

4- Descomplique e adapte seu ambiente

 

Outra dica é descomplicar tudo aquilo que pode ser feito de modo mais simples ou adaptado para o público da melhor idade.

 

Por exemplo, nos processos de matrícula e ficha de inscrição: ao invés de utilizar letras pequenas e colocar muitas perguntas no papel, aumente o tamanho das letras e resuma as informações mais importantes a serem respondidas.

 

Simplifique também o pagamento, se possível! Muitos idosos não têm acesso à informação e experiência com aparelhos tecnológicos e podem precisar de ajuda na hora de usar o cartão.

 

5- Incentive a experimentação

 

Assim como o público mais jovem pode não gostar de experimentar algumas comidas, mesmo sem provarem, os mais velhos também podem ser resistentes a tudo aquilo que desconhecem.

 

Por isso, fazer com que a terceira idade realize, primeiro, uma aula experimental na academia pode ser a melhor forma de derrubar as barreiras do desconhecido e conquistar esse público.

 

Nesses momentos é preciso que sua equipe esteja preparada para transmitir muita confiança e segurança ao idoso. Com o passar dos anos, é normal as pessoas se tornarem mais temerosas ao fazer coisas que as possam machucar. Por isso, mostre segurança e de que estará lá sempre para orientar corretamente o(a) aluno(a).

 

Faça também aulas em grupo só para idosos! Isso os deixa mais confortáveis e confiantes, já que terão uma rede de apoio que o entendam.

 

6- Faça parcerias e promova eventos

 

Ao atrair novos clientes, fazer parcerias e promover eventos são estratégias de marketing muito fortes para sua academia.

 

Comece, primeiro, analisando concorrentes e referências do seu negócio, onde já tem uma presença maior do público da melhor idade. A partir disso, você terá boas ideias do que fazer e não fazer no seu espaço.

 

Fazer parcerias com lojas de roupas de ginástica é uma ótima opção: oferecer a todos os clientes acima de 65 anos descontos, por exemplo. Além de ser bom para o marketing da loja, essa estratégia dará mais visibilidade a sua academia!

 

Os eventos também são uma outra boa opção, e para isso é preciso levar em consideração o gosto do público da terceira idade e da sua academia.

 

E, para a divulgação, não deixe de divulgar nas redes sociais! Mesmo que o nicho idoso não esteja muito presente na internet, seus filhos ou netos podem ver e repassar a informação ao seu público!

 

 

 

A importância de academias adaptadas para todos os públicos

 

A prática de atividades físicas é algo importante para todos, pois ajuda a manter a saúde, ganhar força e equilíbrio.

 

Existem aparelhos que nos ajudam a trabalhar melhor os músculos do corpo, como nas academias de musculação, por exemplo. Mas é preciso adaptar toda a estrutura, exercícios e profissionais para aumentar seu público: Pessoas com Deficiência (PCD), terceira idade, jovens, pessoas com comorbidades, entre outros.

 

O exercício físico é fundamental para a saúde de qualquer pessoa. Pessoas com deficiência que não praticam atividades físicas regularmente, por exemplo, correm o risco de atrofiamento de membros, perda de funções motoras, enfraquecimento muscular e diminuição da imunidade.

 

Por isso, a prática de atividades físicas vai muito mais além do que benefícios para o corpo e a saúde, possibilitando que todas as pessoas se sintam bem emocional e psicologicamente. Com as academias adaptadas e com acessibilidade, a inclusão e diversidade de todos só aumentará.

 

Gostou do conteúdo e das dicas? As ferramentas do Sistema SCA também te ajudam a conquistar novos clientes e mostrar que a sua academia tem espaço para todos(as).

 

Inicie seu período de testes agora mesmo clicando aqui!

Todas Postagens