Sistema SCA
Descubra qual a melhor catraca para a sua Academia

Descubra qual a melhor catraca para a sua Academia

29.06.2022 Gestão Dicas 29.06.2022
O mercado fitness oferece diversos modelos de catraca para academias. Se você quer descobrir qual é a melhor catraca para sua Academia e encontrar informações sobre as características e benefícios, então, continue a leitura!

Antes de mais nada, vamos começar este artigo entendendo o que é uma catraca e qual a sua função.

 

O que é uma catraca?

 

Ela é um equipamento utilizado para controlar o fluxo de pessoas em locais como estações de metrô, estádios, academias e outras áreas públicas ou privadas.

 

Consiste em uma barreira giratória que permite a passagem de uma pessoa de cada vez, geralmente em uma direção específica.

 

Existem diferentes tipos de catracas, desde modelos mais simples que operam manualmente até sistemas mais avançados que utilizam tecnologia eletrônica, como leitores de cartões, leitores biométricos (como impressão digital) ou sistemas de reconhecimento facial.

 

Essas tecnologias ajudam a automatizar o processo de controle de acesso e a coletar informações sobre a entrada e saída das pessoas em um determinado local.

 

Escolhendo a melhor catraca para a sua Academia

 

Muitos empreendedores ficam indecisos na hora de escolher a melhor catraca para a sua Academia, já que esse mercado oferece diversas opções, desde catracas mais simples até aquelas mais elaboradas.

 

De acordo com o número de alunos, tamanho da sua Academia e seus objetivos, você deve escolher o modelo de catraca que mais se adapta a essas questões.

 

Vantagens de usar uma catraca na sua academia

 

Controlar o fluxo de pessoas que entram na academia é essencial para garantir a segurança do seu espaço.

 

Uma catraca na academia, além de controlar e organizar o fluxo de alunos, também registra os treinos, impede a presença de pessoas não matriculadas e até identifica a quantidade de clientes na sua Academia em tempo real.

 

Pensando no conforto e segurança da sua Academia, trouxemos 3 vantagens que você terá ao investir em uma catraca. Confira abaixo:

 

1- As catracas proporcionam uma maior segurança na sua Academia

 

A catraca permite limitar o acesso das pessoas que entram e saem da sua Academia, o que aumenta a segurança do seu estabelecimento.

 

Essa segurança estende-se também ao aluno: caso ele precise comprovar a presença dentro da sua Academia, a catraca poderá ajudá-lo.

 

Além disso, caso tenha algum incidente na sua Academia, você consegue saber quem estava no local naquele momento.

 

2- As catracas reduzem a inadimplência dos alunos na academia

 

Se você possuir uma catraca integrada a um sistema de gestão, como o Sistema SCA conseguirá controlar a inadimplência de seus alunos.

 

Quando um aluno inadimplente tentar entrar em sua Academia a catraca fará o bloqueio automaticamente, evitando constrangimentos com cobranças. A intenção não é impedir a pessoa de treinar, mas alertar e lembrá-la de que seu plano está em atraso e tentar resolver o problema o quanto antes.

 

Além disso, a catraca faz um alerta automático sobre a situação das matrículas e permite que o gestor reduza a inadimplência dos alunos de maneira simples e eficiente.

 

3- As catracas ajudam a recuperar alunos ausentes na academia

 

Ao integrar uma catraca em sua Academia, você conseguirá identificar quais são os horários de pico e quais deles comportam um maior número de alunos.

 

Além disso, utilizando um sistema de gestão como o Sistema SCA, você poderá visualizar quais são os alunos que estão há muito tempo sem treinar e aplicar estratégias de marketing para engajá-los novamente novamente. 

 

Isso permitirá que você tenha uma base de alunos ativos e melhore o fluxo de caixa da sua Academia. Afinal, é mais fácil conquistar um aluno que já treinou com você do que investir em marketing para atrair novos alunos. Não é mesmo? 

 

Os melhores modelos de catracas para academia

 

Utilizando uma catraca com biometria, por exemplo, você poderá identificar os alunos de maneira rápida e eficiente, garantindo assim um maior conforto ao passarem pela recepção.

 

Mas, essa não é a única alternativa. Confira abaixo as 2 melhores opções de catracas para a sua Academia:

 

1- Catracas mecânicas

 

São os modelos de catraca mais baratos encontrados no mercado.

 

Esses modelos são ideais para academias que estão em busca de uma catraca com o melhor custo x benefício, pois na maioria dos casos elas não possuem leitores, teclados e display de informações.

 

A ausência desses recursos reduz o custo de fabricação do equipamento e o torna mais acessível no mercado. Porém, isso não limita a sua capacidade de controlar a entrada e saída dos alunos.

 

Se a sua Academia tem um fluxo de alunos maior, a catraca mecânica pode não ser tão indicada, pois como ela não possui biometria, a liberação dos alunos tende a ser mais demorada e causar filas na sua recepção.

 

 

 

2- Catracas eletrônicas

 

Se a sua Academia lida com um alto volume de entrada e saída de alunos, talvez os modelos de catracas eletrônicas sejam as mais indicadas.

 

Geralmente, esses modelos de catracas possuem leitor biométrico, display de informações, leitor de cartão, senhas, entre outras tecnologias.

 

Esses modelos de catracas exigem um investimento maior, mas também possuem um ótimo custo x benefício.

 

A maioria dos gestores preferem as catracas com leitor biométrico, pois, a digital é intransferível, diferente de cartões de acesso e senhas.

 

A catraca eletrônica integrada a um sistema de gestão, como o Sistema SCA, é ideal para academias que buscam um crescimento acelerado.

 

Além de oferecer segurança para quem entra e sai da sua academia, essas catracas também trazem dados precisos e alta velocidade de acesso.

 

 

 

 

Conheça o software perfeito para controlar a catraca da sua Academia

 

Se você está em busca de uma catraca para a sua Academia, também precisará de um software para gerenciá-la.

 

O papel principal do software é fazer a sua catraca funcionar da melhor forma possível, permitindo que você cadastre e identifique as pessoas que estão autorizadas a entrarem na sua Academia.

 

Além disso, utilizando um software profissional como o Sistema SCA, você conseguirá bloquear automaticamente o acesso de todos os alunos que estão inativos, inadimplentes ou que possuem alguma restrição de horários ou local.

 

E ainda, controlar mensalidades, prescrever treinos, criar avaliações físicas e gerenciar todas as áreas da sua Academia. Desde a recepção até outros setores como marketing, comercial e vendas.

 

No Sistema SCA os alunos podem acessar a catraca através de senhas, biometria, QR Code e até mesmo fazer o check-in usando o aplicativo de treino.

 

Catracas e leitores biométricos compatíveis com o Sistema SCA

 

O Sistema SCA possui compatibilidade com vários leitores biométricos, equipamentos de reconhecimento facial e também com catracas/roletas dos principais fabricantes.

 

Confira nossa lista de marcas e modelos:

 

Catracas

 

 

Equipamentos de Reconhecimento Facial

 

 

Leitores Biométricos

 

 

Agora que você já sabe quais são os principais modelos de catracas e leitores biométricos disponíveis no mercado, aproveite para testar grátis o Sistema SCA e conhecer todas as  inúmeras funcionalidades que o sistema possui.

 

Nele, além de poder gerenciar o acesso dos alunos na sua Academia, você conseguirá também controlar as mensalidades, administrar o financeiro, criar treinos e muito mais...

Todas Postagens