Sistema SCA
A importância do e-mail marketing e sms para academias

A importância do e-mail marketing e sms para academias

04.04.2022 Marketing 04.04.2022
E-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada pelas academias para se comunicar e alcançar novos clientes. Descubra como isso é possível.

Você já ouviu falar em e-mail marketing? Essa é uma ferramenta muito utilizada para entrar em contato com seu público alvo e formar leads, ou seja, alunos em potencial.

 

Um levantamento feito pela Serasa Experian em 2016 mostrou que mais de 90% das empresas utilizam o e-mail como forma de comunicação e 65% deles afirmam querer continuar a utilizar o meio para vender produtos e conquistar clientes.

 

Se você ainda não sabe como isso é possível, esse texto é pra você! Reunimos tudo o que você precisa saber sobre e-mail marketing e como alcançar resultados. Confira.

 

Mas afinal, o que é e-mail marketing?

 

É exatamente o que você está pensando: uma forma de fazer propaganda, ou seja, marketing, por mensagens de e-mail.

 

Vale lembrar que marketing não é apenas anunciar um produto. Vender também está na forma como você se relaciona com o seu cliente e o e-mail também é uma excelente ferramenta para isso.

 

Com o e-mail marketing você pode comunicar promoções, mas também pode parabenizar o aluno em seu aniversário, enviar matérias que sejam de seu interesse e inúmeras outras possibilidades.

 

Como usar o e-mail marketing na minha academia?

 

Com tantas utilidades para o e-mail marketing você pode ter ficado em dúvida em como usar essa ferramenta na sua academia, afinal, essa pode ser uma maneira bem prática de entrar em contato com seus alunos e ainda conseguir novos.

 

Para obter todos os benefícios e alcançar resultados é muito importante saber usar o e-mail marketing. Por isso, listamos ítens essenciais para ter um bom e-mail marketing. Confira:

 

Colete dados

 

Os e-mails são direcionados para públicos específicos, por isso, é sempre importante saber quais são os interesses desse público.

 

Através do e-mail marketing você consegue saber coletar essas informações. Seus primeiros e-mails devem ser feitos com base no que você conhece do seus alunos e do seu público alvo.

 

A partir daí, observamos as taxas de abertura dos e-mails e traçamos uma linha de interesse que nos ajudará a:

 

  • Aumentar as aberturas do e-mail;
  • Construir propagandas e campanhas que sejam mais efetivas com base nesses interesses.

 

Seja objetivo

 

Um dos principais erros de quem aposta no e-mail marketing é sobrecarregar o e-mail de conteúdo.

 

Nos casos do e-mail, menos é mais. Foque em trazer materiais resumidos porém úteis, isso fará com que as pessoas queiram ler seus e-mails.

 

 

Segmente clientes

 

Aproveite da estratégia do e-mail marketing para criar um banco de dados com informações que segmente seus clientes, de forma que seus e-mails sejam mais personalizados e efetivos.

 

Você pode segmentar seus alunos de diversas formas, mas as mais comuns são:

 

  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado cívil;
  • Profissão.

 

Como saber se o e-mail marketing está dando certo?

 

Como em qualquer outro investimento, para sabermos se está dando certo é preciso olhar os resultados. E, no caso do e-mail marketing, temos alguns específicos:

 

Taxa de abertura: Esse é o indicativo que mostra se o seu e-mail está sendo lido, ou seja, se está sendo bem recebido por seus alunos.

 

Taxa de cliques (CTR): dentro do e-mail podemos ter um botão que leve a algum lugar, como “faça sua matrícula agora” ou “leia o texto completo no blog” e é o CTR que mostrará se estamos ou não tendo sucesso.

 

Opt out: esse é o indicativo das pessoas que resolveram sair dos seus contatos, ou seja, elas não querem mais receber seus e-mails. Observar esse número é importante pois se forem taxas altas de desistência significa que seu conteúdo precisa passar por mudanças.

 

Mas e os SMS?

 

O SMS também pode ser um forte aliado tanto para a comunicação da sua academia quanto para suas estratégias de marketing.

 

O envio de mensagens por celular tem se tornado cada vez mais popular e temos certeza que qualquer pessoa que você conhece utiliza ao menos um desses meios.

 

Dessa forma, ao adotar envios de mensagens de texto é certo que você conseguirá atingir um público maior e ainda por cima manter um contato efetivo com seus alunos.

 

 

Como o sistema SCA online pode te ajudar?

 

Para que possamos iniciar com o e-mail marketing precisamos decidir por qual plataforma iremos iniciar os envios, conhecidos na linguagem do marketing como “disparos”, o mesmo acontece com as mensagens de texto.

 

O Sistema SCA online te oferece tudo isso em um só lugar! Com recursos de envio de e-mails, envio de SMS e até mesmo envio de mensagens por Whatsapp, o SCA tem ajudado milhares de academias por todo o país.

 

Entre em contato e comece agora mesmo seu período de testes gratuito

Todas Postagens