Novidade: Controle de acesso por check-in e venda de planos online. Faça o teste e comprove, clique aqui.

Sistema SCA
Gestão de academias: 7 dicas para um gerenciamento eficiente

Gestão de academias: 7 dicas para um gerenciamento eficiente

27.09.2021 Marketing Finanças Gestão Dicas 27.09.2021
Sabemos que gerenciar um negócio é um grande desafio. A gestão de academias requer bastante preparo e dedicação. Não é tarefa fácil, mas estamos aqui para ajudar nessa missão.

Para um gerenciamento eficiente, é preciso entender que cada detalhe é importante e, por isso, todos os setores devem funcionar de forma otimizada.

 

Buscando mostrar soluções e simplificar os processos, preparamos um conteúdo com 7 dicas de ouro para manter sua academia em expansão. Confira, a seguir.

 

1-Fortaleça sua gestão financeira


O controle financeiro é, sem dúvida, um dos pontos mais sensíveis quando falamos em gestão de academias. Uma dívida não planejada pode se tornar um problema difícil de ser contornado.

 

Para evitar surpresas, é fundamental checar, com frequência, como está a saúde financeira da academia. Só assim será possível solidificar a empresa e fazer previsões futuras.

 

O melhor caminho para fazer esse acompanhamento é através dos softwares de gestão de academia, que mostraremos com mais detalhes durante o texto.

 

As ferramentas auxiliam no controle do fluxo de caixa, na análise da receita, nas operações de pagamento e no estabelecimento de metas.

Com as contas em dia, dá para fazer investimentos na aquisição de novos aparelhos, atraindo mais clientes e, consequentemente, gerando ainda mais lucro.

 

2-Ofereça capacitações frequentes para a equipe

 

Quando um personal trainer, um instrutor e um administrador são contratados, subentende-se que eles possuem os pré-requisitos que aquela academia estabeleceu como padrão.

 

Entretanto, por mais capacitados que sejam esses profissionais, eles precisam absorver a cultura e os valores da empresa.

 

É preciso que todos os colaboradores estejam alinhados ao plano traçado na gestão de academia e, para isso, são necessárias capacitações.

 

Elas podem ocorrer em diferentes formatos, mas o mais utilizado é o curso de treinamento. Durante essa imersão, a equipe compreende os diferenciais da sua empresa para, depois, repassá-los aos alunos.

 

Além do desenvolvimento pessoal, os profissionais passam a ser uma espécie de vitrine da academia, demonstrando atenção e qualidade no atendimento.

 

 

3-Promova ações específicas para cada época do ano

 

É muito comum haver alterações no número de matrículas de acordo com a sazonalidade, ou seja, épocas do ano e datas que afetam as academias.

 

Nas estações mais quentes, os alunos procuram fazer mais exercícios físicos, muitas vezes pensando na aparência que querem mostrar nos clubes e nas praias no verão.

 

Da mesma forma, as temperaturas mais baixas fazem com que as pessoas se sintam desestimuladas a exercitar o corpo.

 

Apesar de, na maioria das vezes, ser vista como uma desvantagem, a sazonalidade pode entrar no planejamento do gerenciamento de academia e virar uma oportunidade.

 

Os períodos mais frios são mais perigosos para quem tem doenças pré-existentes, como hipertensão e outros problemas cardíacos.

 

Segundo uma pesquisa, a probabilidade de infarto aumenta até 30% no inverno, e um dos fatores de risco é o sedentarismo.

 

Sabendo disso, há a possibilidade de criar campanhas explicando a importância da atividade física e a introdução de hábitos alimentares saudáveis.

 

No verão e na primavera, mesmo com a academia cheia, é interessante propor atividades alternativas, como corrida ao livre para aproveitar o sol e yoga nas praças.

 

 

4-Trace objetivos claros

 

As metas são partes cruciais de uma boa gestão de academias. Elas estão ligadas ao planejamento estratégico, que traça objetivos e aponta qual caminho deve ser percorrido para alcançar o resultado.

 

Essas definições podem ser de curto, médio e longo prazo, dependendo da disponibilidade orçamentária e da dificuldade de realização da meta.

 

O foco da academia pode ser adquirir equipamentos importados, aumentar a taxa de lucro ou oferecer uma modalidade exclusiva de aula, por exemplo.

 

Dentro dessa perspectiva, é necessário saber quais são as expectativas da academia e como está o mercado onde ela está inserida, quais seus pontos fortes e quais podem melhorar.

 

Esses objetivos devem vir acompanhados de um planejamento minucioso, contendo o papel de cada profissional envolvido e os prazos que devem ser cumpridos.

 

É indispensável acompanhar periodicamente o plano de ação desde o momento em que ele começa a ser executado.

 

Assim, é possível mensurar e qualificar os resultados, permitindo que sejam feitos ajustes rápidos, caso necessário.

 

5-Fidelize seu público

 

Existem várias maneiras para buscar fidelizar seu público, e cada gestor deve definir qual a melhor estratégia, dentro do gerenciamento de academia.

 

Uma forma bastante eficiente é oferecer os chamados combos. Se uma academia promove atividades extras para serem pagas à parte, uma sugestão seria oferecer descontos progressivos para quem se matriculasse em mais de uma delas.

 

O pagamento anual, ao invés do mensal, também é uma forma de gerar benefícios para os alunos, que podem ganhar kits personalizados ou ter redução dos valores a serem pagos.

 

Uma outra prática que ajuda a cativar os clientes é deixar o contato da academia sempre disponível para atender demandas, tirar dúvidas e receber sugestões.

 

As ações de marketing são peça-chave para desenvolver o relacionamento com o cliente. Além de garantirem a otimização das práticas que acabamos de citar, elas ainda ajudam a atrair novos alunos.

 

As campanhas, antes de serem publicadas, passam por alguns testes, levando em consideração qual o público-alvo que deverá ser atingido.

 

Conhecendo melhor os hábitos dos clientes e quais as plataformas mais utilizadas por eles, é possível realizar ações mais assertivas.

 

 

6-Estimule o uso de aplicativos e de redes sociais

 

Um estudo mostrou que, no Brasil, há uma relação de mais de um smartphone ativo por habitante. As pessoas estão sempre conectadas, e é possível usar esse fato a favor da academia.

 

O uso das tecnologias beneficia tanto os alunos quanto os professores. Os aplicativos personalizados fornecem horários das aulas e ajudam a montar rotinas de exercício.

 

Eles também exibem animações e vídeos, demonstrando a execução dos exercícios, oferecem a opção de recebimento de mensalidades, além de melhorarem o posicionamento da sua marca, com o logotipo da sua empresa.

 

Os colaboradores também podem usar os aplicativos como uma agenda colaborativa e um meio eficiente de comunicação interna.

 

Outra forma de melhorar o posicionamento digital da sua empresa é utilizar páginas em redes sociais, site e blog. Ao fornecer conteúdos relevantes, a academia atrai novos alunos e se firma como especialista na área.

 

 

7-Invista em um bom software de gestão de academias

 

Todos os processos que citamos anteriormente podem ser otimizados com um software de gestão de academias, principalmente os que reúnem aspectos administrativos e funcionais.

 

Nos estabelecimentos comerciais, como é o caso das academias, os processos automatizados tornam as funções burocráticas mais eficientes.

 

A tecnologia também aumenta a segurança no armazenamento de dados, permite a emissão de relatórios de avaliação e auxilia no controle financeiro.

 

O processamento dos pagamentos e das cobranças, também feito de forma mecânica, faz com que o fluxo de caixa esteja sempre organizado, com controle de despesas e receitas no sistema.

 

O SCA é um sistema completo para gestão de academias, com ficha de treino, controle de catracas, cadastros ilimitados e aplicativo para alunos.

 

Agende um teste grátis e descubra todas as funcionalidades do Sistema SCA, disponível nas versões online e desktop.

Todas Postagens