Sistema SCA
Academias híbridas: tudo o que você precisa saber

Academias híbridas: tudo o que você precisa saber

23.08.2022 Gestão Dicas 23.08.2022
Devido a pandemia da Covid-19, o setor fitness implementou as academias híbridas, que ganham força até hoje. Entenda melhor sobre esse modelo e suas vantagens!

Academias híbridas: tudo o que você precisa saber

 

Devido a pandemia da Covid-19, muitos setores tiveram que mudar a sua rotina e adaptar seus serviços. E esse foi o caso do mercado fitness, com a implementação das academias híbridas.

 

As academias migraram para o meio online, oferecendo aulas ao vivo e gravações para os alunos assistirem qualquer hora do dia.

 

Entretanto, mesmo com as aulas presenciais voltando no pós pandemia, a modalidade online continuou ganhando força.

 

Se antes ficar em casa era sinônimo de preguiça ou comodismo, atualmente se tornou uma alternativa prática para as pessoas que têm uma rotina mais corrida e querem ter um estilo de vida saudável.

 

Dessa forma, dentro do setor fitness, saúde, bem-estar e lazer, surgiram as academias híbridas.

 

E esse modelo híbrido não tem beneficiado somente os alunos, mas também as academias em si, que contam com horários mais flexíveis e equipamentos com menos desgaste.

 

No conteúdo abaixo, entenda melhor sobre as academias híbridas e suas vantagens.

 

Boa leitura!

 

O que são academias híbridas?

 

Apesar das academias híbridas terem começado um pouco antes, elas ganharam força no pós pandemia.

 

Isso porque muitas pessoas preferem fazer exercícios dentro de casa ou até mesmo em áreas livres, mas sempre com o apoio de um profissional ou personal trainer.

 

Em primeiro lugar, chamamos de “ensino híbrido” a mistura da tecnologia com as atividades offline para a troca de experiências na promoção da aprendizagem.

 

Por exemplo, com esse tipo de ensino em uma escola, o aluno recebe material de apoio através de uma plataforma de ensino online para que, ao estudar, possa pedir ajuda no momento que surgir dúvida na hora da aula presencial.

 

Dessa forma, as academias híbridas são estabelecimentos que oferecem atividades físicas tanto presenciais, com aparelhos e professores, como também, à distância online.

 

Nessa modalidade, muitos estabelecimentos possuem aplicativos e programas de exercícios que ajudam pessoas a fazerem atividades físicas em casa, sem a necessidade dos aparelhos da academia, ou em outros lugares.

 

As aulas híbridas são uma estratégia que possibilita a continuidade das práticas de atividade física atendendo aos mais diversos tipos de público.

 

Independentemente da escolha do aluno, oferecer esse tipo de modalidade em sua academia é um grande diferencial positivo no mercado fitness.

 

 

 

Como funcionam as academias híbridas?

 

As academias híbridas utilizam de muitos recursos tecnológicos, como:

 

  • As fichas de treino online, que podem ser acessadas por meio dos celulares dos alunos;
  • Aplicativos de treinos, que podem oferecer acompanhamento online de profissionais, monitoramento das atividades físicas e controle das aulas;
  • Plataformas online de chamadas de vídeo, para oferecer as aulas ao vivo e gravadas.

 

Dessa forma, todo o processo de treino fica mais otimizado e com mais qualidade.

 

Isso porque a tecnologia permite uma interpretação mais completa dos exercícios, com as gravações de vídeos que demonstram como se realiza adequadamente a atividade.

 

Muitas academias também oferecem a opção de fazer algumas aulas via internet com orientação de um profissional, e depois realizar o treino sozinho na academia no dia seguinte.

 

É sempre bom lembrar que nas academias híbridas, mesmo com a opção das aulas online, todos os alunos ainda podem treinar no estabelecimento físico.

 

Dessa forma, tanto as aulas em casa quanto as dentro da academia, os alunos recebem igualmente as orientações e supervisões dos professores.

 

Um exemplo desse ensino são as lives de treinos e grupos da academia no WhatsApp e Telegram com alunos e professores.

 

Esses são alguns dos recursos usados para orientação da prática de exercícios online e são utilizados pela maioria das academias hoje em dia.

 

 

Quais são as vantagens das academias híbridas?

 

Como comentado acima, a flexibilidade das academias híbridas já existia antes da pandemia.

 

Mas, depois que fomos obrigados por um tempo a aderir esse modelo, vimos que o ensino híbrido possui muitas vantagens no mundo de hoje.

 

E nós da SCA listamos 3 das principais vantagens das academias híbridas no mercado fitness!

 

1- Redução de custos

 

Claramente o investimento em aulas onlines é menor do que nas aulas tradicionais.

 

Isso porque as aulas podem ser gravadas e retransmitidas, além de da possibilidade de não abrir o estabelecimento em dias com pouco movimento, como é o caso dos fins de semana e feriados.

 

Uma outra vantagem são as modalidades com baixa procura: elas não precisam ser retiradas da lista de aula, sem prejuízo algum financeiro!

 

Basta sugerir aos alunos que migrem para o ensino híbrido e realizem esses treinos remotamente.

 

 

 

2- Aumento e diversidade de público

 

O plano híbrido nas academias te dá a chance de ter alunos de outras cidades, realizando as aulas online, além de variados públicos que preferem o modo remoto e buscam um estilo de vida saudável.

 

Por exemplo, para alunos que moram longe e gastam muito com transporte é mais vantajoso a modalidade remota.

 

Para outras pessoas, a economia com combustível se torna uma vantagem e, ao mesmo tempo, a chance de se deslocar para a academia apenas algumas vezes na semana.

 

O mesmo pode acontecer em cidades em que os problemas com o trânsito aumentam, e fica ainda mais difícil chegar aos treinos.

 

Dessa forma, os alunos que saem do serviço em horário de pico, tem a opção de realizar o treino em casa e em horários flexíveis.

 

Além disso, a academia investindo em qualidade de professores e acessibilidade, dentro do estabelecimento e de forma online, garante mais diversidade de público, como:

 

 

3- Aumento da fidelização de alunos

 

As academias híbridas são grandes aliadas para reter e fidelizar alunos.

 

Isso porque, muitas vezes, alguns alunos precisam se ausentar da academia por conta das festas e viagens de fim de ano, férias, compromissos profissionais, faculdade, entre outros motivos.

 

Dessa forma, é fundamental orientar a sua equipe de vendas a oferecer o plano híbrido, com as opções de treinos remotos e horários flexíveis, quando o aluno pensar em trancar as aulas na academia.

 

É importante ressaltar também ter um bom atendimento.

 

Já que isso faz com que a sua academia seja recomendada para outras pessoas e, com o tempo, o aluno que ficou na modalidade online possa optar pelo plano presencial novamente.

 

 

 

Diferencial para academias híbridas: aplicativos e fichas online

 

Para garantir o sucesso das academias híbridas, é fundamental que o gestor desenvolva uma boa estratégia para oferecer serviços de qualidade e garantir a consolidação do seu negócio.

 

Por isso, é muito importante oferecer aos alunos a possibilidade de escolha para continuidade dos treinos, sabendo que existe a integração entre o ensino presencial e o on-line.

 

Dessa forma, separamos 5 dicas para deixar os diferenciais da sua academia no mercado fitness.

 

Confira!

 

1- Descubra quantos alunos querem treinar

 

O primeiro passo para criar um estratégico plano de aulas é saber o que as pessoas que frequentam a academia pensam a respeito e o que elas buscam.

 

Por exemplo, quem está pensando em trancar a academia por não ter horário certo para treinar pode se sentir motivado dentro da possibilidade de aulas online.

 

Por isso, pergunte aos alunos o que eles pensam sobre o treino online e as melhorias que podem ser feitas.

 

De acordo com as respostas você tem o sinal verde para começar as mudanças em sua academia.

 

2- Ofereça um aplicativo de treino

 

A possibilidade da sua academia criar o próprio aplicativo, além de disponibilizá-lo para versões Android e iOS, é um grande diferencial que você pode oferecer aos seus alunos.

 

Dessa forma, o ideal é escolher um layout simples e cores uniformes para que atenda todos os públicos.

 

Além disso, as redes sociais são grandes aliadas para o crescimento e reconhecimento do seu negócio.

 

Por exemplo, ter perfis com atualizações diárias podem ajudar na divulgação do seu ensino híbrido.

 

Com isso, os alunos vão poder se conectar com o melhor serviço oferecido pelas academias híbridas e ter uma comunicação mais direta com os profissionais.

 

Dessa forma, evita-se lesões por conta de execuções erradas de exercícios, além de resultados positivos gerados por um acompanhamento de qualidade, mesmo online.

 

 

 

3- Use as redes sociais

 

Como falamos anteriormente, as redes sociais são a forma de se fazer sua academia presente no meio online.

 

Pensando nisso, faça vídeos curtos e conteúdos no Instagram, por exemplo, em que os professores expliquem cada modalidade de treino oferecida e para qual público foi pensado.

 

A divulgação do ensino híbrido também pode ser feita usando as redes sociais como foco.

 

 

4- Ofereça bônus e descontos nos planos

 

Oferecer bônus, brindes e descontos para quem optar pelo plano é uma maneira de trazer mais pessoas às aulas e a essa modalidade.

 

Por exemplo, alunos que pretendem emagrecer com o treino podem ganhar um acompanhamento nutricional ao optar pelo sistema híbrido.

 

Outros diferenciais que a sua academia pode oferecer com o sistema remoto são:

 

  • Agendamento online para as aulas em casa ou na academia;
  • Aulas experimentais para novos alunos;
  • Descontos em estabelecimentos parceiros;
  • Participação em aulas em grupos e eventos da academia exclusivos.

 

5- Aluguel de equipamentos

 

A sua academia híbrida também pode disponibilizar o aluguel de alguns equipamentos de treino.

 

Essa opção proporciona que o aluno acompanhe as aulas de casa e tenha uma experiência semelhante à que teria na academia.

 

Por isso, é importante destacar que grande parte dos treinos desenvolvidos nas academias podem ser adaptados ao modelo híbrido e com qualidade.

 

Dessa forma, o aluno não precisa deixar de praticar exercícios físicos!

 

O modelo híbrido com qualidade pode impactar:

 

  • no controle dos níveis de ansiedade e estresse;
  • no auxílio da redução de doenças cardiovasculares;
  • na busca por um estilo de vida mais saudável.

 

 

 

Academias híbridas: como o SCA pode te ajudar?

 

Vimos que as academias híbridas permitem que os alunos escolham qual é a melhor forma de praticar atividade física: dentro ou fora da academia.

 

Ambas modalidades de treinos trazem benefícios para os alunos e professores, fazendo com que a vida fitness se torne mais acessível, moderna, com qualidade e diversidade!

 

Mas para que seu negócio tenha destaque e sucesso no mercado fitness é necessário, antes de implantar o sistema híbrido:

 

  • ter um bom conhecimento de gestão para academias;
  • possuir profissionais qualificados;
  • boas estratégias de marketing;
  • um eficiente controle de alunos;
  • ficar atento às tendências, sempre reinventando seu espaço.

 

E para organizar melhor a academia e ter todos esses pontos é essencial ter um sistema de gestão de qualidade.

 

Com um bom sistema de gestão, você administra sua academia como controle de pagamentos atrasados, inadimplências, entrada e saída de alunos, além de te ajudar na organização de suas estratégias, consolidando cada vez mais sua marca no mercado fitness.

 

E nós do sistema SCA oferecemos um software seguro, moderno e de qualidade a você, garantindo uma eficiente administração para academia.

 

Oferecemos também todo o suporte que você precisa contando com uma central de ajuda em nosso site, que possui informações sobre nossos planos, cursos e sistema.

 

Quer saber mais? Entre em contato e faça um teste grátis agora mesmo!

 

Não deixe também de acompanhar nossos conteúdos no blog!

 

Todas Postagens