Sistema SCA
Dicas infalíveis de administração para academia

Dicas infalíveis de administração para academia

10.08.2022 Gestão Dicas 10.08.2022
Saber como realizar uma boa administração para academia é essencial para o sucesso de um negócio dentro do mercado fitness. Confira algumas dicas infalíveis no blog!

Dicas infalíveis de administração para academia

 

Saber como realizar uma boa administração para academia é essencial para o andamento e sucesso de um negócio dentro do mercado fitness.

 

Segundo a ACAD (Associação Brasileira de Academias), as academias apresentaram alto crescimento no mercado fitness nos últimos anos.

 

E um dos maiores fatores que contribuíram para isso foi a mudança no comportamento dos brasileiros.

 

Isso porque antes a atividade física era buscada, principalmente, por atletas e profissionais da saúde.

 

E hoje em dia, o público aumentou devido às preocupações em ter uma melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar, levando jovens, adultos e até a melhor idade para as academias.

 

Porém, esse tipo de negócio ainda é um setor muito afetado por crises econômicas e mudanças de matrículas em períodos sazonais, tornando a administração para academia um desafio para seus gestores.

 

Dessa forma, para você manter seu negócio funcionando e com lucro, separamos algumas dicas infalíveis de administração para academia.

 

Confira no blog e boa leitura!

 

A importância da administração para academia

 

As academias conquistaram um grande espaço no mercado fitness, por conta da busca de uma melhor qualidade de vida.

 

Por isso, para atender melhor todos os públicos, é importante que sejam adotadas algumas estratégias de administração para academia.

 

Dessa forma, o primeiro passo é ter um bom atendimento aos clientes, de modo que um bom gestor possa coordenar com eficiência tanto os processos da academia quanto seus colaboradores com os alunos.

 

A administração para academia serve para manter destaque no mercado e obter resultados satisfatórios na concorrência, nas receitas geradas pelo seu negócio e na comunicação e satisfação dos clientes.

 

Ferramentas e softwares administrativos também são importantes para oferecer um suporte no desenvolvimento da organização, estratégias, controle de alunos e medir até o índice de satisfação dos clientes.

 

Mas, antes disso, é necessário sempre acompanhar as mudanças do mercado fitness para que se possa desenvolver as melhores estratégias.

 

Dessa forma, antes de irmos para as dicas infalíveis, precisamos entender as dores do seu negócio para conseguir atacar corretamente na administração para academia.

 

Administração para academia: entenda sua dor

 

As academias são espaços importantes que oferecem alternativas para o desenvolvimento de atividades físicas, com o intuito dos alunos alcançarem resultados esperados e uma boa qualidade de vida.

 

Por isso, a forma de atuação do gestor de academias é muito importante.

 

Isso porque implica ter uma delegação de tarefas e estratégias junto aos colaboradores, uma postura para mediar conflitos e promover feedbacks, além de entender as dores do negócio e estabelecer metas e soluções para uma eficiente administração para academia.

 

E para isso é preciso dividir a academia por setores responsáveis pelas diferentes áreas que envolvem o negócio, e assim ver as dores e soluções de cada área.

 

Os principais setores são:

 

  • Gestão estratégica: área que administra o negócio como um todo, elaborando plano de negócios, missão, visão e valores da academia;
  • Gestão financeira: setor que cuida das finanças da academia, entradas e saídas do fluxo de caixa, orçamentos, contas a pagar e receber, inadimplências, garantindo sua saúde financeira;
  • Gestão de pessoas: lida com contratação e gerenciamento de pessoas, recrutando, selecionando e acompanhando os colaboradores da academia. Além disso oferece capacitações para os profissionais e o reforço da acessibilidade nesses espaços;
  • Setor comercial: lida com as vendas, campanhas de marketing e branding da academia, com o objetivo de não apenas atrair novos alunos, mas também conquistar e fidelizar os antigos.

 

Dividir os setores de maneira estratégica é o primeiro passo para entender as dores e soluções para uma eficiente administração para academia.

 

 

 

 

Dicas infalíveis de administração para academia

 

A administração para academia engloba diversos pontos, como:

 

  • planejamento de estratégias para o crescimento do negócio;
  • ações de marketing para captação de clientes;
  • capacitação e profissionalização da equipe de colaboradores;
  • possuir um software de qualidade para controle de alunos;
  • traçar estratégias dos concorrentes e o comportamento dos clientes;
  • uso de catracas e leitores dependendo do porte de sua academia.

 

Para abordar melhor esses pontos, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a administrar sua academia com mais eficiência. Confira!

 

1- Controle da recepção e uso de catracas e leitores

 

Muita gente circula por uma academia durante um dia.

 

E ter um controle de quem entra e sai na recepção é importante para a segurança dos gestores e alunos.

 

Dessa forma, escolher uma catraca ou leitor biométrico para controle e saída de alunos é essencial para a saúde financeira e organização da sua academia.

 

Além da segurança, as catracas podem ajudar você a coletar dados úteis para a administração do seu negócio.

 

A catraca de academia, além de controlar e organizar o fluxo de alunos, também possui outras vantagens como:

 

  • segurança de quem entra e sai do espaço;
  • controle de inadimplência, podendo resolver com calma com os alunos;
  • coleta de dados para entender seu público e suas dores, conseguindo traçar estratégias e boas campanhas de marketing.

 

Além disso, possuir um software de controle, como o sistema SCA, garante todos esses controles, além do bloqueio automático do sistema para clientes inadimplentes.

 

 

 

 

 

2- Controle das finanças

 

Ter conhecimento e controle das finanças é essencial para você saber como administrar sua academia, mantendo-a funcionando e com lucros e sem prejuízos de inadimplência.

 

Saber manter a saúde financeira do seu negócio e possuir um software que faça esse controle, faz com que você analise o desempenho da academia no passado e avalie seus resultados no presente.

 

Dessa forma, conseguirá identificar as despesas desnecessárias ou necessidades de investimentos.

 

Além disso, possuir um fluxo de caixa positivo também é essencial para que você invista em melhorias constantes dentro da administração da academia.

 

 

 

 

 

3- Investir na infraestrutura

 

A infraestrutura é outro ponto importante para ter uma boa administração para academia.

 

Isso porque os clientes esperam encontrar um espaço agradável e acolhedor. E isso inclui:

 

  • limpeza e higienização de todo espaço;
  • controle e manutenção dos equipamentos;
  • boa recepção;
  • acessibilidade;
  • profissionais para todas as idades;
  • aulas com horários flexíveis e opções on-line;
  • harmonização sonora.

 

Estes são alguns pontos que garantem a qualidade, eficiência e segurança da sua academia.

 

 

 

 

 

Controle da administração para academia: como o SCA pode te ajudar?

 

Vimos que não adianta investir no mercado fitness, se antes não souber como fazer uma eficiente e organizada administração para academia.

 

Por isso, esteja sempre atento e presente no mercado, estudando e ampliando seu público, a fim de organizar melhor suas estratégias e controles financeiros e de alunos.

 

E ter um sistema de gestão de qualidade é um dos primeiros passos para uma eficiente administração.

 

Com um bom sistema de gestão, você não precisa se preocupar com pagamentos atrasados, inadimplências, controle de entrada e saída de alunos, além de te ajudar na organização de suas estratégias, aumentando o reconhecimento da sua marca no mercado fitness.

 

E nós do sistema SCA oferecemos um software seguro e de qualidade a você, garantindo uma eficiente administração para academia.

 

Oferecemos também todo o suporte que você precisa contando com uma central de ajuda em nosso site, que possui informações sobre nossos planos, cursos e sistema.

 

Quer saber mais? Entre em contato e faça um teste grátis agora mesmo!

 

Não deixe também de acompanhar nossos conteúdos no blog!

 

Todas Postagens