Sistema SCA
6 maiores tendências tecnológicas para o  mercado fitness

6 maiores tendências tecnológicas para o mercado fitness

14.07.2022 Dicas 14.07.2022
O mercado fitness cresce a cada dia. Por isso, separamos as 6 maiores tendências tecnológicas para você colocar em sua academia e obter sucesso neste mundo!

6 maiores tendências tecnológicas para o mercado fitness

 

A maior aposta do mercado fitness está dentro do mundo tecnológico.

 

Dessa vez não é musculação, treinamento funcional, corrida, ioga ou qualquer outra modalidade de exercício físico que está bombando no mercado fitness, e sim as ferramentas da tecnologia!

 

O mercado fitness passou por muitas mudanças nos últimos anos, principalmente por conta da Covid-19.

 

A pandemia nos fez reavaliar muitos aspectos de nossas vidas, incluindo a maneira como abordamos os exercícios e, consequentemente, suas tendências.

 

A tecnologia cresce cada vez mais e com o isolamento social o mercado fitness teve que se adequar mais nessa realidade até que se tornasse tendência no pós-pandemia.

 

Pensando nisso, separamos as maiores tendências tecnológicas do mercado fitness para você colocar em sua academia. 

 

O que é o mercado fitness?

 

O mercado fitness é uma área ampla que engloba negócios voltados à saúde e bem-estar de modo geral.

 

Academias, espaços de CrossFit, estúdios de dança e Ioga, centros de lutas, entre outros, são exemplos de negócios que se enquadram nesse segmento.

 

Com as pessoas, cada vez mais, vendo valor na prática de atividades físicas e buscando uma vida mais saudável, é uma questão de tempo para que o mercado fitness brasileiro aumente mais ainda.

 

E como funciona esse mercado?

 

Para abrir uma academia, por exemplo, o empreendedor não precisa ser formado em educação física, mas é importante ter conhecimentos em administração de empresas. O mesmo acontece para as outras áreas do mercado.

 

Entretanto, mesmo não sendo necessário a formação para ter uma academia, o gestor precisa de um equipe que possua essa graduação.

 

Isso porque é proibido prescrever treinos e avaliações sem formação profissional correspondente aos exercícios.

 

Se o negócio for criado do zero, ou seja, uma nova empresa, é preciso que o proprietário invista em estratégias de marketing.

 

E para um empreendimento que já existe há um tempo, é preciso reformular e estar sempre atento às mudanças das redes sociais e às tendências tecnológicas.

 

Mas independente da modalidade e porte escolhido , o segmento fitness tende a ser bem democrático e proporcionar que profissionais de diversas áreas cresçam.

 

 

 

6 tendências tecnológicas no mercado fitness

 

Independentemente da geração que você veio, hoje em dia é impossível não ter contato e influência da tecnologia, seja na vida pessoal ou profissional.

 

Sendo um dos maiores impactos no mundo dentro de várias áreas, como educação, política, economia, entre outros, o mercado fitness não poderia ficar de fora!

 

E a tecnologia dentro das academias está transformando o modo como funciona a indústria fitness, com uso de aplicativos e aulas on-line, por exemplo.

 

Para te mostrar a importância da tecnologia na sua academia, nós da SCA separamos 6 tendências tecnológicas para você empregar no seu negócio. Confira abaixo! 

 

1- Catraca Biométrica

 

As catracas eletrônicas estão cada vez mais ganhando o mercado fitness.

 

Isso porque a maioria possui reconhecimento biométrico ou liberação por QR code, através do app do aluno, conseguindo controlar a entrada, saída e frequência de cada cliente da academia.

 

Existe também a possibilidade do uso de senhas e cartões, mas a biometria se mostra mais prática e segura, tanto para os gestores quanto para os alunos.

 

Existem diversos modelos de catracas no mercado e se você ainda não instalou em sua academia, você precisa buscar a ideal para seu tipo de negócio.

 

As catracas possuem vários benefícios dependendo do tamanho de sua academia, mas as biométricas são mais completas e com melhor custo-benefício.

 

Integrada a um bom software, a catraca biométrica substitui outros meios de controle que deixam brechas de segurança tanto para o gestor do espaço quanto para os alunos, como somente o uso de cartões ou senhas.

 

No SCA, por exemplo, existe uma funcionalidade que o aluno passa pela catraca e o treino é impresso automaticamente, trazendo mais praticidade na recepção.

 

Além de todos estes benefícios, outro diferencial é o armazenamento de biometrias, e cadastro rápido e fácil de cada aluno.

 

 

2- Isolamento acústico

 

Uma outra tendência tecnológica para o mercado fitness é o isolamento acústico.

 

Para baratear os custos, muitas das vezes o isolamento acústico é deixado de lado, muitas vezes sendo considerado supérfluo ou ineficaz. Mas isso não é verdade.

 

Se você gerencia uma academia que oferece aulas em grupo, a última coisa que você quer é que a música agitada de alguma aula de dança interfira na tranquilidade e conforto de outras turmas de alongamento, certo?

 

E para garantir essa harmonia, o isolamento acústico garante que aulas de diferentes modalidades aconteçam de forma simultânea sem interferir na qualidade uma da outra.

 

Pensando no faturamento da sua academia, o tratamento acústico também pode ser um diferencial.

 

Isso porque, será possível disponibilizar mais horários de aulas, sem correr o risco do som incomodar a vizinhança na parte da noite.

 

A adequação acústica nas academias traz benefícios ao espaço e maior conforto aos alunos que, muitas vezes, ficam expostos a elevados níveis de pressão sonora, que podem ser prejudiciais à saúde auditiva, mental e corporal.

 

3- Aulas on-line

 

Já pensou em ter sua academia favorita em casa?

 

Mais uma das tendências tecnológicas que cresceu durante a pandemia foram as aulas on-line.

 

E mesmo com a vacinação e o pós-pandemia, as academias continuam mantendo essa opção de modalidade.

 

Isso porque, as pessoas se acomodaram mais no conforto de casa, aproveitando a grande variedade de equipamentos agora disponíveis, juntamente com aulas online eficazes e com ótimos profissionais.

 

À medida que o mundo vai se afastando do isolamento imposto pela pandemia, os gestores de academias precisarão fazer alguns ajustes para aqueles que optarem para a modalidade on-line, como por exemplo:

 

  • Investir em mais profissionais e horários durante os dias da semana;
  • Descontos, já que o aluno em casa utilizará mais de equipamentos próprios;
  • Opção de empréstimo de equipamentos junto ao plano de cada cliente.

 

 

4- App de treinos

 

Aplicativos e programas de treinos online tem sido onde a maioria das pessoas estão buscando a comodidade, conforto e a praticidade para realizar as suas atividades físicas.

 

 

Essas plataformas eliminam os custos extras com manutenção de impressoras, toners e papel, além de ajudarem a academia reduzir os impactos à natureza com o descarte de papel.

 

Os aplicativos, além de serem mais práticos para os alunos, também ajudam o seu time de personal trainers.

 

Isso porque o aluno consegue acompanhar seus treinos de uma maneira intuitiva e não precisam da ajuda do instrutor a cada novo exercício.

 

Além disso, os aplicativos de treinos geram vários benefícios para o mercado fitness, tanto para a equipe de profissionais quanto para os alunos, como por exemplo:

 

  • maior praticidade para os alunos (de deslocamento e horário);
  • maior controle e segurança de alunos on-line, já que fica tudo registrado;
  • maior flexibilidade de poder treinar a qualquer momento e lugar.

 

 

 

5- Sistema de Gestão para academia

 

Já pensou em não usar mais aplicativos ou fichas de papel que controlem a sua agenda de turmas?

 

Ou não ter mais que se preocupar em lembrar seus alunos da data de pagamento da mensalidade?

 

Tudo isso pode ser facilitado com um bom sistema de gestão para academias.

 

O Sistema SCA foi pensado para atender as necessidades de academias de todos os portes, junto com o auxílio de uma equipe de suporte que entende muito bem todos os clientes.

 

Com essa tendência tecnológica para as academias, é possível ter uma visão ampla de tudo o que acontece no seu negócio de maneira integrada e prática, desde o agendamento de aulas, campanhas de marketing e até a integração nas catracas de controle de entrada e saída dos alunos.

 

6- Net Promoter Score (NPS)

 

A avaliação e feedbacks de seus clientes é uma das coisas mais importantes para o sucesso do seu negócio.

 

Afinal, a qualidade e credibilidade da sua academia depende da experiência e satisfação dos alunos.

 

Mas você sabe como medir essas avaliações de forma prática e rápida?

 

Por isso, o Net Promoter Score (NPS) é uma das tendências tecnológicas que você mais precisa implementar em sua academia!

 

O NPS é um recurso simples, que permite medir o nível de satisfação e de lealdade de cada aluno com a academia, serviços e profissionais oferecidos.

 

Você pode criar suas próprias perguntas de acordo com seu público, mas geralmente segue um padrão de nota de 0 a 10, como por exemplo:

 

  • “De 0 a 10 de satisfação, o quanto você recomendaria a nossa academia para um amigo ou colega?”
  • “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você está satisfeito com os serviços oferecidos em nossa academia?”

 

Com os resultados em mãos, será possível estabelecer estratégias para continuar fidelizando seus clientes e melhorando os pontos negativos do seu espaço.

 

 

 

 

 

Tendências tecnológicas: sistema SCA

 

As tendências tecnológicas comentadas acima, além de facilitar sua rotina e da sua equipe nas academias, também podem ajudar em:

 

  • Fidelizar alunos;
  • Agregar valor ao seu negócio;
  • Ser um diferencial competitivo no mercado.

 

E ter um sistema de gestão de qualidade irá facilitar a sua vida!

 

Com as tendências tecnológicas dominando o mercado fitness, nosso sistema de gestão, SCA, consegue controlar pagamentos atrasados, organizar suas estratégias de marketing, integrar às catracas eletrônicas e até seus controles de satisfação dos alunos.

 

Nós do sistema SCA oferecemos um software seguro e de qualidade a você, garantindo o reconhecimento da sua marca.

 

Oferecemos também todo o suporte que você precisa contando com uma central de ajuda em nosso site, que possui informações sobre nossos planos, cursos e sistema.

 

Quer saber mais? Entre em contato e faça um teste grátis agora mesmo!

Todas Postagens