Sistema SCA
Personal Trainer: O que é necessário para trabalhar nessa profissão

Personal Trainer: O que é necessário para trabalhar nessa profissão

22.01.2022 Gestão 22.01.2022
Estar legalizado pode garantir diversos benefícios para o profissional e para a academia em que trabalha. Saiba como garantir que o personal trainer esteja de acordo com a lei.

Se você é um profissional da área ou proprietário de alguma academia, é possível que você entenda bem qual a importância de um bom personal trainer. Com a crescente no mercado, cada vez mais pessoas ingressam na área, mas como ser um personal trainer legalizado?

 

Ser um bom profissional é um dos principais fatores ao contratar ou ser um contratado, porém, é preciso estar de acordo com a lei para garantir direitos e passar credibilidade aos alunos de sua academia.

 

Pensando nisso, elaboramos um guia que ajudará você a se tornar um personal legalizado, contratar ou legalizar o profissional de sua academia. Continue a leitura!

 

Personal Trainer: como é o dia a dia desse profissional?

 

Os personal trainers estão presentes em praticamente todas as boas academias, porém, essa não é a única profissão em ascensão.

 

Há também os coachs e instrutores que atuam em funções parecidas mas não iguais às de um personal.

 

A palavra personal pode ser entendida como pessoal ou individual. Trata-se, portanto, de algo feito para atender às exigências, necessidades e gostos de alguém.

 

Ou seja, o personal trainer é um treinador pessoal, um profissional que ajuda os clientes a cuidarem do corpo e da saúde. Para isso, ele elabora rotinas de exercícios, supervisiona a execução das atividades físicas e acompanha a evolução do aluno.

 

Saber a função de um profissional da área o ajudará a entender se ele é realmente a melhor opção para a sua academia e a não cobrar ou ser cobrado por funções que não cabe ao personal.

 

Como se tornar um personal trainer?

 

Agora que você já sabe o que exatamente faz um personal trainer, talvez tenha notado que essa profissão exige conhecimentos sobre o corpo humano e as práticas esportivas.

 

Para ser um bom personal é necessário investir em educação qualificada. O mais recomendado para se ter base teórica e até mesmo prática é através da formação superior em uma faculdade de educação física.

 

Além dessas competências técnicas, o personal trainer também precisa desenvolver outras habilidades comportamentais como boa comunicação e relacionamento interpessoal para lidar com o público.

 

Também é importante conhecer os limites psicológicos e emocionais dos clientes e saber como mantê-los focados, comprometidos e motivados a buscar resultados. É ideal que o personal trainer tenha:

 

  • Atitude positiva
  • Liderança
  • Empatia
  • Ética e integridade
  • Flexibilidade
  • Escuta atenta
  • Metodologia e técnica.

 

Personal Trainer trabalha com MEI?

 

O MEI, Microempreendedor Individual, é um sistema de tributação criado pelo Governo Federal em 2009, para formalizar o pequeno empreendedor que trabalha por conta própria.

 

Até 2017 muitos profissionais da área eram contratados através do MEI, porém, em 2018, houve a aprovação da Resolução 137/17 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) que não enquadra o personal trainer como microempreendedor. 

 

Apesar de ter sido revogada em maio do mesmo ano, a medida agora faz parte da Resolução CGSN 140 que ainda não permite que os personal trainers atuem através do MEI.

 

Isso porque nenhum profissional liberal, ou seja, que possui um registro em um conselho profissional, pode ser comparado a um empresário.

 

Para que sua academia esteja devidamente regulamentada, esses profissionais podem tanto atuar por conta própria, como podem ter um contrato de trabalho.

 

Assim como personal trainer, um professor de educação física seria uma atividade incompatível com o conceito de empresário que se aplica ao MEI.

 

 

 

Por que a legalização é importante para a sua academia?

 

Estar devidamente regulamentado e de acordo com a lei é fundamental para qualquer empresa, seja ela de qual área for.

 

Permanecer em dia com os deveres ajuda inclusive a conseguir empréstimos e investidores. Além disso, os direitos dos que trabalham na sua academia estarão sendo cumpridos, o que evitará problemas futuros.

 

Sem falar que ao pensarmos em um lugar onde gostaríamos de frequentar dificilmente gostaríamos de estar onde os profissionais não são devidamente qualificados, certo?

 

Investir em ter personal trainers legalizados passará credibilidade para a sua academia e confiança aos seus alunos de que os profissionais que ali trabalham estão preparados para atendê-los.

 

Certificado de Personal Trainer

 

Assim como um advogado precisa passar na prova da OAB para garantir a aprovação da sua atuação, o personal trainer também deve seguir um procedimento legal.

 

O personal trainer é um professor de educação física que tem sua atividade regulamentada pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física) com o foco em treinamentos individualizados e personalizados.

 

Para conseguir o registro é necessário apresentar o diploma de graduação em Educação Física, ou seja, é obrigatório ter passado pelo curso superior, duas fotos 3x4, comprovante de pagamento da inscrição e documentos de identificação. 

 

O profissional deve possuir registro no Conselho Federal de Educação Física ou no conselho regional do estado em que reside.

 

Nosso guia foi útil? Acompanhe nosso blog para receber dicas valiosas para a sua academia ou estúdio e estar sempre em crescimento no mercado. 

Todas Postagens