Sistema SCA
As principais tendências do mundo fitness em 2022

As principais tendências do mundo fitness em 2022

04.10.2021 Dicas 04.10.2021
Os alunos, cada vez mais, têm entendido a importância de manter a frequência dos treinos. A maioria já voltou para as academias de ginástica, mas com novos hábitos de exercícios. Por isso, é importante conhecer as tendências do mercado fitness e se preparar para o próximo ano.

A população mundial, nos últimos dois anos, passou a se adequar a uma nova vida, mudando totalmente a logística do mundo fitness.

 

Por conta das restrições de segurança, houve uma grande redução no número de pessoas que praticavam atividades físicas no começo da pandemia da Covid-19.

 

Segundo uma pesquisa, as matrículas nas escolas de natação caíram até 86% nos primeiros meses de 2020, e a prática de esporte de forças teve uma queda de 55%.

 

Por outro lado, os treinos funcionais em casa tiveram um salto de 94%, no mesmo período. Desde então, a realidade foi sendo modificada com a chegada das vacinas e a retomada gradual das atividades.

 

No texto de hoje, vamos mostrar quais são as tendências do mercado fitness em 2022 e como você pode implementá-las na sua academia. Boa leitura!

 

1-Treinamento online

 

Durante os períodos de lockdown, muitas academias ofereceram aulas e treinos de forma online, através de aplicativos que permitiam transmissões ao vivo.

 

Um dos formatos mais utilizados nesse período foi o de “lives”, feitas por canais como Instagram ou Youtube.

Além das funcionalidades em tempo real, as plataformas permitem que o conteúdo fique gravado, de forma que o aluno possa acessá-lo a qualquer momento, em qualquer lugar.

 

Principalmente em cidades maiores, onde o deslocamento é mais complicado, o modelo online passou a ser uma alternativa para quem quer otimizar o tempo.

 

2-Práticas ao ar livre

 

Assim como o treinamento online, a busca por exercícios ao ar livre também é um reflexo da pandemia que tem se tornado cada vez mais popular entre os praticantes de esportes.

 

O contato com a natureza traz uma sensação de liberdade. O começo da primavera e o aumento das temperaturas são outros atrativos para fazer exercícios em locais abertos.

 

Para oferecer uma experiência diferenciada para os alunos, as academias podem oferecer aulas de yoga, kangoo jump e alongamento nas praças.

 

Essas ações específicas, além de gerar satisfação entre os clientes, contribuem para um bom gerenciamento de academias.

 

 

 

 

3-Exercícios personalizados

 

A flexibilidade e a personalização são dois pontos muito importantes no mundo fitness. Isso vale tanto para a oferta de combos quanto para a rotina de treinos.

 

Para se destacar no mercado fitness em 2022, a academia deve estar preparada para ofertar desde os planos mais básicos até os pacotes mais completos, que fazem uma combinação de todos os serviços.

 

Em relação aos exercícios, é interessante oferecer diferentes modalidades, desde as aulas coletivas até os horários com personal trainer.

 

Existem softwares que auxiliam os instrutores a montarem os treinamentos de forma otimizada, levando em conta os interesses e as necessidades dos alunos.

 

O Sistema SCA, por exemplo, permite a otimização desses treinos, através fichas de treino pré-definidas, divididas por grupos musculares.

 

4-Treinos funcionais

 

Antes de falarmos sobre os treinos funcionais, é importante destacar a diferença que eles têm para os treinos de força.

 

A preparação de força, na maioria das vezes, é feita com equipamentos mais elaborados, enquanto o trabalho funcional é realizado com o próprio peso do atleta.

 

Os exercícios são mais complexos, envolvendo uma maior quantidade de músculos, fazendo com que o resultado apareça mais rápido, se comparado a outros modelos de treino.

 

 

 

5-HIITS

 

O HIIT, que já era uma tendência em ascensão no mundo fitness em 2021, conquistou de vez o interesse dos alunos e das alunas para 2022.

 

HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, que pode ser traduzida como treinamento intervalado de alta intensidade.

 

Esse tipo de treino faz com que o organismo trabalhe mais rápido. Com isso, o metabolismo é acelerado e a queima de calorias é maior.

 

Enquanto os exercícios aeróbicos na esteira ou na bicicleta duram em torno de uma hora, o HIIT é realizado em um tempo médio de 30 minutos.

 

6-Aplicativo de exercícios e de monitoramento

 

Os aplicativos são excelentes instrumentos para conectar os profissionais da academia aos alunos. Eles melhoram a comunicação e automatizam boa parte dos processos.

 

Os mais avançados, como os do Sistema SCA, possuem funções extras como exibição de vídeos demonstrativos sobre como executar os exercícios corretamente.

 

Esses aplicativos de exercícios, muitas vezes, também vêm acompanhados por ferramentas de monitoramento. Alguns alunos preferem ainda, usar as chamadas tecnologias vestíveis.

 

As tecnologias vestíveis são aparelhos ou acessórios utilizados pelos próprios alunos, como relógios inteligentes e monitores de queima de caloria.

 

Os modelos mais atuais, além de medir a frequência cardíaca, conseguem medir a pressão, aferir a saturação de oxigênio no sangue e a temperatura corporal.

 

 

7-Acompanhamento interdisciplinar

 

Uma outra tendência do mundo fitness que já vem sendo observada nos últimos anos é a busca por um estilo de vida mais saudável.

 

Isso implica não só na prática de atividades físicas, como também na mudança de hábitos alimentares e no acompanhamento da saúde mental.

 

Para melhorar esses aspectos, muitos alunos começaram a optar por um acompanhamento interdisciplinar, ou seja, que integra diferentes áreas e profissionais.

 

Além do educador físico e do personal trainer, os especialistas mais procurados são os nutricionistas, os fisioterapeutas e até mesmo psicólogos.

 

Com essa rede de apoio, é possível aliar os exercícios à dietas personalizadas e à prevenção de lesões, principalmente em alunos que já tiveram algum tipo de contusão.

 

Agora que você já está por dentro de tudo que vai ser um sucesso no mundo fitness em 2022, acompanhe as outras novidades no blog do Sistema SCA e conheça as funcionalidades do software de gestão de academias.

Todas Postagens