Sistema SCA
15 Motivos que fazem os alunos desistirem da academia e como evitá-los

15 Motivos que fazem os alunos desistirem da academia e como evitá-los

06.06.2022 Dicas 06.06.2022
Muitas razões podem levar um aluno a desistir da academia. Algumas estão relacionadas a escolhas pessoais, mas a academia também é decisiva durante essa tomada de decisão.

Pesquisadores brasileiros acompanharam, durante dez anos, mais de cinco mil pessoas em uma academia no Rio de Janeiro. O estudo, publicado em 2016, mostrou que desistir da academia é um hábito bastante comum.

 

Eles descobriram que, apesar de a procura pelos treinos físicos ser alta, a permanência na academia chega a ser até algo raro. Apenas 3,7% dos alunos persistiam nos exercícios por mais de um ano.

 

Do total de pessoas observadas, 64% abandonaram os treinamentos ainda no terceiro mês, e a falta de motivação foi uma das principais respostas para por que as pessoas desistem da academia.

 

Neste conteúdo, vamos mostrar quais são as principais causas que fazem com que os alunos desistam de ir à academia e como evitar que eles saiam.

 

15 motivos que podem levar uma pessoa a desistir da academia

 

A lista é enorme, mas, aqui, vamos pontuar as 15 razões que aumentam os índices de desistência nas academias:

 

  1. Falhas de comunicação;
  2. Atendimento ruim e não personalizado;
  3. Professores que dão pouca atenção aos alunos;
  4. Poucas possibilidades de horário, principalmente de aulas coletivas;
  5. Desorganização;
  6. Falta de estrutura adequada na academia;
  7. Profissionais desatualizados ou sem treinamento;
  8. Ausência de diferenciais;
  9. Problemas com o som do ambiente, seja playlist ruim ou música alta demais;
  10. Dificuldades financeiras, que também podem levar à inadimplência;
  11. Autoestima baixa;
  12. Comparação com o corpo de outras pessoas durante os treinamentos;
  13. Falta de motivação para ir aos treinos;
  14. Busca por resultados imediatos ou irreais;
  15. Priorização de outras atividades do dia a dia.

 

Muitos desses motivos envolvem apenas decisões pessoais, mas a academia tem um papel fundamental na escolha. Vamos mostrar, agora, como fazer o aluno não desistir da academia.

 

Dicas para evitar que os alunos abandonem as atividades

 

Além de oferecer um bom atendimento separamos outros pontos essenciais que a academia deve levar em consideração para que o aluno não desista dos treinos:

 

 

Crie um ambiente funcional e convidativo

 

Quando entramos em um lugar pela primeira vez, o visual é o ponto que mais nos chama a atenção. Por isso, é importante que esse contato inicial seja agradável aos olhos e, principalmente, que ele transmita a sensação de acolhimento.

 

Uma das maneiras de transmitir essa ideia é através da decoração. Para criar um ambiente convidativo para sua academia, invista em uma boa iluminação.

 

Não é necessário aplicar uma grande quantia de dinheiro, mas é preciso ter criatividade e bastante organização, pois, além de bonita, a decoração também deve ser funcional.

 

Para aproveitar o recinto e ainda facilitar a movimentação das pessoas, uma sugestão é deixar os objetos de treino em prateleiras expostas.

 

O espaço deve estar sempre limpo e os halteres devem ficar ao alcance dos alunos. Os armários e expositores podem ser feitos de madeira, passando a ideia de força e elegância.

 

Outra ideia é utilizar as cores pertencentes à identidade visual da sua academia nos armarinhos, criando uma identificação ainda maior.

 

Não coloque elementos desnecessários. Além de ocupar espaço, eles podem causar alguns inconvenientes, como acidentes ou até mesmo alergias, dependendo do material de fabricação.

 

 

Incentive seus alunos

 

Para contornar o problema da falta de motivação, é fundamental que a academia incentive os alunos a continuarem com seus projetos. É preciso dar um passo de cada vez, e o primeiro deles é traçar metas realistas.

 

Se o aluno não tiver objetivos bem estabelecidos ou se, mesmo existentes, eles não forem atingíveis, as chances de desistência são grandes.

 

Com as metas traçadas, você deve mostrar que vocês estão juntos nessa missão. Valorize cada progresso e mostre que sua academia fica orgulhosa em fazer parte desse esforço.

 

Mantenha sempre uma comunicação positiva e otimista. Demonstre sua felicidade genuína e transmita autoestima e confiança.

 

A motivação também pode ser potencializada através de pequenos desafios e recompensas. Um desafio fitness ajuda a movimentar sua academia e a tornar o treino mais divertido.

 

Você pode monitorar os alunos através de aplicativos e oferecer gratificações como uma garrafinha de água personalizada ou um suco detox grátis para refrescar depois da realização das atividades.

 

Ofereça algo novo sempre que puder. As pessoas ficam mais empolgadas quando há alguma novidade. Não precisa ser um grande evento. Pode ser algo simples, como um treinamento diferente ou uma aula coletiva em um local aberto e bonito.

 

Uma outra maneira de mantê-los motivados é estimular o engajamento no Instagram da academia e nas outras redes sociais que permitem interação entre os usuários.

 

 

Invista no marketing e fortaleça sua presença digital

 

Quem criou o ditado que diz que “comunicação é a alma do negócio” tinha toda a razão. Nos dias de hoje, é impossível qualquer estabelecimento ter sucesso sem estar presente nas principais ferramentas comunicacionais.

 

As pessoas passam muitas horas do dia com o celular na mão, o que faz dele um elemento essencial para uma comunicação mais assertiva.

Se sua academia ainda não tem um perfil forte nas redes sociais, realize essa tarefa com o máximo de prioridade possível!

 

Através da sua rede, você pode compartilhar mensagens motivacionais, criar grupos de suporte online e até mesmo oferecer promoções ou cupons de desconto exclusivo para seus seguidores.

 

A automação de processos nas academias são excelentes instrumentos de apoio para melhorar o diálogo entre aluno e academia.

O sistema SCA, por exemplo, realiza disparos de e-mail marketing, auxilia na criação de formulários personalizados e possibilita o acompanhamento mais detalhado das atividades dos alunos.

 

Ele é capaz de integrar informações e gerar relatórios precisos, traçando de forma bastante precisa o perfil dos alunos. Confira outras funcionalidades no próximo tópico.

 

  • Conte com a tecnologia de um sistema de gestão
  • Um sistema de gestão auxilia em diversas áreas da academia, desde a parte financeira até a realização do relacionamento com o cliente.
  • Além da Central de Ajuda, o Sistema SCA tem muitas funcionalidades para evitar que o aluno desista da academia:
  • Venda de planos online;
  • Aplicativo grátis de treinos para alunos;
  • Check-in pelo aplicativo;
  • Controle financeiro;
  • Controle de Acesso;
  • Ficha de Treino;
  • Avaliação Física;
  • Gerência de Turmas;
  • Vitrine de Produtos.

 

As ferramentas do Sistema SCA te ajudam a mostrar que, com tantas vantagens que você oferece, o aluno não deve desistir da academia. Comece seu período de teste grátis agora mesmo!

Todas Postagens