Sistema SCA
De A a Z: Tudo o que você precisa saber para comportar um grande fluxo de alunos na sua Academia

De A a Z: Tudo o que você precisa saber para comportar um grande fluxo de alunos na sua Academia

24.01.2024 Dicas 24.01.2024
Neste texto, você vai descobrir como administrar a sua Academia com eficiência e praticidade, garantindo a satisfação dos alunos em períodos de alta demanda, como o início do ano. Prepare-se para proporcionar uma experiência única aos seus alunos e destacar sua Academia no mercado fitness.

O início do ano é uma época em que muitas pessoas decidem começar ou retomar a prática de exercícios físicos, em busca de melhorias na sua saúde e qualidade de vida.

 

Uma pesquisa da International Health Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) revelou que mais de 12% dos frequentadores de academia fazem suas inscrições em janeiro, em comparação com uma média de 8,3% durante o resto do ano.

 

Isso significa que as academias tendem a receber um fluxo maior de alunos nesse período, o que pode gerar alguns desafios para os gestores e personal trainers.

 

Como, então, administrar a sua Academia com eficiência e garantir a satisfação dos alunos diante dessa alta demanda?

 

Neste texto, você vai encontrar um um manual completo para te ajudar a lidar com o grande fluxo de alunos na sua Academia em períodos de alta procura.

 

Mas, antes de conhecê-lo, veja como atrair mais alunos para a sua Academia através de 03 dicas incríveis que separamos especialmente para você:

 

Dica 01: Promova eventos abertos ao público

 

Você pode realizar aulas especiais, sorteios, desafios, palestras, entre outras atividades.

 

O objetivo desses eventos é criar um ambiente de interação, diversão e aprendizado, tanto para os alunos quanto para os potenciais alunos.

 

Essas ações podem ser uma ótima oportunidade de divulgar a sua Academia e atrair novos alunos.

 

Assim, você pode mostrar o espaço, os serviços, os profissionais e os diferenciais do seu empreendimento, além de fortalecer o relacionamento e a confiança com o seu público.

 

Para promover eventos abertos a todas as pessoas, você deve planejar com antecedência, definir o tema, o público-alvo, o local, a data, o horário, os parceiros e a divulgação.

 

Você também deve avaliar os resultados obtidos, medindo o retorno sobre o investimento, o grau de satisfação, o número de participantes, de conversões, entre outros indicadores.

 

Dica 02: Ofereça promoções e pacotes de serviços combinados

 

Uma outra estratégia bastante eficiente para atrair mais alunos para a sua Academia e ainda aumentar o seu faturamento é oferecer descontos e serviços combinados.

 

Isso poderá atrair aqueles alunos que estão em busca de preços mais acessíveis, de maior flexibilidade ou de maior variedade de opções.

 

 

Você pode oferecer, por exemplo, descontos para matrículas de grupos, isenção da taxa de inscrição, planos maiores como semestrais ou anuais com condições especiais, serviços especializados, aulas avulsas ou combinadas, entre outras possibilidades.

 

Para oferecer esses serviços, você deve analisar o perfil e o comportamento dos seus alunos, o custo e o benefício dos seus serviços, a sazonalidade e a concorrência do mercado.

 

Você também deve divulgar as ofertas de forma clara e atrativa, utilizando os canais de comunicação mais adequados para o seu público.

 

Dica 03: Estabeleça parcerias e convênios com outras empresas e instituições

 

As associações com outros empreendimentos são uma forma de atrair e fidelizar mais alunos para a sua Academia, especialmente no início do ano, quando muitas pessoas buscam iniciar ou retomar uma rotina de exercícios físicos.

 

Para isso, é importante escolher bem os seus parceiros, oferecer benefícios reais e atrativos, e monitorar constantemente o desempenho da parceria, buscando sempre melhorá-la e aprimorá-la.

 

Por exemplo, você pode oferecer descontos ou benefícios para os funcionários ou clientes de empresas próximas, como lojas, restaurantes, escolas, entre outras.

 

Além disso, você pode fazer parcerias com profissionais ou empresas que ofereçam serviços relacionados à saúde e ao bem-estar, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros.

 

Você acabou de descobrir o segredo para aumentar o número de alunos na sua Academia, mas como lidar com essa nova demanda?

 

Confira a seguir as melhores estratégias para administrar com eficiência o alto volume de alunos na sua Academia, sem perder a qualidade do seu serviço.

 

1. Planeje o espaço físico da sua Academia

 

O primeiro passo para comportar o grande fluxo de alunos na sua Academia é planejar a capacidade e a disponibilidade dos serviços que você oferece.

 

Isso envolve analisar o espaço físico, os equipamentos, as modalidades, os horários e o número de colaboradores da sua Academia.

 

Você deve verificar se há:

 

  • espaço suficiente para acomodar os alunos com conforto e segurança;

 

  • professores qualificados e motivados para orientar e acompanhar os alunos;

 

  • equipamentos em bom estado e em quantidade adequada para atender à demanda;

 

  • modalidades variadas e atrativas para diferentes perfis de alunos;

 

  • horários flexíveis e compatíveis com a rotina dos seus clientes;

 

  • equipe suficiente e capacitada para prestar um bom atendimento.

 

Além disso, considere, caso seja possível, ampliar o seu espaço físico e o número de equipamentos.

 

Se a sua Academia tem condições de investir em uma reforma ou em uma expansão do espaço, essa é uma boa forma de acomodar mais alunos e evitar filas e aglomerações.

 

 

 

2. Invista em um atendimento personalizado

 

O bom atendimento é um dos principais fatores que influenciam na escolha e na permanência dos alunos na sua Academia.

 

Por isso, invista em uma equipe motivada, qualificada e bem treinada para atender os alunos com respeito e eficiência. Além disso, procure conhecer as necessidades, os objetivos e as preferências de cada aluno, oferecendo soluções adequadas e personalizadas.

 

Um atendimento exclusivo pode envolver desde a recepção dos alunos na entrada da sua Academia, passando pela avaliação física, prescrição de treinos, pelo acompanhamento das aulas, até o pós-venda e os feedbacks.

 

Em cada etapa, você deve demonstrar interesse, atenção e profissionalismo. Isso poderá fazer a diferença na fidelização dos alunos, pois eles se sentirão valorizados, acolhidos e satisfeitos com os serviços da sua Academia.

 

Além disso, um bom atendimento pode gerar indicações e recomendações, atraindo novos alunos para o seu estabelecimento.

 

3. Ofereça serviços diferenciados

 

Para se destacar da concorrência e atrair mais alunos, invista em serviços que agreguem valor à sua Academia.

 

Por exemplo, você pode oferecer :

 

  • Aulas variadas e inovadoras, que atendam a diferentes perfis e objetivos dos alunos, como pilates, crossfit, zumba, yoga, etc.

 

  • Aplicativo de treino, como o SCA Aluno, que permite que os alunos acompanhem seus treinos de forma intuitiva, sem precisar de orientação a todo momento.

 

  • Espaços confortáveis e agradáveis, que proporcionem bem-estar e relaxamento aos alunos, como vestiários, salas de espera e lanchonetes.

 

  • Programas específicos para iniciantes, focados em introduzir gradualmente os novos alunos à rotina de treinos. Isso facilitará a adaptação e a permanência na sua Academia.

 

  • Atendimento personalizado e qualificado, que oriente e acompanhe os alunos em suas metas e necessidades, como professores, nutricionistas, fisioterapeutas, etc.

 

Ao oferecer esses serviços diferenciados, você irá aumentar:

 

  • A atratividade e a competitividade da sua Academia, fazendo com que ela se destaque entre as demais opções do mercado;

 

  • A satisfação e a confiança dos alunos, fazendo com que se sintam valorizados e reconhecidos pela sua Academia;

 

  • A retenção e a recomendação dos alunos, fazendo com que permaneçam mais tempo na sua Academia e indiquem para outras pessoas.

 

4. Crie um ambiente acolhedor e estimulante

 

A sua Academia deve ser um lugar onde os alunos se sintam bem, confortáveis e motivados a treinar.

 

Para isso, cuide da limpeza, da organização e da decoração do seu espaço.

 

Além disso, invista em uma sonorização adequada, com músicas que animem e inspirem os alunos.

 

Outra dica é criar um espaço de convivência, com livros, revistas, jogos e lanches saudáveis, para que os alunos possam interagir e relaxar antes ou depois dos treinos.

 

 

 

5. Mantenha um canal de comunicação aberto com os alunos

 

No início do ano é comum que as academias fiquem lotadas, os equipamentos estejam sempre ocupados e os professores fiquem sobrecarregados.

 

Para evitar que isso prejudique a qualidade do serviço e a satisfação dos alunos, é fundamental que as academias mantenham um canal de comunicação transparente, tanto para informar quanto para ouvir.

 

Uma comunicação eficiente pode trazer diversos benefícios para a academia, como:

 

  • Melhorar o relacionamento com os alunos, fazendo com que eles se sintam valorizados, respeitados e acolhidos;

 

  • Aumentar a fidelização e a retenção dos alunos, reduzindo a taxa de cancelamento e de inadimplência;

 

  • Receber feedbacks e sugestões dos alunos, que podem ajudar a melhorar o serviço e a resolver problemas;

 

  • Divulgar novidades, promoções, eventos e dicas para os alunos, gerando mais engajamento e interesse;

 

  • Criar uma comunidade de alunos, que podem interagir entre si e com a academia, fortalecendo o senso de pertencimento e de identificação.

 

Não se esqueça de sempre escolher os meios mais adequados para cada objetivo, público e situação, e sempre buscar oferecer conteúdos relevantes, úteis e interessantes para os alunos.

 

Para isso, conte com um canal de comunicação claro, seja pessoalmente, por telefone, e-mail, redes sociais ou aplicativos.

 

Procure ouvir as sugestões, as críticas, as dúvidas e os elogios dos alunos e responda de forma rápida e eficiente.

 

Além disso, envie mensagens periódicas para os alunos, como boas-vindas, aniversário, lembretes, dicas, novidades, entre outras.

 

6. Capacite e motive a sua equipe constantemente

 

A equipe é o cartão de visita da sua Academia e tem um papel fundamental para comportar o grande fluxo de alunos e garantir a qualidade dos seus serviços oferecidos.

 

Por isso, capacite a sua equipe constantemente, oferecendo treinamentos, cursos, palestras, feedbacks, incentivos, reconhecimentos, entre outras ações.

 

Além disso, crie um clima organizacional positivo, com respeito, cooperação, confiança e valorização dos profissionais.

 

Caso seja necessário, contrate mais instrutores, recepcionistas, serviços de limpeza e manutenção.

 

 

 

7. Estimule o relacionamento entre os alunos

 

Incentivar a interação entre os alunos em épocas em que a academia está lotada pode trazer inúmeras vantagens, tanto para os alunos quanto para os profissionais e para o ambiente.

 

Um dos benefícios é que os alunos podem motivar uns aos outros, compartilhar dicas, elogios e incentivos. Isso irá aumentar a adesão aos treinos, a satisfação com os resultados e a fidelidade à sua Academia.

 

Outro benefício é que os alunos podem contribuir para a melhoria do clima e da organização da academia. Isso pode gerar um ambiente mais agradável, harmonioso e produtivo, onde todos se sentem bem-vindos, respeitados e valorizados.

 

Além disso, os alunos podem colaborar com a conservação e o uso adequado dos equipamentos.

 

Portanto, é importante que os profissionais da academia promovam atividades que favoreçam a interação, a integração e a cooperação entre os alunos, como aulas coletivas, jogos, competições, eventos, etc.

 

Assim, a sua Academia pode se tornar um lugar não só de exercício, mas também de convívio, de aprendizado e de lazer.

 

8. Monitore e avalie os resultados e a satisfação dos alunos

 

Para comportar o grande fluxo de alunos e melhorar continuamente os serviços oferecidos pela sua Academia, é importante acompanhar e analisar a opinião dos alunos.

 

Para isso, use indicadores de desempenho, como taxa de ocupação, de retenção, de cancelamento, ticket médio, lucratividade, entre outros.

 

Além disso, aplique pesquisas de satisfação, como o Net Promoter Score (NPS), para medir o grau de lealdade e de recomendação dos alunos.

 

Com base nessas informações, você poderá identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria da sua Academia e planejar ações corretivas ou preventivas.

 

9. Controle o acesso e a frequência dos alunos

 

Para evitar problemas de superlotação, é importante controlar o acesso dos alunos na sua Academia.

 

Se você quer garantir a segurança e o conforto dos seus alunos, precisa de um bom sistema de controle de acesso. Uma ótima opção é o SCA, que oferece soluções integradas de catracas, biometria, cartões e aplicativos para monitorar o fluxo de alunos.

 

Com o Sistema SCA, você pode gerenciar o seu negócio fitness com mais facilidade e eficiência.

 

Além disso, é possível monitorar a frequência dos alunos e enviar lembretes, alertas ou mensagens de incentivo para aqueles que estão faltando ou atrasando.

 

Essas ações também ajudarão a reduzir a inadimplência, o abandono e o desperdício de vagas na sua Academia.

 

 

 

10. Adapte os horários e as turmas

 

Em épocas de maior movimento, é importante adequar os horários das suas aulas para atender à demanda dos alunos. Isso irá ajudar a distribuir melhor o fluxo ao longo do dia.

 

Realize uma pesquisa com os seus alunos para saber quais são os horários e as modalidades mais procurados, e ajustar a oferta de acordo com a demanda.

 

Você pode ampliar o horário de funcionamento da sua Academia, oferecer mais opções de horários para as aulas, reduzir o tempo de duração das aulas, limitar o número de alunos por turma, entre outras medidas.

 

Além disso, ofereça horários alternativos e descontos para incentivar os alunos a frequentarem a academia em horários de menor movimento.

 

O importante é garantir que todos os alunos tenham acesso às aulas e aos equipamentos que desejam, sem prejudicar a qualidade do serviço.

 

10.5 Dica Importante!

 

Oferecer horários personalizados na sua Academia é uma ótima maneira de atender às necessidades individuais de cada aluno.

 

Com o Sistema SCA você poderá acompanhar e controlar a agenda de horários dos seus clientes.

 

Além disso, você pode criar uma turma com horários agendados, para alunos específicos.

 

Nesse caso, o aluno poderá realizar o check-in somente no dia e horário que você definir para ele. Essa opção é usada quando o aluno possui um horário fixo.

 

Além disso, esse controle de acesso é bastante útil para a sua Academia, pois permite monitorar o fluxo de alunos e identificar os horários de pico, visualizando o gráfico de dias e horários mais acessados.

 

Com essas informações, você pode inclusive distribuir melhor os seus equipamentos, evitar a superlotação e proporcionar uma experiência de treino mais agradável para todos os seus alunos.

 

11. Invista em um sistema de gestão para academias

 

Agora, vamos te apresentar uma dica excepcional para lidar com o grande fluxo de alunos na sua Academia: invista no Sistema SCA.

 

Com ele, você poderá otimizar o controle e a organização de todas as atividades e processos da sua Academia, desde o cadastro dos alunos, passando pelo controle financeiro, controle de acesso, de estoque, até a emissão de relatórios e gráficos completos e intuitivos.

 

A tecnologia é, sem dúvidas, uma grande aliada para oferecer um serviço diferenciado e de qualidade em épocas em que há uma grande demanda de alunos.

 

Por exemplo, você pode usar o SCA para facilitar o controle de matrículas, pagamentos, frequência, avaliações físicas, entre outras funções.

 

Você também pode usar mensagens automáticas para se comunicar com os alunos, enviar dicas, lembretes, promoções, feedbacks, entre outras informações.

 

O Sistema SCA também oferece um aplicativo de treino gratuito para que os alunos acessem suas informações e fichas de treinamento. Além disso, disponibiliza o recurso de agendamento online de aulas que irá evitar filas e congestionamentos na recepção da sua Academia.

 

BÔNUS: Como o Sistema SCA irá te ajudar a comportar um grande fluxo de alunos na sua Academia

 

Você já imaginou ter uma academia lotada de alunos, todos satisfeitos com o seu serviço e dispostos a indicar você para outras pessoas? Parece um sonho, não é mesmo?

 

Mas isso pode se tornar realidade com o Sistema SCA.

 

 

Neste bônus exclusivo, você vai descobrir como o SCA irá te ajudar a comportar um grande fluxo de alunos na sua Academia, sem perder a qualidade do atendimento e da sua gestão. Ficou curioso? Então continue lendo e saiba mais!

 

O SCA permitirá que você:

 

  • Realize o cadastro, a matrícula e o pagamento dos alunos de forma rápida e fácil, através de um sistema online que pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora. Você também pode integrar o Sistema SCA com uma catraca para controlar o acesso dos alunos à sua Academia.

 

  • Organize e gerencie as turmas da sua Academia, definindo horários, vagas, professores e modalidades. Você também pode acompanhar a frequência, o desempenho e a evolução dos alunos, através de avaliações físicas e fichas de treino personalizadas, que podem ser acessadas pelo aplicativo de treino.

 

  • Facilite a comunicação e o relacionamento com os alunos, enviando mensagens automáticas de boas-vindas, aniversário, renovação, inadimplência, entre outras. Você também pode enviar dicas, novidades, promoções e pesquisas de satisfação, para manter os alunos engajados e fidelizados.

 

  • Aumente a visibilidade e a lucratividade da sua Academia, criando uma vitrine online onde você pode divulgar e vender seus produtos e serviços, como roupas, acessórios, suplementos, planos, pacotes, entre outros. Utilize esse recurso para ampliar o seu alcance e atrair novos alunos.

 

Como você pode ver, o SCA é um sistema extremamente completo e moderno. Com ele, você poderá gerenciar o seu fluxo de alunos na alta temporada, turbinar o seu faturamento e otimizar a gestão da sua Academia o ano todo.

 

No SCA, você conta com recursos como controle de alunos, mensalidades, treinos, avaliações físicas, aplicativo de treino, controle de horários e muito mais…

 

Não perca tempo e faça um teste grátis agora mesmo. Descubra como o SCA pode simplificar a gestão da sua Academia!

Todas Postagens