Sistema SCA
Como evitar a inadimplência na academia?

Como evitar a inadimplência na academia?

16.03.2022 Finanças 16.03.2022
As academias têm se tornado cada vez mais populares e frequentadas por diferentes pessoas, mas, com as taxas de pessoas endividadas no Brasil ficando cada vez maiores, como evitar a inadimplência?

A inadimplência nada mais é que o descumprimento de alguma obrigação financeira, como quando não é realizado o pagamento previsto em contrato até a data do vencimento.

 

Nas academias isso pode ser bastante comum, afinal, é um serviço que muitos consideram dispensável ou desistem rapidamente. Mas é possível reverter essa situação.

 

Preparamos um blog com dicas sobre cobranças, planos e como evitar a inadimplência. Continue a leitura!

 

Por que as academias precisam ter independência ao definir o meio de pagamento?

 

Definir os meios pelos quais sua academia aceita o pagamento das mensalidades é fundamental para evitar a inadimplência e ainda garantir que alguns fatores como o lucro não sejam prejudicados.

 

Aceitar o pagamento por débito automático, cartão de crédito ou boleto bancário deve ser decidido através do estudo e público da sua academia. Se sua academia tem um grande número de alunos, pode ser que não seja fácil ter o controle sobre todos os boletos pagos, correto?

 

Por outro lado, sua academia pode não ser grande o bastante para trabalhar e pagar os juros dos pagamentos por cartão de crédito.

 

Por isso, é importante que sua academia tenha autonomia para decidir as formas de pagamento e escolha a que mais se adequa à sua realidade.

 

Como precificar planos para academia sem erro?

 

Outro ponto que pode interferir na sua inadimplência é o valor dos planos da sua academia.

 

Se o aluno sentir que o plano está muito caro ou que não vale a pena realizar o pagamento, ele pode optar por tornar-se um inadimplente.

 

Antes de tudo, é preciso ser feito um estudo de mercado. Quanto as academias ao redor estão cobrando por planos parecidos ou iguais aos seus?

 

Se o seu preço estiver muito acima da concorrência, talvez seja o momento de que sua gestão se reúna para reajustá-lo ou lançar uma promoção atrativa para atrair os alunos.

 


Como evitar a inadimplência na academia?

 

As notícias podem não ser muito boas quando olhamos os dados.

 

Segundo o SPC Brasil e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em janeiro de 2020, 61,3 milhões de brasileiros estavam em inadimplência, o que representa 39% da população brasileira.

 

Porém, ainda é possível se prevenir quanto a isso seguindo essas importantes dicas:

 

Tenha uma boa gestão

 

Ter um controle eficiente e mensal do quanto e quem está pagando as mensalidades é fundamental para evitar a inadimplência.

 

Contar com um sistema que auxilie nessa fiscalização e cobrança pode ser bastante útil.

 

Mantenha um relacionamento com os seus clientes

 

Estar em contato frequente com os seus clientes pode ajudar na inadimplência e na boa relação. Crie programa de descontos, benefícios ou sorteios que favoreçam quem paga em dia.

 

Estar também sempre melhorando o seu espaço e suas aulas é uma forma eficiente de mostrar que o dinheiro da mensalidade dos seus alunos está sendo revertido em mais do que apenas o pagamento das aulas.

 

Esteja disposto a negociar

 

As vezes é melhor sair com um pouco a menos do esperado do que ficar sem nada, não é mesmo?

 

Por isso esteja sempre aberto a negociações. Ofereça descontos para que os inadimplentes fiquem em dia com o pagamento ou até mesmo avalie a possibilidade de dividir a dívida.

 

Como o pagamento recorrente ajuda a reduzir a inadimplência?

 

A recorrência é uma venda periódica automática que, na maioria das vezes, é feita de mês a mês (mas também pode ser trimestral, semestral, etc).

 

Com o pagamento recorrente, todos os meses o aluno recebe uma cobrança referente ao mês, não consumindo o limite do cartão de crédito.

 

Se o valor é descontado de forma automática, a inadimplência tende a diminuir.

 

Isso acontece porque, como dito acima, o limite do cartão não é consumido com o modelo de recorrência, o que dá mais segurança e tranquilidade para os alunos na hora de efetuar a assinatura.

 

Como o Sistema SCA pode ajudar?

 

O Sistema SCA é uma ferramenta completa que ajuda milhares de academias em todo o Brasil a aumentarem seus lucros, melhorarem a organização e evitarem a inadimplência.

 

O sistema conta com recursos como o controle financeiro, onde você pode ter uma gestão eficiente com relatórios, controle do caixa, receitas e despesas e pode ativar o pagamento recorrente na sua academia agora mesmo!

 

Além disso, temos o recurso de envio e cobrança de mensalidade e o controle de acesso, que bloqueia alunos inadimplentes e os impede de acessar a academia.

 

Modernize a gestão da sua Academia hoje mesmo, teste grátis o Sistema SCA!

Todas Postagens