Sistema SCA
05 livros essenciais que todo gestor de Academia deveria ler

05 livros essenciais que todo gestor de Academia deveria ler

28.04.2023 Gestão Dicas 28.04.2023
Ser dono de uma Academia requer planejamento e dedicação. Nesse texto apresentaremos 05 livros essenciais para você criar um negócio de sucesso, confira:

De acordo com o SENAR, ler proporciona inúmeros benefícios para o sucesso profissional, desde ampliar o conhecimento até melhorar a comunicação e a capacidade de criação.

 

Assim, investir tempo na leitura e torná-la uma prática regular pode ser uma estratégia para alcançar destaque profissional.

 

Inclusive muitos empresários milionários afirmam que a chave para o seu sucesso é o aprendizado constante que o hábito da leitura oferece.

 

Livros: uma ferramenta poderosa na trajetória de pessoas de sucesso

 

Segundo o estudo “Rich Habits”, 85% das pessoas que enriquecem lêem dois ou mais livros por mês.

 

Confira alguns líderes renomados que tem grande admiração pela leitura:

 

  • Mark Zuckerberg, CEO do Facebook: em 2015 criou um clube de leitura (que conta com mais de 600 mil seguidores) para compartilhar o que está lendo e incentivar discussões sobre as obras. Seu patrimônio foi avaliado pela Forbes em $76 bilhões (final de Abril de 2023).

 

  • Warren Buffett, gênio investidor: afirma que parte do seu sucesso profissional veio de seu hábito pela leitura  e crê que emprega 80% de seu dia lendo. Seu patrimônio foi avaliado pela Forbes em $113,8 bilhões (final de Abril de 2023).

 

  • Elon Musk, um dos maiores inventores e empreendedores do século XXI: disse que se inspirou em obras da literatura para atingir os seus objetivos de negócios.  Uma vez, ao ser questionado como aprendeu a construir foguetes, ele simplesmente afirmou “eu leio livros”. Seu patrimônio foi avaliado pela Forbes em $175 bilhões (final de Abril de 2023).

 

  • Bill Gates, fundador da Microsoft: lê mais de 50 livros ao ano e afirma que “cada livro abre novas avenidas de conhecimento para explorar”. É por meio do seu hábito de leitura que fica por dentro de tudo o que tem de melhor no mercado editorial e expande seus conhecimentos. Seu patrimônio foi avaliado pela Forbes em $110,4 bilhões (final de Abril de 2023).

 

O poder da leitura na gestão eficiente da sua Academia

 

Um bom gestor de Academia precisa reconhecer a importância de estar sempre bem informado sobre todas as áreas da sua empresa.

 

Entender as tendências do mercado, estudar e planejar a gestão da sua Academia para atrair e fidelizar clientes, são pontos fundamentais para uma administração eficiente.

 

No universo fitness, existem muitos assuntos que merecem ser estudados, como, por exemplo, gestão de pessoas, gestão financeira, marketing, dentre outros.

 

Por isso, é necessário sempre buscar conhecimento, seja através de cursos, leituras de livros ou artigos específicos.

 

 

O mercado fitness passou por diversas mudanças nos últimos anos, tornando-se ainda mais competitivo. Assim, aqueles que se capacitam para liderar sua Academia saem na frente e se destacam.

 

Para te ajudar nesta tarefa, os livros de gestão de Academias podem ser um diferencial importante!

 

Pensando nisso, listamos alguns livros que vão ampliar seus conhecimentos e impulsionar seus negócios. Confira!

 

1. “Vendas e Retenção: 83 lições para Academias e Clubes Esportivos”

 

Livro escrito pelos autores Fábio Saba e Marco Tulio Pimenta.

 

Fábio é professor e especialista em gestão de academias e Marco é um administrador de empresas bastante experiente.

 

O livro aborda 83 dicas infalíveis para que Academias e Clubes Esportivos consigam aumentar suas vendas e tornar o seu negócio mais popular.

 

Além disso, é possível encontrar técnicas que te ajudarão a atrair e fidelizar clientes para sua Academia.

 

No decorrer da leitura ainda é possível encontrar dicas práticas e exemplos reais de sucesso de Academias e Clubes Esportivos do mundo todo, o que torna o livro aplicável à realidade do mercado fitness.

 

2. “Academia na era do conhecimento”

 

O livro foi escrito por Jorge Gonçalves, reunindo artigos próprios e de outros empresários do universo de Academias.

 

O autor fala sobre a importância de se acompanhar as tendências do mercado fitness e como a experiência do cliente não se limita apenas à utilização de equipamentos de última geração.

 

Ou seja, apenas as máquinas e a tecnologia não são suficientes para o desenvolvimento da sua Academia.

 

Por meio de relatos de empresários de sucesso no ramo, ele também aborda sobre como é possível aprimorar as academias.

 

E, defende ainda, a importância da qualidade do atendimento com foco na satisfação dos frequentadores da Academia, e ensina como tornar a experiência de seus colaboradores e clientes ainda mais valiosa.

 

 

 

3. “Manual do Gestor de Academia”

 

Para o autor desse livro, Fabio Motta Venlioles, o gestor deve fornecer orientações e ajudar os seus colaboradores a melhorarem o seu desempenho no trabalho.

 

Devido a preocupação comum entre a maioria dos gestores de academia, que é a retenção de clientes, o autor mostra que existem dois aspectos que impactam os clientes, que são a qualidade do atendimento e a do serviço.

 

Ainda, nesse livro são apresentadas técnicas de vendas e de atendimentos que podem fazer a diferença para conquistar clientes e resolver outros problemas cotidianos das Academias.

 

4. “Academias de sucesso - Como evitar as armadilhas do mercado e obter sucesso no segmento fitness”

 

O livro escrito pelo autor André Lago, empreendedor no ramo de Academias, mostra os segredos para construir um negócio lucrativo. 

 

Para isso, ele aborda temas importantes, como a escolha do local adequado para abrir uma Academia, a seleção de equipamentos de qualidade, a contratação de uma boa equipe e quais são as estratégias de marketing mais eficazes.

 

Enfim, essa é uma leitura recomendada para empreendedores e gestores que desejam evitar as armadilhas do setor fitness e criar uma Academia de sucesso.

 

 

 

5. "Gestão em Atendimento: manual prático para academias e centros esportivos"

 

Atualmente, podemos perceber que os alunos de Academia estão ficando mais exigentes em relação aos serviços prestados e à competência dos profissionais.

 

Portanto, para se destacar no mercado fitness, é necessário que o gestor invista em um atendimento de alta qualidade.

 

Preocupado com essa temática, o livro escrito por Fabio Saba traz manuais técnicos e reflexões importantes sobre a excelência profissional e o relacionamento interpessoal.

 

Nesse livro é possível também encontrar respostas para os questionamentos dos gestores de academias e de centros esportivos sobre estratégias para gerenciar o atendimento.

 

Agora que você já conferiu nossas dicas de livros, aproveite para ler também outros conteúdos em nosso blog e turbinar o desempenho da sua Academia!

 

Aproveite também para conhecer o Sistema SCA, nossa plataforma para gestão de Academias.

 

 

Nele você conseguirá controlar as mensalidades, gerenciar o financeiro, criar treinos e muito mais. E o melhor de tudo, de uma maneira super rápida e eficiente. Teste grátis por 15 dias!

Todas Postagens