Sistema SCA
Decoração de academia: dicas e inspirações para atrair mais clientes

Decoração de academia: dicas e inspirações para atrair mais clientes

03.11.2021 Dicas 03.11.2021
A decoração de uma academia pode dizer muito sobre ela e influenciar na chegada e permanência de alunos. Para te ajudar a ter uma decoração econômica e convidativa, separamos algumas dicas fundamentais que serão muito úteis no dia-a-dia.

Ao visitar ou conhecer um local pela primeira vez, a primeira impressão é a que fica.  É comum que as pessoas analisem o ambiente à procura de algo que os agrade visualmente. Esse tem sido um dos fatores de transformação na decoração de academia cada vez mais procurados.

 

Dar enfoque para a decoração da sua academia poderá aumentar o número de seus frequentadores e ainda conseguir uma forma de divulgação valiosa, afinal, quem não quer estar - e mostrar que está - em um lugar bonito?

 

Limpeza, organização e iluminação são fatores determinantes, porém analisar mais do que o básico pode ser uma excelente oportunidade de inovar e sair na frente dos seus concorrentes.

 

Neste artigo você encontrará dicas que vão te ajudar a:

 

  • Usar cores pertencentes a identidade visual da sua academia;
  •  Investir em um ambiente aconchegante;
  • Ter uma decoração funcional.

 

Além de várias outras dicas que você poderá encontrar ao continuar a leitura.

 

Tenha um ambiente convidativo

 

A decoração de academias precisa representar a ideia e a proposta de suas aulas e treinos. É preciso pensar na primeira impressão do aluno ao chegar no espaço e qual é a sensação que desejamos transmitir, de forma que independente da proposta o local se torne convidativo.

 

 

Para que sua ideia não se perca, procure ter em mente um planejamento visual do que se pretende com o projeto como um todo. Busque inspiração em redes como o Pinterest ou até mesmo em outras academias.

 

Ao pensarmos na decoração de uma academia de musculação, por exemplo, o que deixa seu espaço mais convidativo são madeiras brutas nos móveis que guardam os equipamentos ou até mesmo nas paredes, o que demonstra força e traz elegância para o espaço.

 

No caso das academias direcionadas a yoga ou pilates, uma maneira de deixar seu ambiente ainda mais convidativo é investir em plantas pelo local. Se houver algum significado que auxilie na composição do ambiente, o espaço fica ainda melhor, tornando mais natural.

 

Pense sempre em detalhes que incorpore e torne seu ambiente mais único. Tome cuidado com decorações que possam causar inconvenientes como acidentes ou alergias.

 

Invista em uma decoração de academia funcional

 

Quando falamos sobre decoração de academia, é muito importante que ela seja funcional e ajude na organização do espaço. Ao deixar objetos de treino em prateleiras expostas, você pode utilizá-los tanto para fins decorativos quanto para facilitar a movimentação e treino dos seus alunos.

 

Para que seu espaço seja aproveitado de forma organizada e ainda por cima decorar o ambiente, esteja atento para lugares de muito acesso como a entrada. Investir em um sistema de controle de acesso garantirá maior organização do lugar que, sem tumultos, poderá ser aproveitado para o uso de armários ou expositores de produtos, por exemplo.

 

Usar como decoração objetos que já deveriam estar no seu espaço também pode ser uma excelente opção. Dar uma atenção maior para potes, monitores, caixas de som e utensílios em geral pode ser uma saída prática. Esteja sempre antenado às tendências.

 

Aposte em elementos que aproveitem o espaço com alguma utilidade além da decoração para agregar à academia de maneira funcional. É preciso cuidado nesse momento para que sua decoração não esteja ocupando espaço ao invés de o deixar mais atraente.

 

 

Reforce a sua identidade visual

 

O momento de decorar sua academia também é o momento de reforçar sua identidade visual. As cores do ambiente, dos equipamentos e dos objetos que estarão na sua decoração não devem oscilar daquilo já pretendido em sua paleta de cores e identidade consolidada em sua logo e redes sociais.

 

 

Utilize objetos com cores semelhantes ou complementares aos de sua marca. Além de ser esteticamente agradável, estar com as cores características ajuda a reconhecer o local e ser marcante, tanto em seu perfil nas redes quanto nas de seus alunos.

 

 

É preciso apenas se atentar para não acabar deixando o local cansativo ou até mesmo “cafona” utilizando muito de uma cor ou uma combinação. Lembre-se: sua decoração precisa ser agradável e combinar com a ideia do espaço.

Caso não tenha muito conhecimento sobre a paleta de cores ou não tenha em mente um bom conceito para a sua identidade visual, talvez este seja o momento ideal para pensar e se aprofundar mais no assunto.

 

Decore de forma econômica

.

 

Ter uma decoração de academia bonita, aconchegante e útil não precisa - e nem deve - custar caro. Como mencionado anteriormente, os equipamentos de treino podem compor sua decoração, desde que estejam em boas condições e recebam manutenções com frequência.

 

 

Investir em espelhos em lugares estratégicos também poderá ajudar na sua decoração. Espelhos de diferentes tamanhos e formatos podem ser uma excelente opção, além de serem úteis. Garanta que tanto a pintura do lugar quanto os objetos estejam sempre em bom estado de conservação.

 

Outra boa dica muito usada é apostar em quadros de decoração em MDF, com frases motivacionais ou imagens que ilustram os resultados desejados pelos os que participam dos seus treinos e aulas ou apenas estão conhecendo o local.

 

Ser criativo é uma excelente saída para que seu espaço ganhe personalidade e conquiste seus alunos. Aposte em artigos que tenham a ver com a proposta da sua academia e que se relacionem com o que o seu treino pretende passar.

 

Gostou das nossas dicas para deixar a decoração da sua academia ainda mais incrível?

Acompanhe nosso blog e conheça ainda mais conteúdos que irão te ajudar a inovar. 

 

 

Todas Postagens