Sistema SCA
5 dicas para administração de academia

5 dicas para administração de academia

20.09.2022 Gestão Dicas 20.09.2022
Confira em nosso artigo 5 dicas para administração de academia e formas de manter seu espaço sempre cheio de alunos!

5 dicas para administração de academia

 

Com o mercado fitness crescendo cada vez mais no Brasil, como já explicamos em artigos anteriores, fica cada vez mais importante ter uma boa administração de academia.

 

Entender as tendências do mercado, estudar e planejar seu negócio, analisar concorrentes, entender o que seu público deseja e fidelizar clientes, são pontos fundamentais para o sucesso dessa administração.

 

Dessa forma, começar uma academia do zero não é uma tarefa fácil, assim como consolidar as já existentes.

 

Mas, realizando o planejamento necessário e executando da forma correta, você pode ir longe, obtendo lucro com seu negócio e serviços.

 

Por isso, preparamos neste artigo 5 dicas para administração de academia para que seu espaço esteja sempre cheio de alunos.

 

Boa leitura!

 

Qual o papel do gestor na administração de academia?

 

As academias conquistaram um grande espaço no mercado por conta da busca por uma melhor qualidade de vida.

 

Com isso, para que possam continuar atuando com destaque, é importante que sejam adotadas práticas estratégicas para administração de academia.

 

Podemos considerar, então, que uma boa administração de academias é formada por organizações e sistemas de atividades físicas, práticas de competições e atividades de saúde e lazer.

 

Dessa forma, saber atender os clientes é essencial para que a sua academia alcance os objetivos propostos, atraia e fidelize alunos, além de conseguir destaque no mercado com a qualidade de seus serviços.

 

Por isso, ferramentas administrativas, planejamento e acessibilidade são pontos importantes para oferecer um suporte no desenvolvimento do seu espaço.

 

Levando isso tudo em conta, a forma de atuação do gestor de academias implica em uma organizada delegação de tarefas, ter uma postura para mediar conflitos e promover feedbacks, estabelecer metas para equipe, além de saber ter uma comunicação transparente e efetiva.

 

Além disso, é necessário sempre acompanhar as mudanças do mercado para que se possa desenvolver estratégias de melhoria.

 

 

 

 

 


5 dicas para administração de academia

 

Muitas academias não apresentam destaque no mercado fitness porque, muitas vezes, os gestores não possuem conhecimentos sobre como administrar uma academia.

 

Como falamos, a gestão de academia engloba vários aspectos como o planejamento de estratégias para o crescimento do negócio, ações de marketing para captação e retenção de clientes, uma equipe bem liderada, entre outros.

 

Existem diversas práticas para uma boa administração de academia que você pode aplicar em seu negócio. E nós do SCA separamos abaixo 5 dicas principais!

 

1- Entenda sobre seu negócio

 

Ao entender a competitividade do mercado fitness, o primeiro passo para você ter uma academia de sucesso é entender o seu público-alvo e quais pessoas você quer atingir.

 

A partir disso, você deve escolher os espaços de sua academia, separando em salas para aulas de ginástica, com aparelhos de musculação, garantir profissionais qualificados, além de acessibilidade a todos os públicos, incluindo deficientes e a melhor idade.

 

Você pode oferecer também diferentes tipos de aulas, como lutas, pilates, natação, com estrutura também para atender crianças (aulas de natação para crianças ou espaços kids, por exemplo), entre outros.

 

Para isso, é fundamental estudar seus investimentos e manter a saúde financeira de seu negócio.

 

Isso porque a gestão financeira permite que você calcule a margem de lucro e veja quanto seu espaço gasta mensalmente, para você analisar o que pode melhorar e o preço das aulas.

 

Estudar os rumos e as tendências que o mercado está exigindo também faz parte da administração da academia, bem como analisar os concorrentes, destacando o que você pode ter de diferencial e destaque para o seu negócio.

 

2- Investir em colaboradores

 

Qualquer empreendimento depende também de seus colaboradores.

 

E ao pensar em como administrar uma academia, não pode ser diferente.

 

Você precisa contar com profissionais qualificados para andar ao seu lado, estimular seus colaboradores por meio de treinamentos, boa liderança, além de oferecer atendimento e serviços de qualidade.

 

Lembrando que é importante formar parcerias profissionais que andam de acordo com suas missões e valores, alinhando todos os objetivos e que tenha comunicação transparente e com escuta ativa.

 

Para a contratação dos profissionais de sua academia, atente-se aos seguintes pontos:

 

  • contrate profissionais que tenham o perfil de sua academia;
  • descreva exatamente o que espera deste profissional no anúncio, reforçando o que ele necessita para atuar junto com seu time;
  • divulgue nas redes sociais e canais de comunicação;
  • receba e analise currículos com experiências anteriores ou boas indicações;
  • faça uma pré-seleção, explicando minuciosamente sobre a vaga, capacitações, valores, benefícios, jornada de trabalho, entre outros.

 

 

 

 

3- Invista na estrutura de sua academia

 

Ao pensar em uma academia, como você imagina o ambiente?

 

Essa é a primeira pergunta que você deve pensar para criar sua identidade e estrutura.

 

A infraestrutura de uma academia deve ser ampla, acolhedora, agradável e, principalmente, que traga bem-estar e acessibilidade a todos os alunos.

 

Todos os equipamentos devem estar com seus espaços devidamente respeitados, não atrapalhando a circulação dos alunos ao passarem ou executarem algum movimento.

 

Também é importante que o local seja bem arejado, com ar-condicionado ou ventiladores, possuindo janelas grandes e que não tenha nenhum tipo de odor, mantendo sempre a limpeza das salas e equipamentos.

 

Banheiros e vestiários com armários, sanitários, incluindo para deficientes e chuveiros são essenciais. Ter um amplo estacionamento também é um diferencial.

 

Ao entrar em sua academia, o aluno deve passar por uma boa recepção e atendimento, com um sistema de acesso automatizado, como catracas e leitores biométricos, e dirigir-se até o local de seu treinamento.

 

Além disso, é um diferencial ter espaços complementares como lanchonete com produtos saudáveis e lanches rápidos. Ou ainda, uma loja com produtos voltados à saúde e alguns acessórios, como suplementos, barras de cereal e roupas.

 

O bom relacionamento é baseado na comunicação que fará você atender todas as expectativas dos clientes, solucionando os problemas de forma rápida e eficiente, por meio de atendimento personalizado.

 

4- Motive e treine sua equipe

 

Além de ter uma equipe de profissionais e personal trainer qualificados, é muito importante que ela esteja motivada e que saiba transmitir esse sentimento para os clientes.

 

Portanto, os gestores devem desenvolver uma boa liderança, inteligência emocional, conhecer seus colaboradores, capacitá-los, ouvi-los e incentivar o trabalho em equipe.

 

Dessa forma, invista constantemente em treinamentos que contribuam para que toda a equipe esteja alinhada com o propósito da academia.

 

Além disso, mostre as vantagens de permanecer na sua empresa, indicando oportunidades de crescimento para o desenvolvimento de novas funções, entre outras estratégias.

 

Promover eventos e distribuir brindes também é uma ótima opção para manter um clima de reconhecimento e socialização da equipe, além de “vestirem” a identidade da empresa e se sentirem bem no trabalho.

 

 

5- Informatize sua administração

 

A tecnologia é outro fator importante para você ter uma eficiente administração de academia.

 

Existem softwares de gestão específicos para controle administrativo que podem trazer diversos benefícios, desde o controle da folha de pagamento, maior eficiência nos processos de matrículas, até a emissão de relatórios gerenciais para avaliar os resultados da academia.

 

Por ser uma prestadora de serviços, a academia é obrigada a emitir nota fiscal eletrônica de serviços, individualmente, para todos os alunos.

 

Dessa forma, é essencial ter um sistema de gestão de qualidade.

 

 

Sistema de gestão de academias SCA

 

Como comentamos anteriormente, planejar seu negócio, estudar seu público, e concorrentes, ter uma boa estrutura e profissionais qualificados são pontos fundamentais para a administração da academia.

 

E possuir um software adequado que possa automatizar e agilizar a emissão de notas fiscais é essencial, já que torna todos esses processos e o atendimento muito mais eficientes.

 

Além disso, com um bom sistema de gestão, você administra sua academia como controle de pagamentos atrasados, inadimplências, entrada e saída de alunos, criação de fichas e cartões, entre outras funcionalidades.

 

E nós do sistema SCA oferecemos em nosso software seguro, moderno e de qualidade, fichas de treino com a criação de prescrições em instantes, otimizando o seu dia a dia!

 

Oferecemos também todo o suporte que você precisa contando com uma central de ajuda em nosso site, que possui informações sobre nossos planos, cursos e sistema.

 

Quer saber mais? Entre em contato e faça um teste grátis agora mesmo!

 

Não deixe também de acompanhar nossos conteúdos no blog!

 

Todas Postagens