Sistema SCA
O guia completo para fidelizar seus alunos em tempo recorde

O guia completo para fidelizar seus alunos em tempo recorde

04.05.2023 Gestão Dicas 04.05.2023
Está cansado de perder alunos todos os dias na sua Academia e não sabe como reverter essa situação? Nesse artigo apresentaremos um guia valioso para aprimorar sua gestão fitness e fidelizar seus alunos, confira:

Você que é dono de academia ou está pensando em ingressar nesse universo, deve saber que apesar das oportunidades promissoras no segmento fitness, há também inúmeros desafios, como atrair e fidelizar alunos.


Segundo Philip Kotler (grande visionário consultor de marketing), manter seus alunos ativos pode ser de 5 a 7 vezes mais barato do que captar novos alunos.

 

Você já deve ter se deparado com essa situação na sua Academia: alunos que começam entusiasmados, porém acabam perdendo o interesse com o passar do tempo. Mas, não se preocupe, você não é o único enfrentando esse problema.

 

No entanto, saiba que é possível transformar essa realidade por meio de uma gestão fitness eficiente e ter uma academia com alunos engajados, fiéis e que não queiram abandonar de jeito nenhum seus treinos. Descubra como:

 

1- Torne sua Academia um ambiente acolhedor para seus alunos

 

Não há nada melhor do que se sentir confortável durante um treino, não é mesmo?

 

Então, aposte em um ambiente inspirador para seus alunos e deixe sua Academia mais aconchegante. Isso inclui principalmente a organização do seu espaço, a disposição dos equipamentos, a escolha de cores, a iluminação, dentre outros.

 

Além disso, outra maneira de criar um vínculo mais forte e acolhedor com seus alunos é utilizando mensagens de boas-vindas e aniversário, por exemplo.

 

O Sistema SCA tem uma funcionalidade incrível que permite o envio dessas mensagens automáticas para seus clientes, o que é uma ótima forma de criar um relacionamento duradouro com eles.

 

Criar espaços temáticos também pode ser uma boa opção para manter seus alunos sempre motivados. Desperte no seu cliente o desejo de viver intensamente a experiência de frequentar a sua Academia.

 

Afinal, quando os alunos se sentem bem em seu espaço de treino, a motivação para se exercitar aumenta e a vontade de desistir diminui!

 

 

 

2- Ofereça uma experiência de treino incrível para seus alunos

 

Proporcionar aos alunos uma experiência de treino diferenciada e de qualidade é essencial para fidelizá-los e mantê-los motivados.

 

Isso pode ser alcançado por meio de treinos desafiadores, bom atendimento e aplicativos personalizados.

 

Imagine você poder personalizar uma lista de exercícios para seus alunos com seus próprios vídeos, fotos ou por meio de animações em 3D? Não seria o máximo? O Sistema SCA te oferece todos esses recursos e muito mais.

 

Além disso, certifique-se também de que seus colaboradores sejam qualificados para proporcionar um treinamento de alto nível e adequado às necessidades e objetivos dos alunos.

 

Além disso, esteja sempre atento às tendências do mercado fitness e busque formas para inovar os treinamentos na sua Academia e manter seus alunos engajados e motivados.

 

 

 

3- Avalie o grau de satisfação do aluno em relação à sua Academia

 

Para oferecer um serviço de excelência na sua Academia, é importante conhecer os desejos e necessidades dos seus alunos.

 

Utilizar pesquisas de satisfação como a NPS (Net Promoter Score) e conversas informais são ótimas estratégias para coletar esses feedbacks dos clientes.

 

Descubra o que seus alunos gostam e não gostam na sua Academia, o que pode ser melhorado e quais são suas expectativas.

 

O Sistema SCA oferece esse recurso de maneira bastante intuitiva, no qual você tem acesso ao feedback dos alunos por meio de gráficos e relatórios completos.

 

Quando os alunos veem que suas opiniões são levadas em consideração, eles se sentem valorizados e são mais propensos a permanecerem fiéis à sua Academia.

 

 

 

4- Ofereça capacitações frequentes para a sua equipe

 

Quando um personal trainer ou outro colaborador é contratado, subentende-se que eles possuem os pré-requisitos necessários para entregar um serviço de excelência para seus alunos.

 

Ainda assim, oferecer capacitações frequentes para a sua equipe é uma excelente maneira de investir no seu desenvolvimento profissional e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores na sua Academia.

 

Além disso, os cursos, as reuniões, o compartilhamento de conhecimentos permitem que os colaboradores aprimorem suas habilidades, tornando-se mais qualificados e confiantes para desempenharem suas funções.

 

Você pode investir por exemplo, em um canal de comunicação na sua Academia, para que seus colaboradores compartilhem notícias atuais do segmento fitness e seus aprendizados.

 

O Sistema SCA conta com uma ferramenta perfeita para isso, que permite a troca de mensagens internas na sua Academia pelos funcionários.

 

 

 

5- Promova campanhas em sua Academia para cada época do ano

 

É muito comum haver alterações no número de matrículas de acordo com a sazonalidade, ou seja, épocas do ano em que os alunos abandonam os treinos devido as baixas temperaturas, como é o caso do outono e inverno.

 

Por exemplo, nas estações mais quentes, os alunos procuram fazer mais exercícios físicos, muitas vezes pensando nos músculos que querem exibir nos clubes e nas praias.

 

Nesse período, é possível criar desafios de perda de peso, eventos ao ar livre, aulas de dança e outras atividades que sejam compatíveis com a estação.

 

Da mesma forma, as temperaturas mais baixas fazem com que as pessoas se sintam desestimuladas a exercitarem o corpo.

 

Nessa época pode-se criar campanhas de fortalecimento muscular, aptidão física e outras atividades que ajudem a manter o corpo aquecido mesmo nos dias mais frios.

 

Ao criar essas campanhas, é importante promover amplamente as atividades, para engajar mais seus alunos, garantindo assim o sucesso da sua iniciativa.

 

Com o Sistema SCA, é possível divulgar esses eventos de forma prática e eficiente, pois todas as informações serão exibidas diretamente no aplicativo de treino para seus alunos.

 

 

 

6- Demonstre empatia com seus alunos

 

Se você perceber que seu aluno está faltando aos treinos com frequência, não deixe isso passar despercebido!

 

Antes de fechar a semana, entre em contato com ele para mostrar sua preocupação em relação aos motivos que podem estar impedindo sua presença na academia.

 

Essa atitude pode te ajudar a identificar problemas e evitar uma possível evasão.

 

Mas, como gerenciar o acompanhamento de tantos alunos de forma eficiente? A resposta é simples!

 

Usando um sistema de gerenciamento como o Sistema SCA, que registra automaticamente a presença de cada aluno ao passar pela catraca, atualizando o relatório de frequência todos os dias e contabilizando cada dia que ele não realiza o check-in na sua Academia.

 

 

 

7 - Tenha uma gestão eficiente e descomplicada na sua Academia

 

Para atender às expectativas dos alunos e garantir uma melhor experiência na sua Academia, é fundamental oferecer uma gestão fitness descomplicada, capaz de se adequar às suas demandas diárias.

 

Por esse motivo, é essencial que você escolha o melhor sistema de gestão fitness para obter os melhores resultados, conseguindo motivar e fidelizar seus alunos.

 

Um sistema eficiente de gestão de Academias como o Sistema SCA facilita o controle de acesso dos alunos, o gerenciamento de pagamentos, o agendamento de aulas, e outras funcionalidades que tornam o processo mais prático para seus alunos.

 

Além disso, você pode utilizá-lo para alcançar o máximo de performance em suas tarefas diárias e fornecer serviços excepcionais aos seus alunos, incluindo prescrições de treinos e avaliações físicas.

 

Agora que você já descobriu como motivar e fidelizar seus alunos, aproveite para ler também outros conteúdos em nosso blog e turbinar o desempenho da sua Academia!

 

Todas Postagens