Sistema SCA
Vender roupas fitness na academia: vale a pena?

Vender roupas fitness na academia: vale a pena?

23.12.2023 Dicas 23.12.2023
Você já pensou em vender roupas fitness na sua Academia para diversificar os seus serviços e impulsionar o seu faturamento? Neste texto, você vai descobrir as vantagens de entrar nesse mercado em expansão e como começar a vender roupas de treino de forma eficiente.

Alguma vez você já pensou em vender roupas fitness na sua Academia para diversificar os seus serviços e impulsionar o seu faturamento?

 

Atualmente, a busca por uma vida mais saudável por meio da prática regular de exercícios físicos tornou-se um objetivo comum para grande parte da população mundial.

 

Nesse cenário em expansão, a comercialização de roupas fitness se destaca como uma excelente oportunidade para potencializar sua receita.

 

Além do mais, as roupas de treino deixaram de ser exclusivas para quem pratica exercícios. Elas se tornaram uma escolha popular para o dia a dia de muitas pessoas.

 

Se você está considerando ingressar no mundo da moda fitness, principalmente se ainda não possui muita experiência, este texto foi escrito especialmente para você.

 

Antes de começarmos, vamos conhecer melhor as vantagens de se vender roupas de treino na sua Academia. Confira:

 

Benefícios ao vender roupas fitness

 

Com o aumento da procura por um estilo de vida mais saudável e confortável, o mercado de roupas de academia está em constante crescimento.

 

Vender roupas fitness pode ser uma excelente forma de aproveitar essa tendência e obter diversos benefícios, como:

 

  • Diversificação de receitas: A comercialização de roupas fitness pode adicionar uma nova fonte de receita para a sua Academia, contribuindo para a sua estabilidade financeira e crescimento.

 

  • Aumento do faturamento: Ao oferecer uma variedade de roupas fitness, você atrai consumidores que buscam não apenas os serviços tradicionais da academia, mas também produtos que complementem seu estilo de vida ativo.

 

  • Fidelização dos alunos: Oferecer produtos que vão além dos serviços convencionais fortalece o relacionamento com os alunos. Eles se tornam mais propensos a permanecer fiéis à sua Academia ao encontrar tudo o que precisam em um só lugar.

 

  • Expansão da marca: O comércio de roupas fitness pode ser uma vitrine adicional para o seu negócio. Itens com logotipo da academia ou designs exclusivos ajudam na promoção e expansão da identidade da sua marca.

 

  • Acompanhamento das tendências: Vender roupas fitness permite que sua Academia esteja alinhada com as últimas tendências da moda. Isso não apenas atrai um público mais amplo, mas também demonstra que sua Academia está atualizada e antenada às demandas do mercado.

 

  • Promoção do estilo de vida ativo: Ao oferecer roupas fitness, você promove não apenas um produto, mas um estilo de vida ativo. Isso incentiva seus alunos a adotarem hábitos saudáveis não apenas dentro da academia, mas também em seu cotidiano.

 

  • Potencial para parcerias: A venda de roupas fitness cria oportunidades para parcerias estratégicas. Colaborações com marcas de moda ou influenciadores do mercado fitness podem impulsionar ainda mais o reconhecimento da sua Academia.

 

  • Diferencial competitivo: Em um mercado competitivo, oferecer algo mais do que o convencional pode ser o diferencial que destaca sua Academia da concorrência.

 

Ao considerar os benefícios de vender roupas fitness, é possível perceber que essa estratégia vai além do aspecto comercial, impactando positivamente a imagem da academia, a satisfação dos alunos e, claro, os seus resultados financeiros.

 

Você já sabe que as roupas fitness podem aumentar o seu faturamento e a satisfação dos alunos na sua Academia.

 

 

Mas, como começar a vender esses produtos de forma eficiente? Neste guia, você vai aprender dicas práticas para iniciar e divulgar a sua loja de roupas fitness dentro da sua Academia. Confira:

 

1. Verifique a demanda dos seus alunos por esse tipo de produto

 

Um dos primeiros passos para saber se realmente vale a pena vender roupas fitness na sua Academia é pesquisar o perfil, as preferências e as necessidades dos seus alunos.

 

Você pode fazer isso por meio de questionários, entrevistas, observação ou análise de dados.

 

O objetivo é descobrir se os seus alunos têm interesse em comprar roupas de treino na sua Academia, quais são os tipos, tamanhos e modelos que eles mais gostam, quanto eles estão dispostos a pagar, com que frequência eles compram, entre outras informações.

 

Com esses dados em mãos, você poderá estimar o potencial de vendas das roupas fitness na sua Academia e definir o seu público-alvo.

 

Além disso, você poderá identificar as oportunidades e os desafios do mercado, como as tendências, as novidades e as demandas dos alunos.

 

A realização dessa análise inicial é essencial para que sua marca possa oferecer conteúdos e produtos atrativos, alinhados aos interesses dos clientes que chegam até sua Academia.

 

2. Analise a concorrência de outras lojas de roupas fitness

 

Para fortalecer as vendas de roupas de treino na sua Academia, é essencial analisar os concorrentes locais.

 

Avalie critérios como preço, qualidade, variedade, atendimento e inovação.

 

Compreender os pontos fortes e fracos da concorrência é fundamental para destacar-se no mercado e aprimorar sua oferta.

 

Com essa análise, você poderá definir o seu diferencial competitivo, ou seja, o que faz com que os seus alunos escolham comprar as roupas de treino na sua Academia e não em outro lugar.

 

Também é possível se destacar por oferecer roupas exclusivas, personalizadas, confortáveis, com descontos especiais, com facilidades de pagamento, entre outras vantagens.

 

3. Calcule seus custos

 

Um dos fatores que mais influenciam na rentabilidade do negócio de roupas fitness é o custo de aquisição, estoque e distribuição das roupas.

 

Você deve calcular quanto será gasto para comprar ou produzir as roupas, para armazená-las, para transportá-las, para expô-las, para vendê-las e para entregá-las aos seus alunos.

 

Também é necessário considerar os impostos, as taxas, as comissões, os encargos, os riscos, as perdas, as devoluções, as trocas, entre outros custos operacionais.

 

Com essas informações, você poderá definir o preço de venda das suas roupas fitness, levando em conta a sua margem de lucro e a percepção de valor dos seus alunos.

 

 

Não se esqueça de buscar um equilíbrio entre o preço que cobre os seus custos e que atrai os seus alunos.

 

Evite preços muito altos, que podem afastar os consumidores, ou preços muito baixos, que podem comprometer a sua rentabilidade.

 

4. Crie um planejamento financeiro eficiente

 

Para garantir o sucesso na venda de roupas na sua Academia, é essencial adotar um planejamento financeiro adequado.

 

Isso envolve uma análise cuidadosa dos custos de aquisição, gestão de estoque e estratégias de precificação.

 

Um planejamento sólido não apenas maximiza sua receita, mas também contribui para a satisfação dos alunos, fortalecendo a presença da sua Academia no mercado fitness.

 

5. Acompanhe o retorno sobre seus investimentos

 

Um dos indicadores que você deve acompanhar para saber se vale a pena vender roupas fitness na sua Academia é a margem de lucro, que é a diferença entre o preço de venda e o custo das roupas, dividida pelo preço de venda.

 

A margem de lucro mostra quanto você ganha a cada venda e quanto você pode reinvestir no seu negócio.

 

Você deve buscar uma margem de lucro que seja suficiente para cobrir os seus custos fixos e variáveis e para gerar uma reserva financeira.

 

Outro indicador que você deve monitorar é o retorno sobre o investimento, que é a relação entre o lucro líquido e o capital investido no negócio.

 

6. Valorize a diversidade das roupas fitness

 

Um dos fatores que mais influenciam na satisfação e fidelização dos seus alunos é a qualidade, o design e a variedade das roupas que você vende na sua Academia.

 

Ofereça roupas de treino que sejam adequadas ao tipo de atividade física que os seus alunos praticam, que sejam confortáveis, resistentes e modernas.

 

Disponibilize também roupas que atendam aos diferentes gostos e estilos dos seus alunos.

 

7. Invista nas estratégias de marketing e divulgação das roupas

 

A forma como você divulga as suas roupas fitness pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

 

Assim, uma boa estratégia de marketing é essencial para aumentar a visibilidade e a atratividade das suas peças.

 

Defina como serão divulgados os benefícios, as novidades, as promoções, os depoimentos, entre outros conteúdos relacionados às roupas que você vende na sua Academia.

 

Estabeleça quais serão os canais, as mídias, os horários, os públicos, os objetivos, os resultados, entre outros elementos da sua estratégia de marketing e divulgação.

 

Utilize os recursos que mais se adequem ao seu negócio, ao seu mercado e aos seus alunos, como o boca a boca, as redes sociais, o e-mail marketing, o WhatsApp, o site, entre outros.

 

É fundamental ressaltar que as redes sociais se transformaram nas principais ferramentas para divulgação e vendas. Por essa razão, é extremamente importante utilizá-las como parceiras estratégicas.

 

Uma pesquisa conduzida pela Bornlogic e Opinion Box revelou que 65% dos consumidores têm o hábito de procurar por produtos diretamente nas redes sociais.

 

Dessa forma, é recomendável criar perfis específicos para a sua loja de roupas fitness nas redes sociais, destacando exclusivamente os seus produtos.

 

 

Enfatize feedbacks positivos de alunos, interaja com os consumidores e promova constantemente suas peças fitness.

 

Além disso, aproveite ao máximo os “stories” para apresentar as novas coleções de roupas fitness, compartilhar os bastidores do dia a dia da sua Academia e muito mais!

 

8. Encontre os melhores fornecedores

 

Consiga, no mínimo, três fornecedores de qualidade para cada produto que você planeja vender na sua Academia.

 

Esses fornecedores podem variar desde marcas renomadas que você já acompanha há algum tempo até empresas internacionalmente reconhecidas. O importante é contar com diversas opções antes de iniciar suas vendas de roupas fitness.

 

Dedique tempo suficiente a essa etapa, pois ela desempenha um papel essencial no desenvolvimento do seu negócio.

 

Realize pesquisas detalhadas, visite os sites de cada fornecedor identificado e registre os nomes e contatos de todos aqueles que despertarem seu interesse.

 

Esse processo garantirá que sua Academia tenha acesso a diversas opções de fornecedores, contribuindo para o sucesso e a diversidade dos seus produtos.

 

Dica Extra: Valorize o pós-venda

 

No universo das vendas de roupas fitness na sua Academia, o comprometimento com o pós-venda é um diferencial estratégico que não apenas fideliza seus alunos, mas também fortalece a reputação da sua marca.

 

Aqui está a importância de se investir nesse aspecto do relacionamento com o seu cliente:

 

1. Construção de relacionamentos duradouros: Ao demonstrar interesse contínuo no bem-estar e satisfação dos clientes após a compra, você constrói uma conexão que vai além do aspecto comercial.

 

2. Personalização e atendimento individualizado: Utilize o pós-venda como uma oportunidade para oferecer um atendimento personalizado. Conheça as preferências dos seus clientes, esteja atento aos seus feedbacks e esteja disponível para resolver qualquer dúvida ou problema que possa surgir.

 

3. Feedback construtivo: Solicite feedbacks pós-compra para entender a experiência do cliente. Essas informações valiosas não apenas ajudam a aprimorar seus serviços, mas também mostram aos alunos que suas opiniões são valorizadas.

 

4. Ofertas exclusivas e programas de fidelidade: Crie programas de fidelidade ou ofereça descontos exclusivos para clientes que realizaram compras. Isso não apenas incentiva repetições de compra, mas também reforça o sentimento de pertencimento à sua Academia.

 

5. Resolução proativa de problemas: Esteja envolvido na resolução de quaisquer problemas que possam surgir. Uma resposta rápida e eficiente demonstra comprometimento com a satisfação do cliente.

 

Conheça os itens fitness mais vendidos na academia

 

Escolher as roupas fitness adequadas é essencial para garantir o bem-estar e o conforto dos seus alunos.

 

Além de proporcionar segurança e liberdade de movimento, as roupas fitness também podem expressar o estilo e personalidade de cada aluno.

 

 

Mas quais são as roupas fitness mais vendidas na academia? Quais são as tendências e as novidades do mercado? Confira algumas opções que fazem sucesso entre os praticantes de atividade física:

 

Camisetas

 

As camisetas são peças fundamentais no universo fitness, oferecendo conforto e versatilidade durante as atividades físicas.

 

Seja para atividades aeróbicas, treinos de força ou qualquer outra prática esportiva, as camisetas são peças "curingas" que se adaptam a diversas situações, contribuindo para o bem-estar e o desempenho dos alunos.

 

Tops

 

Os tops são essenciais para quem pratica atividade física, evitando desconfortos e lesões. Eles também podem ser usados como peças únicas ou por baixo de outras roupas, como camisetas e regatas.

 

Regata

 

A regata é uma peça padrão para quem inclui a atividade física na sua rotina. Elas são peças mais frescas, podendo ser usadas com tops por baixo, criando um contraste de cores e estampas.

 

As regatas mais vendidas na academia são as de tecido respirável, que absorvem o suor e as de modelagem solta, que dão mais liberdade e conforto.

 

Leggings

 

As leggings são peças indispensáveis no guarda-roupa fitness de qualquer pessoa.

 

Elas são versáteis, práticas e combinam com diversos tipos de exercícios, desde os aeróbicos até os de força.

 

Além disso, as leggings podem ser encontradas em diferentes cores, estampas, tecidos e modelagens, para agradar a todos os gostos e necessidades.

 

Shorts

 

Os shorts são peças ideais para os dias mais quentes ou para para atividades físicas ao ar livre, adaptando-se a diferentes práticas como corridas, musculação, danças e caminhadas.

 

A diversidade de estilos deve atender às preferências individuais, garantindo que todos encontrem a opção perfeita para o seu treino.

 

Macacões

 

Os macacões são peças que conquistaram o público feminino pela sua praticidade e beleza.

 

Eles são peças únicas, que dispensam o uso de outras roupas, e que modelam o corpo, valorizando as formas do corpo.

 

Os macacões também podem ser usados em diferentes ocasiões, desde a academia até o dia a dia.

 

Short-saia

 

O short-saia é um modelo que voltou à moda fitness e está sendo muito usado nas academias.

 

Essas peças combinam o short com a saia, criando um visual feminino e charmoso sem perder a discrição e a segurança.

 

Meias

 

As meias são um dos produtos esportivos mais importantes do mercado que podem ser vendidas em qualquer época do ano.

 

São peças que protegem os pés e os tornozelos, evitando bolhas, calos e machucados.

 

Boné

 

Os bonés são peças que protegem a cabeça e os olhos do sol, do vento e do suor. Eles também podem ser usados como acessórios para complementar o look e expressar a personalidade.

 

Tênis esportivo

 

Os tênis esportivos são peças que garantem a estabilidade, a aderência e o amortecimento dos pés, evitando torções, escorregões e impactos. Eles também podem influenciar na performance, no rendimento e na postura de quem os usa.

 

Como o SCA pode te ajudar a vender mais

 

Com o SCA, você terá acesso a diversas funcionalidades que irão agilizar a sua organização de vendas.

 

No SCA Online, por exemplo, você poderá exibir suas roupas fitness na vitrine de produtos sem gastar nada, permitindo que os alunos encontrem facilmente o que precisam pelo aplicativo de treino.

 

O sistema oferece também relatórios detalhados com: totais, custo médio, recebimento e lucro por produto ou venda, perfil dos consumidores por faixa etária, produtos mais vendidos, clientes que mais compram e muito mais.

 

Com base nessas informações, você poderá tomar decisões embasadas, otimizando suas estratégias de vendas para alcançar resultados ainda mais expressivos no seu negócio.

 

 

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite para conhecer o Sistema SCA, nossa plataforma completa para gestão de Academias.

 

Nele você conseguirá controlar as mensalidades, gerenciar o financeiro, criar treinos e muito mais.

 

Teste grátis agora mesmo!

Todas Postagens