Sistema SCA
Descubra 12 tendências fitness que vão agitar as academias

Descubra 12 tendências fitness que vão agitar as academias

15.05.2023 Marketing Dicas 15.05.2023
A 17ª edição da Worldwide Survey of Fitness Trends trouxe as novidades do mercado fitness que deverão estar em alta no 2° semestre de 2023. Nesse texto, apresentaremos as 12 maiores tendências, confira:

O American College of Sports Medicine (ACSM) publica anualmente a pesquisa “Worldwide Survey of Fitness Trends”, apontando as atividades que estarão em alta no mercado fitness.

 

Esse levantamento pode contribuir para que gestores de academias criem mais ofertas para seus clientes, aumentando assim as oportunidades de potencializar o seu faturamento.

 

Os resultados trazidos para 2023 mostraram que a tecnologia continua em destaque no cenário fitness. E além disso, outras tendências também vêm surgindo para movimentar o mercado fitness no 2° semestre de 2023.

 

Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil, afirmou que mesmo que o mercado brasileiro tenha suas características próprias, essa pesquisa contribui para que o setor fitness tome decisões de negócios levando em conta os desejos dos consumidores.

 

Sendo assim, as tendências fitness podem servir como caminho para um negócio de sucesso nesse mercado, por isso, ficar de olho nas inovações é uma ótima opção para quem quer revolucionar sua Academia.

 

Pensando nisso, trouxemos as maiores tendências do mercado fitness para o 2º semestre de 2023 para você se inspirar e implementar na sua Academia, tornando-a cada vez mais inovadora e produtiva. Confira:

 

1. Tecnologia Vestível

 

São dispositivos projetados para serem usados junto ao corpo e que vão desde relógios inteligentes até dispositivos de rastreamento capazes de monitorar calorias, frequência cardíaca, sono e muito mais.

 

Essa tendência tem causado um impacto significativo tanto no setor fitness quanto no estilo de vida das pessoas, ao oferecer uma variedade de funcionalidades que acompanham dados referentes à saúde e desempenho físico.


 

 

2. Treinamento de força com pesos livres

 

Essa atividade busca fortalecer ou manter a aptidão muscular, manipulando repetições, carga e seleção de exercícios com o propósito de alcançar metas específicas de condicionamento físico.

 

Priorizando a execução correta dos movimentos e a técnica de levantamento, essa prática inclui a utilização de barras, halteres ou kettlebells.

 

3. Programas de condicionamento físico para idosos

 

Esta é uma tendência que procura atender às necessidades de condicionamento físico da “melhor idade”.

 

De acordo com dados do IBGE, a expectativa de vida no Brasil subiu, de 76,8 para 77 anos. Esse mesmo levantamento apontou que homens chegam até 73,6 anos e mulheres atingem 80,5.

 

Isso tem feito com que as pessoas da melhor idade tenham o desejo e a necessidade de manter uma rotina ativa, com exercícios voltados para aperfeiçoarem o seu desempenho.

 

4. Treinamento de Aptidão Funcional

 

Trata-se de um método desenvolvido para aprimorar o equilíbrio, a coordenação e a resistência, contribuindo para um melhor desempenho nas atividades cotidianas.

 

Os programas de exercícios refletem as tarefas reais do dia a dia, podendo ser adaptado a diferentes níveis de condicionamento físico e faixas etárias.

 

5. Atividades físicas ao ar livre

 

Além de renovar as energias e conectar-se com a natureza, praticar exercícios em espaços abertos estimula a produção de vitamina D através da exposição à luz solar e aumenta a sensação de bem-estar.

 

Esta tendência sugere a realização de passeios, trilhas, yoga, ou até mesmo caminhadas em grupo.

 

As atividades podem ser curtas, eventos de um dia inteiro ou excursões planejadas de vários dias com desafios.

 

 

 

6. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)

 

O treino HIIT tem o objetivo de acelerar o metabolismo, melhorar o condicionamento físico e aumentar a queima de gordura, através de exercícios rápidos, com intervalos curtos, e supervisionados.

 

São atividades que podem ser executadas na esteira, em aulas de jump, pulando corda, em equipamentos de musculação, entre outros.

 

Esse treinamento conquistou a preferência de muitos alunos nos últimos anos e segue até hoje como uma grande tendência.

 

7. Empregar profissionais fitness certificados

 

Uma das tendências fitness que mais tem se fortalecido nos últimos anos é a contratação de profissionais certificados por instituições devidamente reconhecidas.

 

Essa busca pela excelência profissional se reflete no compromisso de fornecer um atendimento de qualidade aos alunos, garantindo orientações adequadas e personalizadas para alcançarem seus objetivos com sucesso.

 

Enfatiza-se também a importância da contratação de profissionais credenciados nos órgãos do CREF e CONFEF para que possam exercer sua profissão de forma legal e qualificada.

 

8. Treinamento pessoal

 

Essas práticas incluem a avaliação física e a elaboração de um programa de exercícios personalizado para atender às necessidades e metas específicas de cada aluno, levando em consideração seu condicionamento físico atual.

 

Tudo isso sob a orientação de um personal trainer capacitado, que fornece instruções técnicas de exercícios e monitoram o progresso com cada encontro do cliente.

 

 

 

9. Treinamento em Circuito

 

Essa tendência consiste em um agrupamento de aproximadamente 10 exercícios, que podem abranger várias partes do corpo e grupos musculares.

 

Esses exercícios são organizados em uma sequência predeterminada, na qual você passa de um exercício para o próximo sem descanso prolongado.

 

Geralmente, cada exercício é realizado por um determinado período de tempo ou um número específico de repetições antes de passar para o próximo.

 

10. Treinamento em grupo

 

Esse treinamento conta com profissionais qualificados que conduzem os indivíduos nos exercícios em grupo.

 

As aulas em grupo são cuidadosamente projetadas para atender a diferentes níveis de condicionamento físico, incorporando uma variedade de equipamentos e estilos de exercícios, incluindo ciclismo e dança.

 

Os treinamentos em grupo tendem a ser mais motivacionais e divertidos, favorecendo a interação e o desenvolvimento das habilidades individuais e coletivas dos alunos.

 

11. Coaching de Saúde/Bem-Estar

 

Nessa tendência, adota-se uma abordagem personalizada ou em pequenos grupos, em que o treinador oferece apoio, define metas e motiva os participantes.

 

O coach de bem-estar concentra-se no cliente, quais são seus valores, necessidades e objetivos usando técnicas de mudança de comportamento que visam a melhoria da qualidade de vida dos seus alunos.

 

A proposta desses serviços é ir além das questões fisiológicas, explorando as emoções para melhorar a performance nos treinos e a satisfação pessoal.

 

 

 

12. Aplicativo de treino para dispositivos móveis

 

A evolução tecnológica trouxe uma ótima ferramenta para os donos e frequentadores de academia: o aplicativo fitness.

 

Esses aplicativos são perfeitos para a maioria das pessoas que buscam a comodidade, conforto e a praticidade para realizar as suas atividades físicas.

 

Essas plataformas eliminam os custos extras com manutenção de impressoras e toners, além de ajudarem a academia reduzir os impactos à natureza com o descarte de papel.

 

Os aplicativos, além de serem mais práticos para os alunos, também ajudam o seu time de personal trainers.

 

Isso porque o aluno consegue acompanhar seus treinos de uma maneira intuitiva e não precisam da ajuda do instrutor a cada novo exercício.

 

Além disso, os aplicativos de treinos geram vários benefícios para o mercado fitness, tanto para a equipe de profissionais quanto para os alunos, como por exemplo:

 

  • maior praticidade para os alunos (de deslocamento e horário).
  • melhor controle e segurança de alunos on-line, já que fica tudo registrado.
  • maior flexibilidade de poder treinar a qualquer momento e lugar.
  • maior segurança nos pagamentos, uma vez que o aluno consegue pagar as mensalidades através do aplicativo.

 

Essa solução vem sendo adotada por muitas academias, afinal, ela melhora a comunicação com os alunos e professores, além de ajudar a potencializar os seus resultados.

 

 

 

Aplicativo de treino para alunos

 

Vimos a importância de se ter um aplicativo de treino em sua Academia e oferecer opções que garantam praticidade e qualidade dos exercícios aos seus alunos.

 

Esses aplicativos são projetados para fornecer orientação e suporte aos usuários em suas rotinas de exercícios.

 

E o Sistema SCA possui seu próprio aplicativo fitness.

 

Nosso aplicativo tem duas versões: o SCA Fit, que é destinado aos clientes do SCA Desktop e o SCA Aluno para clientes do SCA Online.

 

Ambos aplicativos possuem as seguintes funcionalidades:

 

  • Informações cadastrais.
  • Histórico de pagamentos de mensalidades, planos e matrículas.
  • Ficha de treino com animações.
  • Calendário de frequência.
  • Compras realizadas e produtos à venda.
  • Horários de acesso.
  • Visualizar e comparar as avaliações físicas.
  • Acesso por QRCode.
  • Aplicativo Online e Offline.

 

E não para por aí! Aproveite para testar grátis agora mesmo o Sistema SCA e conheça todas as outras inúmeras funcionalidades que o sistema possui. Nele você conseguirá controlar as mensalidades, gerenciar o financeiro, criar treinos e muito mais...

 

 

Não deixe de conferir também os outros conteúdos do nosso blog! Nele você encontrará dicas incríveis para potencializar os resultados da sua Academia.

Todas Postagens