Sistema SCA
Maximize o potencial da sua Academia estabelecendo parcerias fitness poderosas

Maximize o potencial da sua Academia estabelecendo parcerias fitness poderosas

22.02.2024 Dicas 22.02.2024
Descubra como oferecer serviços complementares na sua Academia por meio de parcerias com profissionais da área fitness, e aumente a satisfação e a fidelização dos seus alunos.

O cuidado com a saúde e o bem-estar tem ganhado cada vez mais relevância na vida das pessoas, e as academias devem estar atentas a essa realidade.

 
Nesse contexto, além de oferecer atividades físicas, os espaços fitness podem ampliar seu leque de serviços, proporcionando experiências mais completas e satisfatórias aos alunos.
 
Uma estratégia valiosa para alcançar isso é estabelecer parcerias com profissionais de saúde e do universo fitness em geral.
 
Essas parcerias não só irão agregar valor aos serviços oferecidos pela sua Academia, como também proporcionarão aos alunos a oportunidade de receber orientações personalizadas para maximizar seus resultados e garantir uma prática esportiva mais segura e eficiente.
 
Pensando nisso, no texto de hoje, trouxemos dicas incríveis sobre como você pode aumentar a satisfação e a fidelidade dos alunos da sua Academia por meio de serviços complementares que agregam valor à sua experiência de treino.
 
Antes disso, vamos explorar as vantagens que essas parcerias podem trazer tanto para a sua Academia quanto para os alunos. Confira:
 

Que parcerias formar na sua Academia?

 
Uma academia é um local dedicado à busca pelo aprimoramento da saúde, forma física e bem-estar. No entanto, compreendemos que apenas a prática de exercícios físicos pode não ser suficiente para alcançar esses objetivos.
 
Muitas vezes, os alunos necessitam de orientação e acompanhamento de profissionais qualificados, capazes de oferecer serviços complementares para potencializar os seus resultados.
 
Aqui estão algumas parcerias potenciais que sua Academia pode estabelecer:
 

Fisioterapeutas e massoterapeutas

 
A fisioterapia e a massoterapia são técnicas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas, tanto através da prevenção e tratamento de lesões, quanto do relaxamento e alívio do estresse.
 
 
Os benefícios dessas terapias para os frequentadores da academia são diversos:
 
  • Melhoram a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, acelerando a recuperação muscular e eliminando toxinas do corpo;

 

  • Previnem e tratam lesões, reduzindo o risco de afastamento dos treinos e melhorando o desempenho atlético;

 

  • Aliviam tensões musculares, dores e o estresse, promovendo uma sensação de relaxamento e bem-estar;

 

  • Corrigem posturas inadequadas, melhorando a biomecânica e funcionalidade do corpo;

 

  • Aumentam a flexibilidade, mobilidade e amplitude de movimento, facilitando a execução dos exercícios e prevenindo contraturas e encurtamentos.
 

Psicólogos e coaches

 
A atividade física não se limita apenas ao movimento do corpo; envolve também aspectos mentais e emocionais.
 
Por isso, muitas vezes, os alunos da sua Academia podem se beneficiar de um apoio psicológico e coaching para potencializar seus resultados, superar seus desafios e alcançar seus objetivos.
 
Tanto a Psicologia quanto o coaching se dedicam a compreender, orientar e desenvolver o ser humano, utilizando técnicas que estimulam o autoconhecimento, autoestima e inteligência emocional.
 
Veja alguns benefícios dessas abordagens para praticantes de atividade física:
 
  • Aumento da consciência sobre pontos fortes e fracos, crenças limitantes e oportunidades de melhoria;

 

  • Estabelecimento de metas claras, realistas e desafiadoras, alinhadas com valores, propósitos e sonhos;

 

  • Manutenção do foco, disciplina e persistência na execução do plano de ação, superando dificuldades e obstáculos;

 

  • Melhoria da autoconfiança e autoimagem, promovendo sensação de capacidade, satisfação e felicidade.
 

Profissionais de Medicina Esportiva e Preventiva

 
A prática de exercícios demanda cuidados específicos para evitar riscos e complicações. E é aí que entra a importância das parcerias com esses especialistas.
 
Ao integrar esses profissionais à sua Academia, você não apenas agrega valor aos seus serviços, mas também garante a segurança e qualidade para seus alunos.
 
A Medicina Esportiva e Preventiva concentra-se em prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar lesões e doenças relacionadas ao exercício, além de promover a saúde e o desempenho dos praticantes de atividade física.
 
Aqui estão alguns benefícios dessas parcerias:
 
  • Realização de uma avaliação médica prévia para avaliar a saúde, aptidão física e fornecer recomendações personalizadas para a prática de atividade física;
 
  • Prescrição de programas de treinamento individualizados, adaptados às necessidades, características e objetivos de cada aluno;
 
 
  • Acompanhamento do progresso e resultados do treinamento, ajustando o programa conforme necessário e fornecendo orientações sobre nutrição, descanso, recuperação e suplementação adequados;
 
  • Prevenção e tratamento de doenças e lesões decorrentes da atividade física, como doenças cardiovasculares, metabólicas, respiratórias, entre outras;
 
  • Reabilitação de alunos que sofreram lesões ou doenças que afetaram sua capacidade funcional.
 

Nutricionistas

 
Ao estabelecer parcerias com esses profissionais, você não apenas oferece aos seus alunos uma orientação alimentar personalizada, capaz de potencializar os resultados dos treinos e melhorar sua saúde, mas também amplia as oportunidades de receita para a sua Academia.
 
Aqui estão alguns benefícios dessa colaboração:
 
  • Avaliação nutricional abrangente, incluindo medidas antropométricas, bioimpedância e análise da composição corporal, para uma compreensão completa das necessidades individuais de cada aluno;

 

  • Prescrição de planos alimentares personalizados, adaptados às preferências e objetivos específicos de cada pessoa;

 

  • Acompanhamento contínuo e monitoramento dos resultados do plano alimentar, com ajustes conforme necessário para garantir o progresso e atender às demandas individuais de cada aluno, além de orientações sobre alimentação pré e pós-treino;

 

  • Prevenção e tratamento de doenças e distúrbios relacionados à alimentação, proporcionando uma análise abrangente à saúde;

 

  • Melhora do desempenho, rendimento e recuperação dos treinos, garantindo uma alimentação adequada e equilibrada, fornecendo os nutrientes necessários para energia, proteção, vitaminas e muito mais.
 

Lojas de artigos esportivos

 
Uma das formas de aumentar a receita e a visibilidade da sua Academia é estabelecer parcerias com lojas que vendem produtos relacionados à prática de atividade física, como roupas, equipamentos, suplementos, etc.
 
Essas parcerias podem aumentar a fidelização dos alunos, que podem se sentir mais motivados a frequentar a sua Academia e a se vestir adequadamente para os treinos.
 
Veja como essa parceria pode beneficiar a sua Academia:
 
  • Aumento do fluxo de pessoas na sua Academia, atraindo potenciais clientes que frequentam as lojas parceiras e se interessam pelos serviços oferecidos em seu estabelecimento;

 

  • Maior exposição da sua marca, utilizando os produtos das lojas parceiras como meio de publicidade para a sua Academia;

 

  • Acréscimo na receita da sua Academia, mediante uma comissão ou uma porcentagem sobre as vendas realizadas pelas lojas parceiras aos seus clientes;

 

  • Aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos, ao proporcionar aos alunos acesso a produtos de qualidade que atendam às suas necessidades e expectativas durante os treinos.
 

Empresas de delivery de alimentos saudáveis

 
Estabelecer parcerias com esses estabelecimentos pode ser uma estratégia inteligente para promover hábitos alimentares saudáveis entre os alunos da sua Academia.
 
Ao oferecer refeições balanceadas e nutritivas entregues na própria academia ou na residência dos alunos, você não apenas facilita a adesão a uma alimentação saudável, mas também promove conveniência e praticidade.
 
 
Confira os benefícios de firmar parcerias com empresas de delivery de alimentos saudáveis:
 
  • Aumento da adesão e da permanência dos alunos, proporcionando uma solução completa e integrada de treinamento e alimentação que atenda às suas necessidades;

 

  • Fidelização e satisfação dos clientes, ao oferecer um serviço confiável e seguro, garantindo a entrega dos alimentos na hora certa e nas condições ideais;

 

  • Ampliação da receita da sua Academia, por meio de comissões ou percentuais sobre as vendas realizadas pelas empresas parceiras aos alunos do seu negócio.
 
Existem muitas outras possibilidades de parcerias, que devem ser avaliadas de acordo com o perfil, os objetivos e as necessidades da sua Academia e dos seus alunos.
 
O importante é que as parcerias sejam baseadas em confiança, transparência e qualidade, e que gerem valor para ambas as partes envolvidas.
 
Vamos explorar agora as vantagens que essas parcerias podem oferecer:
 

Benefícios ao estabelecer parcerias na sua Academia

 
As vantagens de cultivar parcerias na academia são diversas e impactam positivamente tanto a instituição quanto seus parceiros e alunos. Algumas delas incluem:
 
  • Fidelização e retenção dos Alunos: Ao sentir-se valorizado e beneficiado com os serviços e vantagens oferecidos pela sua Academia, os clientes tendem a permanecer por mais tempo.

 

  • Captação de novos alunos: Promoções, eventos e recomendações dos parceiros e clientes satisfeitos podem atrair novos alunos em busca de uma experiência diferenciada.

 

  • Aumento da receita e lucratividade: Com o crescimento do número de alunos e a redução da taxa de cancelamento, além da economia nos custos de divulgação, a sua Academia obtém uma ampliação do faturamento.

 

  • Visibilidade e credibilidade: A exposição da marca em diferentes canais, aliada à associação com empresas de renome e confiança, fortalece a reputação da sua Academia no mercado.
 
Para que as parcerias sejam bem-sucedidas, é essencial planejar e executar as ações de forma estratégica, seguindo alguns passos fundamentais:
 

Como estabelecer parcerias com profissionais do ramo fitness

 
Para firmar essas associações, uma academia deve seguir alguns passos, tais como:
 

1. Identificar as necessidades e demandas dos clientes

 
O primeiro passo para formar parcerias com profissionais do universo fitness é compreender quais são as preferências dos alunos da sua Academia.
 
Para isso, é importante realizar pesquisas de opinião, entrevistas e questionários para descobrir as principais dificuldades, desejos e expectativas dos alunos em relação à saúde e ao treinamento.
 
 
Por exemplo, sua Academia pode descobrir que seus clientes estão interessados em:
 
  • Submeter-se a avaliações físicas e nutricionais antes de iniciar ou modificar o treinamento;

 

  • Receber orientações sobre a alimentação adequada para seus objetivo e metabolismo;

 

  • Participar de sessões de fisioterapia ou massoterapia para alívio de dores e tensões;

 

  • Acessar sessões de psicologia ou coaching para aumentar sua motivação, autoestima e disciplina;

 

  • Realizar consultas de medicina esportiva ou preventiva para prevenção ou tratamento de condições como hipertensão, diabetes, colesterol alto, entre outras.
 
Essas informações podem ajudar a sua Academia a definir quais serviços complementares são mais relevantes e atrativos para seus alunos, assim como identificar os profissionais de saúde mais adequados para oferecer esses serviços.
 

2. Selecionar profissionais qualificados

 
O segundo passo para estabelecer parcerias de sucesso é realizar uma pesquisa criteriosa e escolher os profissionais mais adequados para cada serviço complementar.
 
Ao fazer isso, é fundamental considerar diversos critérios, como:
 
  • Formação, experiência e especialização do profissional na área específica;

 

  • Disponibilidade, flexibilidade e localização do profissional em relação à sua Academia e aos alunos;

 

  • Qualidade, eficácia e segurança dos serviços oferecidos pelo profissional;

 

  • Compatibilidade, confiança e afinidade do profissional com os valores e o público-alvo da sua Academia.
 
Por exemplo, ao buscar profissionais de saúde, a sua Academia pode seguir estas orientações:
 
  • Para oferecer avaliação física e nutricional, é recomendável buscar um educador físico e um nutricionista com experiência em atender pessoas que praticam exercícios físicos, disponíveis para consultas na academia ou em seus próprios consultórios.

    Além disso, é importante que utilizem métodos confiáveis e seguros e tenham uma abordagem simpática e atenciosa com os alunos.
 
  • Já para a prescrição de treinamentos personalizados, é essencial encontrar um personal trainer com formação em educação física, experiência na elaboração e acompanhamento de treinos individuais ou em grupo, além de ser capaz de adaptar os exercícios às necessidades e aos objetivos dos alunos, mantendo uma postura motivadora e inspiradora.
 
  • Para oferecer serviços de psicologia e coaching, a sua Academia deve buscar profissionais qualificados, como psicólogos e coaches com especialização em psicologia do esporte, que tenham experiência no tratamento de questões emocionais e comportamentais relacionadas à prática de exercícios físicos.

    É importante que esses profissionais tenham proximidade com a academia e seus alunos, além de demonstrar empatia e respeito durante o atendimento.
 

3. Negociar as condições da parceria

 
O terceiro passo consiste em iniciar o contato e estabelecer as colocações da parceria.
 
É fundamental estabelecer um diálogo aberto e transparente com os profissionais, a fim de esclarecer as expectativas, responsabilidades e benefícios de cada parte envolvida.
 
 
Durante as negociações, é importante abordar os seguintes aspectos:
 
  • Remuneração dos profissionais, que pode ser por hora, por sessão, por cliente ou por pacote de serviços;

 

  • Cobrança dos alunos, que podem incluir pagamento avulso, planos mensais ou outras modalidades;

 

  • Divulgação dos serviços complementares, que pode ser por meio de materiais impressos, publicações em redes sociais e outras formas de marketing;

 

  • Agendamento e cancelamento dos serviços complementares, que pode ser por telefone, e-mail, aplicativo, dentre outros;

 

  • Avaliação e feedback, que pode ser por meio de questionários, depoimentos e sugestões, para garantir a qualidade dos serviços prestados.
 
Todos esses aspectos devem ser formalizados em um contrato ou termo de parceria, que deve ser assinado por ambas as partes.
 
Esse documento deve conter cláusulas detalhadas sobre as condições da parceria, bem como as consequências em caso de descumprimento por qualquer uma das partes.
 

4. Divulgar os serviços complementares

 
O quarto passo consiste em promover as atividades adicionais para os alunos da sua Academia.
 
Para isso, é importante empregar estratégias de marketing e comunicação que possam atrair e convencer os alunos a aderirem aos serviços oferecidos, tais como:
 
  • Destacar os benefícios e as vantagens dos serviços complementares para a saúde, o condicionamento físico e o bem-estar dos clientes;

 

  • Apresentar os profissionais responsáveis pelos serviços complementares, ressaltando suas qualificações, experiências e especialidades, para transmitir confiança e credibilidade;

 

  • Oferecer incentivos atrativos, como descontos exclusivos, brindes especiais, sorteios de prêmios ou outras vantagens para os alunos que optarem por contratar os serviços complementares;

 

  • Disponibilizar oportunidades para os clientes experimentarem os serviços complementares de forma gratuita ou a preços simbólicos, permitindo que conheçam a qualidade e o valor dos serviços antes de efetuar uma contratação;

 

  • Estimular o boca a boca e o compartilhamento nas redes sociais, incentivando os alunos satisfeitos a recomendarem os serviços complementares para amigos, familiares e colegas, ampliando assim o alcance e a visibilidade da sua Academia.
 
Ao implementar essas estratégias de divulgação e promoção, sua Academia estará preparada para aumentar a adesão, a receita e a fidelização dos alunos, além de construir uma reputação positiva e diferenciada no mercado fitness.
 

5. Monitorar a satisfação dos alunos e dos profissionais

 
O quinto passo é acompanhar de perto os resultados e a opinião tanto dos clientes quanto dos profissionais envolvidos nos serviços complementares.
 
 
Para isso, é fundamental coletar e analisar dados e feedbacks que permitam avaliar o desempenho, a qualidade e o impacto dos serviços oferecidos. Alguns aspectos a serem considerados incluem:
 
  • O número de alunos que aderiram aos serviços complementares, proporcionando uma visão clara da adesão e do interesse dos alunos;

 

  • O valor médio gasto pelos clientes nos serviços complementares, auxiliando na mensuração do retorno financeiro gerado pela parceria;

 

  • O índice de satisfação e de fidelização dos clientes em relação aos serviços complementares, avaliando o grau de contentamento e permanência dos alunos;

 

  • O nível de satisfação e de motivação dos profissionais de saúde com a parceria estabelecida, garantindo um ambiente colaborativo e favorável para ambas as partes;

 

  • O retorno financeiro e a reputação da academia advindos da parceria, permitindo uma análise abrangente dos benefícios e das oportunidades geradas.
 
Com base nessas informações e feedbacks, sua Academia estará pronta para tomar decisões estratégicas para aprimorar, ajustar ou encerrar a parceria, sempre buscando atender às necessidades e expectativas de todos os envolvidos.
 

6. Capacitar os colaboradores da academia

 
O sexto passo é investir no treinamento da sua equipe, garantindo que ela esteja pronta para informar, orientar e encaminhar os alunos de forma eficiente para os serviços complementares.
 
Os colaboradores da sua Academia desempenham um papel fundamental no atendimento, na interação e na satisfação dos alunos.
 
Portanto, é fundamental que estejam bem preparados para oferecer um serviço de excelência, que inclui os serviços complementares.
 
Ao capacitar os colaboradores da sua Academia, é importante levar em consideração alguns aspectos:

 

  • O conteúdo do treinamento, que deve ser relevante e abordar de forma clara e objetiva os serviços complementares oferecidos pela academia;

 

  • A metodologia de ensino, que deve ser dinâmica e interativa, estimulando a participação e o aprendizado dos colaboradores;

 

  • Os recursos e materiais didáticos necessários para o treinamento, que devem ser adequados e de qualidade para garantir a eficácia do processo;

 

  • A avaliação contínua do treinamento, por meio de feedbacks e acompanhamento, visando identificar pontos de melhoria e garantir a aplicação prática do conhecimento adquirido.
 

7. Estabelecer um canal de comunicação entre a academia e os profissionais

 
O sétimo passo consiste em criar um meio de diálogo eficiente entre você e os seus parceiros, possibilitando a troca de informações, dúvidas e sugestões sobre os serviços complementares.
 
Um canal de comunicação eficiente é aquele que permite uma interação precisa e cordial entre as partes envolvidas, promovendo o entendimento, a cooperação e a resolução de problemas, o que contribui para o sucesso da parceria.
 
 
Ao criar um canal de comunicação entre a academia e os profissionais, é importante considerar os seguintes aspectos:
 
  • O objetivo da comunicação, que pode incluir informar sobre novidades, solicitar informações adicionais, expressar feedbacks, entre outros;

 

  • O público-alvo da comunicação, que pode ser os clientes, os colaboradores, os gestores ou os próprios parceiros;

 

  • O meio de comunicação, que pode incluir reuniões presenciais, chamadas telefônicas, e-mails, mensagens instantâneas, entre outros;

 

  • A frequência da comunicação que seja adequada às necessidades e à dinâmica da parceria, podendo ser diária, semanal, mensal ou conforme necessário;

 

  • A linguagem da comunicação, que deve ser clara, objetiva e adequada ao contexto da mensagem e ao perfil do destinatário.
 

8. Atualizar periodicamente os serviços complementares

 
O oitavo passo é revisar constantemente as atividades complementares, garantindo que elas estejam alinhadas com as necessidades, demandas e tendências do mercado fitness.
 
O mercado fitness é dinâmico, competitivo e inovador, que está sempre em busca de novidades, de qualidade e de diferenciação.
 
Por isso, é preciso estar atento às mudanças que ocorrem no mercado, e que podem afetar os interesses, as preferências e as expectativas dos alunos.
 
Ao revisar e atualizar os serviços complementares, é fundamental considerar os seguintes aspectos:
 
  • A pesquisa, a análise e o monitoramento do mercado fitness, que devem ser realizados para identificar as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos, e para conhecer o comportamento e as preferências dos alunos;

 

  • A avaliação, a comparação e a adaptação dos serviços complementares, que devem ser realizados para verificar a relevância, a qualidade e a eficácia dos serviços, e para ajustar os serviços às necessidades, às demandas e às tendências do mercado;

 

  • A inovação, a criação e a implementação de novos serviços complementares, que devem ser realizados para surpreender, encantar e fidelizar os clientes, e para se destacar da concorrência e aumentar a reputação da sua Academia.
 

Dica extra: Publicidades no SCA

 
O SCA Online disponibiliza, gratuitamente, um aplicativo de treino gratuito para todos os seus clientes, o SCA Aluno.
 
Muitos deles aproveitam o espaço de promoções para fazer parcerias lucrativas com outras empresas. Por exemplo, alugam esse espaço para lojas locais divulgarem seus produtos ou serviços.
 
Ao promover estabelecimentos no seu aplicativo, você poderá garantir uma renda mensal extra, criando uma oportunidade de lucro adicional todos os meses. Não é o máximo?
 
 
Agora que você já sabe como estabelecer parcerias com profissionais da área fitness na sua Academia e potencializar os seus lucros, aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog e turbinar os seus resultados!
 
Aproveite também para conhecer o SCA, nosso sistema para gestão de Academias. Nele você conseguirá controlar as mensalidades, gerenciar o financeiro, criar treinos e muito mais. E o melhor de tudo, de uma maneira super rápida e eficiente.
 
Teste grátis por 15 dias!
Todas Postagens