Sistema SCA
08 dicas para promover o bem-estar na sua Academia

08 dicas para promover o bem-estar na sua Academia

25.04.2023 Dicas 25.04.2023
Você sabia que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e pode vender 37% a mais em comparação aos demais? Nesse texto separamos 08 dicas infalíveis para você usar na sua Academia que irão melhorar a saúde mental e performance de seus colaboradores. Confira!

Pesquisas apontam que a saúde mental dos colaboradores tem sido uma preocupação para o RH das empresas, principalmente por conta dos impactos causados pela pandemia COVID-19.

 

Problemas sobre a saúde mental não são muito abordados em Academias. Mas, é possível perceber que aqueles ambientes que cuidam do bem-estar de seus funcionários se destacam como os melhores lugares para se trabalhar.

 

Muitos colaboradores acabam passando mais tempo em seus empregos do que em casa. Dessa maneira, a saúde mental acaba sendo mais afetada pelas suas vivências no trabalho. Com academias é a mesma coisa, sem falar que a saúde mental de sua equipe pode impactar diretamente na produtividade.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e pode vender 37% a mais em comparação aos demais.

 

 

Outro estudo realizado pelo Instituto Gallup mostrou que além de melhorar o clima organizacional da empresa e proporcionar resultados positivos, empresas com funcionários satisfeitos tem 50% menos acidentes de trabalho.

 

Portanto, investir na felicidade dentro da sua Academia pode torná-la mais lucrativa e melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.

 

Por isso, é importante que toda a equipe se identifique e se sinta parte da sua Academia, para que o dia a dia de trabalho seja mais agradável e menos estressante.

 

Pensando no bem estar de sua Academia, vamos explicar sobre como você pode transformá-la em um ambiente preocupado com a saúde mental dos seus colaboradores.

Continue a leitura e confira!

 

1. Promova a comunicação interna na sua Academia

 

Peça ao departamento responsável de sua Academia que crie materiais referentes a saúde mental e ações como palestras, treinamentos e eventos.

 

Conte com profissionais capacitados para suas atividades, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas.

 

Todos os colaboradores valorizam uma Academia onde podem compartilhar suas preocupações e buscar suporte em momentos de dificuldades emocionais.

 

 

 

2. Tenha um canal de comunicação na sua Academia sobre saúde mental

 

Falar sobre questões referentes à saúde mental ainda pode ser desagradável para muitas pessoas.

 

Por isso, tente investir em um canal de comunicação na sua Academia em que seus colaboradores sintam-se à vontade para falar sobre seus problemas emocionais.

 

Certifique-se de transmitir à sua equipe a confiança de que este canal é seguro e está disponível para oferecer apoio, seja por e-mail, mensagem ou telefonema.

 

3. Ofereça benefícios corporativos direcionados à saúde mental na sua Academia

 

Sua Academia pode contribuir para o bem-estar de seus colaboradores oferecendo benefícios corporativos, como serviços de psicoterapia incluídos no plano de saúde.

 

Além disso, pode promover cursos de capacitação, programas de bem-estar, como aulas de yoga, meditação ou práticas de mindfulness.

 

Esses programas podem ser presenciais ou online, para se adequar às necessidades e preferências dos seus colaboradores.

 

4. Cuide do clima organizacional na sua Academia

 

Um ambiente de trabalho agradável, com boas relações entre todos os colaboradores e gestores, traz inúmeros benefícios para a saúde mental de todos.

 

Um deles é que os colaboradores se sentem mais valorizados e motivados.

 

Além disso, reconheça o trabalho dos seus funcionários. Celebre conquistas, promova programas de incentivo e recompense o bom desempenho. Demonstre que o trabalho deles é fundamental para o sucesso da sua Academia.

 

 

 

5. Motive os colaboradores de sua Academia com feedbacks positivos

 

Outra ferramenta importante para melhorar a saúde mental na sua Academia são os feedbacks positivos. Eles irão orientar os colaboradores em que estão acertando, ou como podem melhorar, sentindo-se mais confiantes e motivados.

 

Os feedbacks positivos também são essenciais para o sucesso da sua Academia, pois impulsionam não só os resultados da empresa, mas também reduzem a ansiedade e aumentam o controle dos profissionais sobre seu trabalho.

 

6. Invista na decoração da sua Academia

 

Investir em uma decoração temática pode ser útil para que as pessoas entendam a importância da ação sobre saúde mental na sua Academia.

 

Cores suaves, iluminação adequada, música agradável e uma decoração acolhedora podem ajudar a criar um ambiente ainda mais relaxante.

 

Além disso, você pode mostrar que sua Academia está participando de uma grande campanha sobre saúde mental.

 

Nesse cenário, tem-se o Janeiro Branco, que é uma campanha que pode ser trabalhada no ambiente profissional, propondo reflexões sobre a importância de se cuidar da mente.

 

 

 

7. Compartilhe experiências sobre saúde mental na sua Academia

 

Promova eventos na sua Academia com especialistas em saúde mental.

 

Procure compartilhar informações importantes sobre como cuidar da saúde mental, lidar com o estresse, ansiedade, depressão e outros problemas emocionais.

 

Encoraje os participantes a compartilharem suas próprias vivências, criando um espaço acolhedor e de apoio mútuo.

 

8. Promova momentos de descontração na sua Academia

 

Os programas de saúde mental e bem-estar precisam ter um pouco de diversão no dia a dia da sua equipe. Isso pode ajudar a aliviar o estresse  e mudar um pouco a rotina cansativa do trabalho.

 

Você pode distribuir ingressos para eventos culturais, promover aulas de dança, jogos em grupos e outras vantagens que gerem momentos de descontração entre seus colaboradores.

 

Ao promover essa união entre a sua equipe, você estará construindo um ambiente de trabalho produtivo e feliz, o que diminuirá a rotatividade de funcionários.

 

Agora que você já sabe como melhorar o bem estar da sua equipe, aproveite para turbinar a gestão da sua Academia com o Sistema SCA.

 

Nele você terá acesso ao controle de alunos, mensalidades, treinos, avaliações físicas, aplicativo de treino, controle de horários e muito mais.

 

 

Faça um teste grátis agora mesmo e descomplique a gestão da sua Academia!

Todas Postagens