Sistema SCA
Descubra como criar treinos incríveis para os alunos na sua Academia

Descubra como criar treinos incríveis para os alunos na sua Academia

30.11.2023 Dicas 30.11.2023
Desvende estratégias práticas para criar treinos surpreendentes na sua Academia, proporcionando uma experiência exclusiva aos alunos e impulsionando seu faturamento.

Elaborar uma ficha de treino personalizada para cada aluno é um dos principais desafios de um personal trainer ou gestor de academia.

 

Essa tarefa exige muito cuidado e atenção a fim de oferecer um programa de exercícios seguro e adequado.

 

Afinal, o treino é o principal “produto” que a sua Academia oferece e o que vai determinar a satisfação e a fidelização dos seus clientes.

 

Mas, como criar treinos exclusivos que atendam às necessidades individuais de cada aluno, considerando seus objetivos, características físicas e preferências?

 

E mais, como realizar esse processo de forma rápida, prática e eficiente, sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos na sua Academia e sem perder seu precioso tempo?

 

Pensando nessas questões, elaboramos um guia especial com dicas incríveis para você criar treinos que não apenas atendam, mas superem as expectativas dos seus alunos.

 

Antes de começarmos, vamos entender melhor o significado de “treino”:

 

O que é um treino?

 

Um treino é um conjunto de atividades físicas que visa melhorar algum aspecto da saúde, da performance ou da estética de uma pessoa.

 

Por exemplo, um treino de musculação é uma rotina de exercícios que tem como objetivo aumentar a força, a resistência e a massa muscular dos praticantes.

 

Existem diferentes tipos de treino, que podem variar de acordo com o objetivo, a frequência e a intensidade.

 

Alguns exemplos de treino são: treino funcional, treino intervalado, treino aeróbico, treino anaeróbico, treino de resistência, treino de velocidade, entre muitos outros.

 

Essas atividades envolvem diversos fatores como as preferências, as limitações e as necessidades de cada aluno.

 

Por isso, não basta seguir uma receita pronta ou copiar o que funciona para outras pessoas. É preciso elaborar um plano de treino individualizado, que respeite as características e as metas de cada um.

 

Um treino pode ter diferentes objetivos, como:

 

  • Aprimorar a resistência cardiovascular, a flexibilidade e a postura;
  • Aumentar a massa muscular e a força;
  • Reduzir o percentual de gordura;
  • Prevenir ou tratar lesões;
  • Melhorar a qualidade de vida, dentre muitos outros…

 

Quais são os elementos essenciais de um treino?

 

Embora a prescrição de treinos pareça ser uma tarefa simples, na prática exige bastante conhecimento e dedicação por parte dos profissionais responsáveis.

 

 

Imagine oferecer aos seus alunos não apenas um treino, mas uma experiência totalmente personalizada que os motiva, os desafia e os leva além de seus limites?

 

Para que um treino seja bem-sucedido, ele deve ser planejado de acordo com o perfil e as necessidades de cada aluno. Além disso, ele deve contar com alguns itens fundamentais como:

 

  • Aquecimento: É a parte inicial do treino, que busca preparar o corpo para os exercícios que virão a seguir.

    O aquecimento deve ser feito com movimentos leves e moderados, que aumentem a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a circulação sanguínea, além de lubrificar as articulações e ativar os músculos.

 

  • Parte principal: É a parte mais intensa do treino, que envolve os exercícios específicos para o objetivo do aluno.

    A parte principal pode ser dividida em diferentes tipos de treinamento, como:

 

  • Treinamento aeróbico: É o treino que utiliza o oxigênio como fonte de energia para os músculos.

    Alguns exemplos de exercícios aeróbicos são: caminhada, corrida, ciclismo, natação, dança, entre outros.

    Essa modalidade de treino melhora a capacidade cardiorrespiratória, a resistência muscular, o gasto calórico e a saúde em geral.
     
  • Treinamento anaeróbico: É o treino que utiliza outras fontes de energia para os músculos, sem a presença de oxigênio.

    Conheça alguns exemplos de exercícios anaeróbicos: musculação, treinamento funcional, crossfit, entre outros.

    Esse tipo de treino aumenta a massa muscular, a força, a potência, a velocidade e a definição corporal.
     
  • Treinamento misto: É o treino que combina exercícios aeróbicos e anaeróbicos, alternando períodos de maior e menor intensidade. São exemplos de treinamento misto: circuito, HIIT, tabata, entre outros.

    O treino misto proporciona os benefícios dos dois tipos de treinamento, além de aumentar o metabolismo e a queima de gordura.

 

  • Volta à calma: É a parte final do treino, que tem como objetivo recuperar o corpo dos esforços realizados na parte principal.

    Esse processo deve ser realizado com movimentos suaves e relaxantes, que diminuam a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de alongar os músculos e prevenir cãibras, dores e lesões.
     

Estratégias para elaborar treinos personalizados para seus alunos

 

Agora que você já sabe o que é um treino e como ele é estruturado, veja algumas dicas valiosas de como criar treinos para os alunos na sua Academia, de forma simples e eficiente:

 

Conheça o seu aluno

 

Antes de criar um treino na sua Academia, você precisa conhecer o perfil do seu cliente, suas características, suas necessidades e os seus objetivos.

 

 

Para isso, você pode utilizar a Anamnese, que é uma entrevista que coleta informações sobre o histórico de saúde, os hábitos de vida, as preferências, as limitações e as expectativas do aluno.

 

Além disso, é necessário realizar uma avaliação física, que consiste em uma série de testes que medem o peso, a altura, o índice de massa corporal, o percentual de gordura, a circunferência abdominal, a pressão arterial, entre outros parâmetros do aluno.

 

Com esses dados, você poderá definir o objetivo, a intensidade, a frequência e a progressão do treino do seu aluno, tudo isso de acordo com as suas individualidades e possibilidades.

 

Escolha os exercícios adequados

 

Depois de conhecer seus clientes, é hora de criar o plano de treinos.

 

Isso envolve escolher os exercícios certos para cada aluno com base em seus objetivos e limitações, além da disponibilidade de equipamentos e de espaço na sua Academia.

 

Você deve selecionar os exercícios que sejam mais eficientes, seguros e motivadores para o seu aluno, variando os estímulos e evitando o tédio e o desinteresse.

 

Utilize diferentes modalidades de exercícios, como: máquinas, pesos livres, elásticos, bolas, cordas, escadas, cones, entre outros.

 

Não se esqueça de explicar e demonstrar cada exercício para o seu aluno, corrigindo a postura e a execução, além de fornecer orientação sobre a respiração e a concentração.

 

Acompanhe e avalie os resultados

 

Verifique se os alunos estão seguindo as suas orientações, evoluindo, se estão satisfeitos com a sua Academia e alcançando seus objetivos.

 

Para isso, mantenha um registro do treino do seu aluno, anotando as datas, os exercícios, as cargas, as séries, as repetições, as frequências, e outros dados importantes.

 

Além disso, faça uma reavaliação física periodicamente, comparando os resultados com os da avaliação inicial e observando as mudanças ocorridas no peso, na composição corporal, na capacidade cardiorrespiratória e na resistência do seu aluno.

 

Através de todas essas informações, será possível ajustar o treino, aumentando ou diminuindo a intensidade, a duração e a variedade dos exercícios.

 

Mantenha os alunos motivados

 

Manter os alunos motivados é fundamental para garantir que eles continuem frequentando sua Academia e se empenhando nos treinos.

 

A motivação é um fator que influencia diretamente o comportamento, a dedicação e o desempenho dos alunos.

 

Certifique-se de elogiar seus alunos, reconhecendo seus esforços e suas conquistas. Isso irá aumentar a autoestima, a confiança e a satisfação dos seus clientes, além de reforçar o vínculo entre você e eles.

 

 

Além disso, promova a interação social entre os alunos, criando um ambiente acolhedor e amigável na sua Academia, o que irá gerar um sentimento de pertencimento e de comunidade.

 

Crie treinos profissionais na sua Academia com o SCA

 

Se você deseja prescrever treinos profissionais e personalizados para os seus alunos, mas não dispõe de muito tempo para fazer isso de forma eficiente, saiba que é possível contar com a ajuda do SCA, um sistema de gestão que oferece uma solução completa e integrada para a sua Academia.

 

O SCA permite que você crie, gerencie e controle os treinos dos seus alunos, de forma rápida e prática, utilizando as melhores técnicas e ferramentas.

 

Com o SCA, você pode:

 

  • Fazer a anamnese e a avaliação física dos seus alunos, usando um questionário personalizado contendo informações como: altura, índice de massa corporal, índice de adiposidade corporal, o percentual de massa magra, de água corporal e muito mais.

 

  • Criar os treinos dos seus alunos, usando um banco de dados com mais de 600 exercícios, divididos por técnica específica, modalidade, grupo muscular trabalhado, etc.

    É possível selecionar os exercícios e definir os parâmetros de cada um, como carga, série, repetição, intervalo de descanso, dentre outros.
     
  • Reavaliar e ajustar os treinos dos seus alunos, usando os dados coletados pelo SCA, que permite que você compare os resultados das avaliações físicas e dos treinos dos seus alunos, observando as mudanças ocorridas no peso, na composição corporal, na capacidade cardiorrespiratória, na flexibilidade, dentre outros.

    Com essas informações, você poderá reavaliar os treinos dos seus alunos, aumentando ou diminuindo a intensidade, duração e variedade dos exercícios.
     

Aumente seu faturamento exibindo seus vídeos do youtube no aplicativo de treino

 

Outro grande diferencial do SCA é que você tem a possibilidade de gravar seus próprios vídeos no youtube e disponibilizá-los no aplicativo de treino, proporcionando um acompanhamento mais personalizado e exclusivo para seus alunos.

 

 

Com essa incrível funcionalidade você conseguirá:

 

  • Melhorar o branding da sua marca: os vídeos podem transmitir a personalidade, os valores e os diferenciais da sua Academia, criando uma percepção de valor positiva nos seus alunos e potenciais clientes.

 

  • Oferecer consultorias para alunos em todo o mundo: você poderá gravar os treinos e oferecer um acompanhamento personalizado e individualizado para os seus alunos, mesmo que eles estejam a milhares de quilômetros de distância. Assim, você amplia o seu alcance e aumenta o seu faturamento.

 

  • Diferenciar-se da concorrência: Disponibilizando vídeos exclusivos no aplicativo de treino, você proporcionará um serviço de alta qualidade e valor agregado para seus alunos. Crie planos de treino personalizados e adaptados ao perfil de cada aluno, acompanhando sua evolução, dando feedbacks e orientações específicas. Isso irá mostrar todo o profissionalismo e excelência dos seus serviços, conquistando cada vez mais a confiança e a fidelidade dos seus clientes.

 

Benefícios de usar o Sistema SCA para criar treinos

 

Ao usar o Sistema SCA para criar treinos profissionais na sua Academia, você terá inúmeros benefícios, tanto para você, quanto para os seus alunos e para o seu negócio. Veja alguns deles:

 

  • Para você: É possível economizar tempo, dinheiro e trabalho. O SCA facilita e agiliza o processo de criação, gestão e controle dos treinos dos seus alunos, sem precisar de papel, caneta, planilha, entre outros recursos.

    Você também poderá aumentar a sua credibilidade, usando um sistema que oferece mais de 600 exercícios, com animações, vídeos do youtube, descrições e instruções, além de gráficos e relatórios que mostram a evolução e o desempenho dos seus alunos.

 

  • Para os seus alunos: Seus alunos terão uma experiência de treino surpreendente e inspiradora, por meio de um aplicativo gratuito que exibe treinos personalizados e profissionais.

    Esses treinamentos são adaptados individualmente conforme o perfil, características, e metas de cada aluno. Além disso, através de relatórios detalhados é possível avaliar o progresso dos alunos, permitindo ajustes quando necessário.

 

  • Para a sua Academia: O SCA poderá te ajudar a aumentar a sua produtividade, qualidade e a sua rentabilidade, permitindo que você atenda mais alunos, com mais eficiência e mais segurança.

    Você também poderá aumentar a sua competitividade e a sua reputação, pois, o SCA oferece uma solução completa e integrada para a gestão dos treinos dos seus alunos, que é um dos principais diferenciais e atrativos de uma academia.
     


Agora que você já sabe como elaborar treinos incríveis para os alunos na sua Academia, aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog e turbinar os seus resultados!

 


 

Aproveite também para conhecer o SCA, nosso sistema para gestão de Academias. Nele você conseguirá controlar as mensalidades, gerenciar o financeiro, criar treinos e muito mais. E o melhor de tudo, de uma maneira super rápida e eficiente.


Teste grátis por 15 dias!

Todas Postagens