Sistema SCA
Maiores tendências do mercado fitness para o 2º semestre de 2022

Maiores tendências do mercado fitness para o 2º semestre de 2022

16.08.2022 Dicas 16.08.2022
O mercado fitness foi uma das áreas que mais cresceu em empreendimentos e lucros esse ano. Por isso, separamos as maiores tendências desse mercado para o 2º semestre de 2022. Confira no blog!

Maiores tendências do mercado fitness para o 2º semestre de 2022

 

O mercado fitness foi uma das áreas que mais cresceu em empreendimentos e lucros em 2022.

 

De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o mercado fitness brasileiro faturou US$ 2,1 bilhões só em 2019, sendo o terceiro maior das Américas.

 

E esse destaque se deve, principalmente, à crescente conscientização sobre a busca de hábitos saudáveis, para a prevenção de doenças e uma maior qualidade de vida.

 

Entretanto, com a pandemia, os gestores de academias, em 2020 e 2021, precisaram se reinventar para manter os alunos motivados e trazer novos ao seu negócio.

 

Dessa forma, opções de aulas on-line, campanhas e estratégias de marketing e exercícios ao ar livre foram algumas das tendências que o mercado fitness usou para se reinventar e aplicar até o ano de 2022.

 

Por isso, nós da SCA separamos as maiores tendências do mercado fitness para o 2º semestre de 2022, que você pode empregar em sua academia agora mesmo! 

 

Mas antes disso, trouxemos um histórico de como funciona esse mercado e os seus principais desafios.

 

Boa leitura!

 

Como funciona o mercado fitness?

 

Esse mercado, principalmente das academias, funciona com base em três modelos de negócio:

 

  • novas empresas;
  • licenciamento;
  • franquia.

 

Para quem quer começar no setor e abrir sua academia, o ideal é já ter conhecimentos especializados sobre educação física, por exemplo, e buscar por colaboradores também profissionalizados.

 

Por isso, é importante aprender sobre administração e gestão para academias, buscar um sócio com as mesmas visões e conhecimento ou o apoio de consultores especializados.

 

A opção de licenciamento traz algumas vantagens como a possibilidade de adaptação do negócio. Já que ao trabalhar com marcas consolidadas no mercado, você elimina etapas no processo de conquista de clientes.

 

Quando o seu negócio ainda não é muito conhecido, o ideal é investir de primeira em estratégias de marketing para divulgá-lo e se aproximar do seu público-alvo.

 

Já no modelo de franquias, é preciso seguir as determinações do dono da marca, que estuda e planeja o design, campanhas de marketing, serviços oferecidos, além de assumir uma boa administração para academia.

 

É importante, primeiramente, entender como funciona o mercado fitness para você entender melhor onde encaixa seu negócio, seu porte, suas dores e soluções necessárias para o sucesso de sua academia e consolidação no mercado.

 

Quais os principais desafios no mercado fitness?

 

Um dos setores mais afetados durante a pandemia foram as academias.

 

As que não fecharam, tiveram que se adaptar com aulas on-line, capacitações de profissionais a essa nova realidade e com estratégias de marketing para motivar e atrair alunos.

 

 

Mas com as vacinas e a melhora da situação, em 2022, muitos negócios reabriram e tiveram sua chance de aumentar suas estratégias e seus alunos.

 

Entretanto, alguns desafios no mercado fitness continuaram como:

 

  • digitalização dos treinos;
  • aulas on-lines com profissionais capacitados;
  • segurança e higienização dos equipamentos;
  • condições especiais, como promoções e descontos para atrair clientes e motivar os antigos para uma fidelização.

 

A incerteza também de que a situação da pandemia poderia cessar ou voltar também é um dos grandes pontos que as academias devem se preparar.

 

Dessa forma, o desafio maior é planejar a saúde financeira do seu negócio e garantir uma oferta de serviços com opções on-line e presencial igualmente de qualidade.

 

Atender a nichos específicos, como a melhor idade e as PCDs, também é um desafio a ser levado em conta, uma vez que as academias devem ser acessíveis para todos que querem buscar uma qualidade de vida mais saudável.

 

 

 

 

 

Maiores tendências do mercado fitness para 2022

 

Dentro do mercado fitness, as academias seguem como opção para treinos regulares e flexíveis, com possibilidades de aulas onlines, presenciais e até ao ar livre.

 

 

Atualmente, muitas academias têm feito adaptações para atrair mais clientes, como:

 

  • aulas diferenciadas;
  • aulas em grupos;
  • aulas com preços acessíveis e descontos em grupos;
  • maior orientação por parte de educadores físicos profissionalizados.

 

Pensando nisso, trouxemos 6 das maiores tendências para você empregar na sua academia no 2º semestre do ano e já iniciar 2023 com sucesso e conhecido no mercado fitness!

 

 

1- Personal Trainer e consultorias

 

Pessoas que têm rotinas agitadas e desejam uma atenção maior podem preferir contratar um personal trainer ou até um consultor, para um atendimento individual e especializado.

 

E o personal trainer é um profissional que atende em diferentes locais, a fim de motivar e acompanhar os treinos de perto.

 

Dessa forma, com personal trainers qualificados e flexíveis fica mais fácil seguir a agenda dos seus alunos e obter os resultados esperados, como motivar e fidelizá-los.

 

Também pode trabalhar junto às suas equipes de personal, profissionais como nutricionistas, endocrinologistas e nutrólogos.

 

 

 

 

2- Uso de aplicativos

 

Distantes dos locais onde costumavam se exercitar, muitas pessoas recorrem a planos de aula e conteúdos online para orientá-las durante o treino.

 

Dessa forma, surgiram aplicativos dedicados a disseminar informações e facilitar o contato de profissionais com seus alunos.

 

Principalmente por conta dos acontecimentos dos últimos anos, essa tecnologia tende a permanecer ativa, agregando serviços de interesse para o público-alvo dos negócios fitness.

 

3- Aulas Online

 

Como já comentamos, a digitalização agora é uma realidade no mercado fitness, sobretudo nas academias e o modo como são ofertadas as aulas.

 

Devido à comodidade e praticidade que o online trouxe, para conquistar e fidelizar mais clientes é necessário oferecer aulas online de qualidade com uma boa opção de horários.

 

Uma saída inteligente para continuar entregando os serviços da academia com qualidade é oferecer as aulas ao vivo e gravadas para aqueles que não puderam comparecer.

 

Estar também engajado e presente nas redes sociais ajuda a divulgar melhor suas aulas e serviços.

 

Realizar a transmissão de uma aula especial ao vivo pode engajar os clientes e conseguir novos alunos interessados.

 

4- Exercícios ao ar livre

 

Com a necessidade de se proteger da Covid-19, também popularizou os passeios e exercícios ao ar livre.

 

Além de permitirem momentos de relaxamento, mantendo a distância recomendada pelas autoridades de saúde, essa prática também trouxe mais bem-estar para aqueles buscando melhor qualidade de vida.

 

Essa é uma forma diferente de oferecer aulas em sua academia: seus profissionais qualificados marcam encontros em lugares abertos e próximos à natureza, como praças e parques, garantindo maior motivação dos seus alunos.

 

 

 

 

5- Adaptação dos treinos

 

Ao invés de oferecer apenas planos fixos, no mercado fitness vimos que é necessário adaptar os serviços a diferentes contextos, como oferecer maior disponibilidade de tempo e espaço por parte dos alunos.

 

Utilize e analise planos formados apenas por treinos básicos, aulas especiais, online ou pacotes que possam mesclar diferentes serviços.

 

Estudando a realidade de seu negócio e possuindo uma boa administração para academia, esses são alguns exemplos de soluções flexíveis para atrair vários perfis de alunos e mantê-los para 2023.

 

6- Business intelligence

 

O mercado fitness está cada vez mais competitivo.

 

Por isso, as academias têm investido em tecnologia e adotando ferramentas de Business Intelligence (BI).

 

Essas ferramentas auxiliam o gestor na tomada de decisão e a encontrar melhores soluções para seu negócio, seja a nível de atendimento do cliente até informações sobre as melhores formas de investir em recursos financeiros.

 

Outra funcionalidade é a criação de relatórios interativos e automatizados que auxiliam os gestores a conduzir a empresa, com a finalidade de monitorar indicadores essenciais para o sucesso do negócio.

 

Implementar tecnologias voltadas à inteligência do negócio, como o uso de software como o do SCA, faz com que sua academia tenha:

 

  • resultados mais rentáveis;
  • se comunique melhor com seu público;
  • analise os resultados do primeiro semestre, para não repetir erros no segundo.

 

 

 

Mercado fitness 2022: como o SCA pode te ajudar?

 

Apesar dos tempos de crise, o mercado fitness continua sendo uma opção promissora no Brasil tanto para o 2º semestre de 2022, quanto para o início de 2023.

 

Dessa forma, vale investir em conhecimentos sobre gestão para academias, possuir profissionais qualificados, boas estratégias de marketing, controle de alunos e tendências sempre reinventando seu espaço.

 

E para organizar melhor suas estratégias, controles financeiros e de alunos, por exemplo, é essencial ter um sistema de gestão de qualidade.

 

Com um bom sistema de gestão, você administra sua academia como controle de pagamentos atrasados, inadimplências, entrada e saída de alunos, além de te ajudar na organização de suas estratégias, consolidando cada vez mais sua marca no mercado fitness.

 

E nós do sistema SCA oferecemos um software seguro e de qualidade a você, garantindo uma eficiente administração para academia.

 

Oferecemos também todo o suporte que você precisa contando com uma central de ajuda em nosso site, que possui informações sobre nossos planos, cursos e sistema.

 

Quer saber mais? Entre em contato e faça um teste grátis agora mesmo!

 

Não deixe também de acompanhar nossos conteúdos no blog!

 

Todas Postagens