Sistema SCA
Quais os benefícios do CRM para as academias?

Quais os benefícios do CRM para as academias?

21.02.2022 Dicas 21.02.2022
O CRM é um sistema de gestão que vem ajudando diversas academias a inovarem, trazendo tecnologia, praticidade e avanço em seus serviços. Elaboramos um texto com tudo o que você deve saber sobre essa ferramenta.

Suas estratégias de relacionamento com seus alunos estão fluindo como deveriam? Você tem se empenhado para promover uma experiência de proximidade com as pessoas que frequentam os treinos da sua academia? É para isso que serve o CRM.

 

Para quem atua na área de fitness, saúde e bem-estar, esses desafios podem ser ainda mais intensos e, por essa razão, você não deve abrir mão de contar com um CRM para academias.

 

Você pode até já ter ouvido falar, mas saberia dizer quais são os benefícios associados a essa tecnologia e de que formas ela pode contribuir para o sucesso do negócio?

 

Independentemente da sua resposta, preparamos este artigo para contar tudo sobre o CRM para academias e como implementá-lo em seu negócio! Continue a leitura!

 

O que é CRM para academia?

 

Vamos começar pelo conceito: a sigla deriva do inglês Customer Relationship Management que, em tradução livre, podemos interpretar como a administração ou o gerenciamento do relacionamento com o cliente.

 

Esse termo é designado para definir um software de computador que pode oferecer diversas informações relevantes sobre o público e o próprio negócio em apenas um local.

 

Centralizando esses dados cruciais, as academias podem (e devem) os interpretar para melhorar a gestão, as decisões e as escolhas dos administradores e gerentes.

 

O principal objetivo do CRM para academia é garantir que os gestores possam identificar com mais precisão as falhas e oportunidades que surgirem no funcionamento do estabelecimento.

 

Por que ter um CRM na minha academia?

 

O CRM para academias consiste na coleta de dados, visando sempre as necessidades do cliente.

 

Assim, as vantagens em utilizar esse tipo de sistema podem mudar de negócio para negócio, porém, é muito importante destacar algumas vantagens cruciais do sistema. São elas:

 

Feedbacks

 

O CRM para academia permite um recolhimento mais eficiente de feedbacks dos próprios alunos, o que pode dar ao seu negócio a chance de classificar e organizar os clientes de acordo com suas preferências.

 

Esses detalhes podem parecer simples em um primeiro momento, mas o fato é que farão uma grande diferença na hora de designar novos horários, investir em estratégias diferentes ou até de contratar funcionários com determinadas especializações.

 

Marketing

 

O CRM para academia também pode ser muito útil na definição das ações de divulgação e de marketing, já que o sistema centraliza todas as informações relevantes.

 

Conhecendo os resultados obtidos e os níveis de satisfação do cliente, fica muito mais fácil definir qual o tipo de merchandising que mais combina com o seu público-alvo.

 

Relatórios

 

Vale lembrar que um dos diferenciais do CRM é que ele permite a produção de relatórios periódicos, o que traz um diferencial competitivo gigantesco para a sua academia.

 

Afinal, dessa maneira fica muito mais fácil analisar os resultados obtidos, compreender quais são as ações mais efetivas e em quais áreas você deve realinhar as estratégias para um desempenho mais positivo.

 

Integração

 

Para podermos realmente analisar, distribuir e utilizar as informações captadas dos alunos, é preciso garantir que elas estejam em um único sistema, como forma de organização.

 

Ao adotar um CRM, essa integração não é problema algum: histórico de planos e negociações, envios de e-mails, telefonemas e orçamentos, enfim, tudo isso (e ainda mais) estará reunido e disposto em somente um único lugar.

 

Relacionamento

 

Além de alertar sobre datas importantes, ele informa sobre a frequência do aluno na academia. Os serviços oferecidos passam a ser realizados de uma maneira muito mais organizada.

 

A resolução das dúvidas e dos possíveis contratempos dos seus alunos será uma tarefa bem mais simples, proporcionando rapidez e eficiência para os processos de atendimento, o que reforça o bom relacionamento academia/aluno.

 

 

Como funciona o CRM para academia e como o Sistema SCA pode te ajudar?

 

No que diz respeito ao funcionamento de um sistema CRM para academias, podemos destacar a automatização de determinadas tarefas e a integração entre as áreas do negócio.

 

O Sistema SCA possui um CRM como recurso próprio. Ou seja, além dos diversos recursos do SCA como controle de acesso, envio de mensagens, controle financeiro e avaliação física, ainda é possível ter:

 

  • Segmentações personalizadas por tags, bairro, cidade e dados cadastrais.
  • Listagem de visitantes podendo enviar e-mails/sms para os interessados
  • Mensagens por Whatsapp, E-mail, SMS ou notificações no aplicativo do aluno;
  • Pesquisa de NPS automática realizada a cada seis meses;
  • Publicidades no aplicativo do aluno com promoções, eventos e tudo que você precisar;
  • Cobrança automática por e-mail antes do vencimento, em dias personalizáveis, dia do vencimento e após o vencimento;
  • E-mails personalizados com publicidades em geral.

 

Comece agora uma avaliação gratuita e comprove todas as funcionalidades de um sistema de gestão de academias completo!

Todas Postagens