Sistema SCA
Qual é a diferença entre personal trainer e coach esportivo?

Qual é a diferença entre personal trainer e coach esportivo?

04.01.2022 Dicas 04.01.2022
Com tantas opções no mercado, escolher entre um coach esportivo ou personal trainer pode ser uma tarefa difícil. Por isso, elaboramos uma definição desses dois profissionais com suas diferenças e semelhanças que auxiliam na sua decisão.

Ao escolhermos fazer algo que não estamos acostumados, é comum que optemos por profissionais da área com experiência para nos auxiliar. Atualmente, os personal trainers e coaches tem se tornado muito requisitados pelas academias.

 

 As duas profissões têm objetivos em comum: ajudar o aluno a ter uma melhor qualidade de vida por meio dos exercícios físicos. Porém, existem diferenças entre elas, como o foco de trabalho na mente das pessoas, ou no físico.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre a diferença entre eles e qual se enquadra melhor para o seu tipo de treino, está no lugar certo. Elaboramos definições e comparativos entre coach e personal que irão te ajudar na decisão!

 

O que é um Personal Trainer?

 

O Personal Trainer é um profissional com formação em Educação Física com capacidades para elaborar, misturar e supervisionar treinos físicos às pessoas que querem começar uma vida desportiva mais ativa.

 

Se você está querendo começar a frequentar uma academia e não sabe como começar o seu plano de treino é melhor contratar um personal trainer para os primeiros meses. É muito comum que as academias tenham os próprios profissionais desse ramo.

 

Ter ao seu lado uma pessoa experiente na área para orientar e corrigir os erros que possa cometer e a sua postura é fundamental para que não se machuque durante os treinos, sendo fundamental seu acompanhamento.

 

O que é um Coach?

 

O coach é o profissional especializado em coaching, que é um processo de conversa relacionado com a mente. O objetivo do coach é ajudar a pessoa a definir as suas metas, mostrando as formas e como alcançá-las de forma eficaz.

 

A principal parte trabalhada pelo coach é o emocional do aluno, estimulando o foco e a motivação para que a pessoa consiga atingir as metas que se propôs a cumprir.

 

Por isso, o coach estabelece a melhor estratégia para o indivíduo alcançar o objetivo desejado através de um trabalho individualizado e especializado.

 

Quais as diferenças entre os dois?

 

A principal diferença entre o personal trainer e o coach está na metodologia.

 

Enquanto o personal trainer trabalha para passar para o cliente exatamente o que ele deve fazer para obter uma mudança por meio das atividades físicas, o coach fitness atua trabalhando a mente dos indivíduos, para que eles mantenham a motivação e tenham mais disciplina.

 

Tanto essa motivação quanto a execução correta são fundamentais, o que mostra que quando trabalhada em conjunto personal trainer e coach fitness, os resultados alcançados são muito mais positivos.

 

O que eles têm em comum?

 

Tanto o personal trainer quanto o coach visam ajudar na melhoria da qualidade de vida do aluno e buscam isso por meio da motivação no percurso pelos resultados alcançados com atividades físicas.

 

Por isso, o coach e o personal trainer podem trazer resultados positivos, desde que realizem o acompanhamento individualizado e estratégico do cliente, de acordo com seus objetivos e necessidades.

 

Qual a melhor escolha?

 

A escolha de um profissional deve ser tomada com base nos seus ideais, objetivos e necessidades. As duas profissões são permanentemente focadas no cliente, no desenvolvimento dele, bem como em seus objetivos e necessidades.

 

Assim como o personal trainer, o coach faz um acompanhamento dos passos do seu cliente, apoiando-o para o sucesso.

 

Mas, diferentemente do personal trainer, o coach não fará orientações, não dirá ao cliente o que fazer nem vai elaborar um plano de ação para ele, a não ser que ele também tenha a formação como personal.

 

O papel do coach é fazer o aluno vislumbrar novos caminhos e desenvolver novas possibilidades para alcançar o objetivo. Logo na primeira sessão de coaching, o cliente sentirá a diferença entre ter e não ter um coach, assim como pode ser observado com um personal trainer.

 

O acompanhamento profissional proporciona alcance rápido das metas e resultados duradouros, além de estímulo permanente e elaboração de novas metas.

 

Independente da escolha do profissional oferecido em sua academia, o Sistema SCA pode te ajudar com a organização dos horários de treino, controle de alunos e muito mais. Comece agora mesmo seu período de testes gratuito! 

Todas Postagens