Sistema SCA
Descubra 6 benefícios do pilates para o corpo

Descubra 6 benefícios do pilates para o corpo

29.03.2022 Dicas 29.03.2022
O pilates é um exercício físico completo com inúmeros benefícios que podem agradar o seu aluno e aumentar o faturamento da sua academia. Nesse texto trouxemos tudo o que você precisa saber sobre a modalidade.

Você sabia que o Pilates é uma das melhores opções de exercício físico? Se você ainda não sabia, esse texto é para você. Separamos 6 benefícios do pilates e as vantagens de oferecer essas aulas na sua academia.

 

Utilizado no mundo todo, o pilates ajuda no desenvolvimento de força e flexibilidade e para melhorar o tônus muscular e a postura.

 

Esse método tem como principal objetivo trazer qualidade de vida, bem-estar e saúde corporal. Ficou interessado? Continue a leitura!

 

Conheça mais sobre o pilates

 

O pilates foi criado no início dos anos 20 pelo ginasta alemão Joseph Pilates e chegou ao Brasil mais de 70 anos depois, em 1991. Desde então, a prática do pilates tem unido fortalecimento corporal e cerebral.

 

O pilates consiste na adaptação dos movimentos com o objetivo de alcançar resultados necessários que beneficiem ao máximo o seu praticante e suas necessidades.

 

Sendo assim, podemos dizer que essa modalidade não é um conjunto de exercícios prontos e generalizados, ela pode e vai sofrer alterações buscando sempre o melhor para o aluno.

 

Como se pratica pilates?

 

O pilates é, por definição, um sistema completo de exercícios com posturas, aparelhos e acessórios. O principal objetivo desta prática é desenvolver os três aspectos da natureza humana: corporal, mental e espiritual.

 

Os exercícios do pilates exigem supervisão e uma execução apurada de cada movimento, tendo foco nas posições de cada membro, e observando seu alinhamento bem como a coordenação desses movimentos do pilates com a respiração completa e profunda.

 

Algumas posições do pilates podem ser perigosas se não forem acompanhadas por alguém que tenha conhecimento e experiência na área, por isso, e para atingir os resultados desejados, é sempre indicado uma academia com um profissional.

 

 

Os 6 benefícios do pilates

 

Até aqui você provavelmente já percebeu que o pilates é mais do que um treino de desenvolvimento da musculatura e da força, ele não só trabalha o corpo como também a mente.

 

Isso tudo auxilia na melhora da concentração e desenvolve a habilidade da atenção plena. Entre tantos benefícios, separamos 6 que são os mais procurados por quem pratica pilates. Confira:

 

Corrige problemas na postura

 

Um dos principais motivos que fazem as pessoas procurarem por pilates é a dor nas costas ocasionada por problemas de postura.

 

Os exercícios feitos no pilates auxiliam na reabilitação e correção da postura, evitando que essa condição evolua para doenças mais graves como a hipercifose e a hiperlordose.

 

Pessoas de qualquer idade e qualquer atuação podem sentir essas dores, além de que o fortalecimento do Core, ou seja, os músculos profundos das regiões abdominal, lombar e pélvica, que têm como finalidade manter a estabilidade dessas regiões, que ajuda a manter a coluna ereta, evitando problemas futuros.

 

Auxilia no emagrecimento

 

Dependendo da forma como é praticado e ministrado durante as aulas, o pilates pode ser um gasto energético considerável.

 

Em alguns meses praticando pilates já é possível notar algumas mudanças no corpo, como fortalecimento dos músculos, um estreitamento da cintura e uma modelação do glúteo.

 

A intensidade e a regularidade das aulas de pilates farão toda a diferença nesse resultado, mas é importante ressaltar que, se o seu objetivo principal é a perda de peso, será essencial incluir também um programa aeróbico e uma dieta balanceada para que os efeitos sejam mais rápidos e eficazes.

 

Melhora o sono

 

De acordo com estudos feitos pela National Library of Medicine (NIH), o Pilates pode ajudar a dormir melhor, especialmente para pessoas com menos de 40 anos.

 

Além disso, outra pesquisa feita pelo mesmo instituto descobriu que mulheres no pós-parto se beneficiam de um sono mais tranquilo ao praticarem pilates semanalmente.

 

Alívio do Estresse

 

As atividades físicas tem uma atuação muito importante para a saúde não só do corpo como também da mente.

 

A prática do pilates estimula a produção de hormônios que causam sensação de bem estar, felicidade e bom humor, como a serotonina.

 

Previne lesões

 

As lesões musculares são ocasionadas principalmente pelo desequilíbrio dos músculos.

 

Ao fazer pilates, todos os músculos são trabalhados de forma igual, o que ajuda a tonificar o corpo e a prevenir lesões.

 

Auxilia no tratamento da hipertensão

 

Além de ser uma ferramenta importante para o condicionamento físico, o pilates também apresenta muitos benefícios para doenças cardiovasculares, como hipertensão ou pressão alta, como é popularmente conhecida.

 

Isso acontece porque o pilates fortalece o sistema respiratório e a circulação, trabalhando no que é conhecido como respiração tridimensional, ou seja, a caixa torácica se movimenta em 3 direções.

 

O diafragma e o pulmão são aproveitados da melhor maneira, com todas suas possibilidades.

 

É possível também melhorar a circulação sanguínea através do pilates, pois como os exercícios trabalham os membros inferiores e posteriores ao mesmo tempo, a circulação de sangue nessas áreas é ativada.

 

Vale a pena oferecer pilates na sua academia?

 

Após conhecer esses inúmeros benefícios você pode ter ficado interessado em oferecer pilates para os alunos da sua academia, porém, é preciso cuidado e organização nesse momento.

 

Apesar de ser uma excelente forma de aumentar o faturamento, pesquise por interesse dos seus alunos e se há algum estúdio de pilates por perto. Também é importante avaliar os gastos com equipamentos e profissionais qualificados.

 

Seja qual for sua decisão, conte sempre com o Sistema SCA para auxiliar na gestão e organização da sua academia. Peça agora mesmo o teste gratuito e comprove todas as funcionalidades.

Todas Postagens