Sistema SCA
Conheça o poder do endomarketing para a sua Academia

Conheça o poder do endomarketing para a sua Academia

11.05.2023 Marketing Dicas 11.05.2023
Alguma vez você ouviu falar em endomarketing? Ou melhor, será que você sabe como ele pode ajudar sua equipe a ser mais produtiva e aumentar o faturamento? Nesse texto iremos apresentar tudo o que você precisa saber sobre essa nova metodologia, confira:

De acordo com o Sebrae, o endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltado para ações internas na empresa.

 

Os seus principais objetivos são reduzir a rotatividade de funcionários e melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, transformando-os em uma equipe motivada.

 

Além de melhorar a visão dos colaboradores em relação à empresa, o endomarketing também busca fortalecer a identificação dos funcionários com a cultura da organização, garantindo que suas opiniões sejam consideradas e seus esforços reconhecidos.

 

No Brasil, o termo endomarketing foi criado em 1975 por Saul Faingaus Bekin, o então gerente da empresa Johnson & Johnson que sentiu a necessidade de promover uma maior integração entre os seus funcionários em torno de um objetivo comum.

 

A partir de então esse método tem sido executado por várias empresas que buscam se posicionar melhor no mercado e alcançar seu sucesso.

 

Para os autores Bekin (2006) e Brum (2010), “marketing interno” e “endomarketing” são termos com o mesmo significado.

 

E, de acordo com o e-book “Endomarketing: a prática e o seu efeito nas organizações”, Bekin afirmou em entrevista à Fundação Instituto de Administração (FIA), que existem quatro dificuldades na aplicação do endomarketing nas empresas:

 

  • A dificuldade de aceitação do endomarketing pelos profissionais de marketing.
  • A utilização do endomarketing (apenas) em tempos de crise.
  • Achar que a comunicação interna e o endomarketing são a mesma coisa.
  • Considerar que o endomarketing é responsabilidade de um único departamento da organização.

 

Quando bem planejado, o marketing interno pode trazer resultados significativos para a sua Academia, além de torná-la referência no mercado fitness pelo bom relacionamento entre os seus colaboradores.

 

Você inclusive já deve ter percebido que colaboradores engajados e comprometidos com o crescimento da sua Academia são essenciais para o sucesso do seu negócio, não é mesmo?

 

Pensando nisso, trouxemos 10 estratégias incríveis de endomarketing para você implementar na sua Academia e torná-la ainda mais produtiva e competitiva.

 

 

 

1. Invista no treinamento e no desenvolvimento de sua equipe

 

Oferecer treinamentos para seus colaboradores é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

 

A constante atualização e aquisição de novas habilidades por parte dos funcionários são essenciais para melhorarem seu desempenho e contribuir para o crescimento da sua Academia.

 

As capacitações permitem que os funcionários se atualizem sobre as últimas tendências e melhores práticas para a sua profissão. Isso os torna mais preparados para oferecer serviços inovadores e eficientes para seus clientes.

 

Além disso, investir no desenvolvimento profissional da sua equipe significa prepará-los para o futuro da sua Academia, capacitando-os para enfrentar sempre novos desafios e oportunidades.

 

Isso cria um ambiente favorável para o engajamento dos colaboradores, aumentando sua motivação e satisfação no trabalho.

 

2. Faça uma pesquisa de satisfação entre seus colaboradores

 

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta valiosa que pode ser utilizada de várias maneiras dentro de uma organização.

 

Ela pode ser frequentemente aplicada para acompanhar os efeitos das ações de endomarketing na sua Academia.

 

Ao realizar pesquisas de satisfação, as empresas podem coletar feedback dos funcionários para medir o impacto das suas iniciativas na empresa e identificar áreas que precisam de atenção ou aprimoramento.

 

Isso ajuda a avaliar a eficácia das ações, promovendo um ambiente de trabalho mais satisfatório e produtivo.

 

 

 

3. Ofereça benefícios para sua equipe

 

Investir em benefícios pode ser determinante para promover a satisfação dos seus colaboradores e conquistar os melhores profissionais.

 

Eles ainda são fundamentais para reconhecer e valorizar o trabalho dos funcionários, proporcionando-lhes algumas vantagens além do salário.

 

Ao oferecer benefícios atrativos, as empresas demonstram seu compromisso em cuidar do bem-estar e qualidade de vida de seus funcionários.

 

Existem diversos benefícios que podem ser oferecidos e que fazem parte de uma estrutura sólida de endomarketing, como vale-alimentação, plano de saúde, auxílio academia, dentre outros.

 

Lembre-se que a escolha dos benefícios a serem oferecidos deve levar em consideração as necessidades dos colaboradores, além da realidade financeira e estratégica da sua Academia.

 

Mas vale ressaltar também que só o salário não garante o engajamento de funcionários. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Hay Group em conjunto com a WorldatWork.

 

Dos 500 trabalhadores consultados, 56% veem como alto o impacto das oportunidades de carreira no engajamento, enquanto 42% dizem o mesmo dos aspectos financeiros: salários e benefícios.

 

 

 

4. Promova um clima organizacional prazeroso na sua Academia

 

Um clima agradável é muito importante em qualquer ambiente de trabalho, inclusive em uma academia.

 

Ao criar um clima organizacional positivo, você proporciona um espaço em que os colaboradores se sentem satisfeitos com o local onde trabalham. E além disso, ajuda a alinhar a sua equipe com a visão, missão e valores da sua Academia.

 

Isso resulta no aumento da motivação e engajamento por parte dos funcionários, refletindo-se em um maior envolvimento nas ações e projetos da sua organização.

 

5. Busque sempre valorizar a sua equipe

 

O reconhecimento e a valorização de seus colaboradores irão deixá-los ainda mais satisfeitos e motivados.

 

Quando os funcionários sentem-se reconhecidos pelo seu desempenho, eles tendem a se engajar mais, aumentar sua produtividade e demonstrar um maior comprometimento com a empresa.

 

Existem diversas formas de reconhecer e valorizar os seus colaboradores. Seja por meio de elogios, promoções, ou até mesmo gratificações em dinheiro.

 

Essas “recompensas” servem como incentivos e podem impulsionar a determinação da sua equipe em fazer o melhor para a sua Academia.

 

6. Forneça feedbacks positivos para motivar sua equipe

 

Conversas com chefes costumam gerar apreensão entre funcionários. Isso acontece porque na maioria das vezes esses diálogos só ocorrem para informar demissões ou advertências.

 

No entanto, é necessário que sua equipe também tenha momentos agradáveis, de aprendizados e trocas de ideias.

 

Para isso, você pode utilizar feedbacks positivos. Assim, seu colaborador conseguirá identificar quais atividades realizadas foram positivas, e como pode agir para melhorar cada vez mais.

 

Ao fornecer esses feedbacks, você tem a oportunidade de destacar as atividades bem-sucedidas realizadas por seus funcionários e demonstrar consideração pelo trabalho deles.

 

Essas interações positivas ajudam a fortalecer o relacionamento entre os membros da equipe, criam um ambiente de trabalho mais harmonioso e estimulam o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

 

 

 

7. Melhore a comunicação interna na sua Academia

 

Uma comunicação interna eficiente na sua Academia é extremamente importante para o sucesso do seu negócio, pois sem ela podem ocorrer desentendimentos entre seus colaboradores.

 

A comunicação interna deve buscar o alinhamento dentro de toda a sua Academia, para que os funcionários entendam o que está acontecendo em todos os setores.

 

Isso irá garantir a harmonia entre a equipe, facilitar o acesso a informações e campanhas relevantes, dentre outros.

 

Existem várias estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para promover uma comunicação interna eficiente na sua Academia.

 

Uma delas é a utilização do Sistema SCA para escrever mensagens a outros usuários do sistema. Essa funcionalidade permite a interação e o compartilhamento de informações entre os usuários do sistema de forma ágil e acessível.

 

A comunicação interna também é uma ótima maneira de manter os colaboradores informados sobre os resultados da sua Academia. Isso permite que todos compreendam como seu trabalho contribui para o sucesso da empresa.

 

Além disso, você também pode adotar práticas internas que incentivem a criatividade e a inovação entre os colaboradores. Por exemplo, promovendo brainstormings e incentivando a sugestão de ideias para melhorar os processos e serviços da academia.

 

Isso pode levar a soluções inovadoras e diferenciadas, que agregam valor para os clientes e para a sua Academia como um todo.

 

8. Celebre os bons resultados com seus colaboradores

 

Comemorar com sua equipe os resultados positivos é muito importante para que os colaboradores entendam o valor de suas ações no sucesso da sua Academia.

 

As metas alcançadas devem ser motivo de orgulho e alegria para todos, pois representam a dedicação e o empenho da sua equipe.

 

Ao comemorar, você cria um ambiente positivo e estimulante, que encoraja a busca por metas cada vez mais desafiadoras.

 

Existem várias maneiras de celebrar os resultados positivos da sua Academia com seus colaboradores. Uma opção é realizar uma reunião ou um evento especial para reconhecer os esforços individuais e coletivos.

 

Mas, lembre-se de que comemorar os resultados positivos não se trata apenas de reconhecer o trabalho, mas também de fortalecer os laços entre todos os membros da sua equipe.

 

 

 

 

9. Realize eventos e atividades internas

 

Organizar eventos exclusivos para seus funcionários, como festas, competições esportivas internas ou dias temáticos promovem a integração da sua equipe.

 

Essas atividades proporcionam um ambiente descontraído e divertido, onde os colaboradores podem interagir de maneira mais informal, estimulando a comunicação e o relacionamento entre eles.

 

Ao investir nessas iniciativas, as empresas demonstram cuidado e valorização de seus funcionários, o que contribui para a construção de um ambiente mais positivo e acolhedor.

 

10. Descomplique a vida da sua equipe com um sistema de gestão eficiente

 

Investir em um sistema de gestão eficiente como o Sistema SCA irá melhorar o ambiente de trabalho e a eficiência dos funcionários.

 

Através de recursos avançados oferecidos pelo sistema é possível simplificar tarefas e otimizar processos.

 

Além disso, por meio do Sistema SCA, os funcionários têm acesso rápido e fácil a dados sobre alunos, agendamento de aulas, fichas de treino e outras informações relevantes.

 

Isso elimina a necessidade de buscar informações em diferentes sistemas ou planilhas, economizando tempo e reduzindo a possibilidade de erros.

 

O que proporciona tranquilidade aos funcionários, que sabem que as informações estarão protegidas e não correm o risco de serem perdidas ou acessadas por pessoas não autorizadas.

 

Ao descomplicar a vida dos funcionários por meio de um sistema de gestão eficiente, a sua Academia demonstrará preocupação com o bem-estar e a qualidade de trabalho da equipe.

 

 

 

Marketing Externo e Endomarketing na sua Academia

 

Dedicar-se ao marketing é importante para conquistar e fidelizar clientes externos. Por outro lado, investir em endomarketing é essencial para manter e fortalecer a sua equipe.

 

De acordo com Kotler (1993), o endomarketing deve preceder o marketing externo, pois não faz sentido anunciar excelentes serviços em uma instituição onde os funcionários não estejam prontos para oferecê-los.

 

Quando você desenvolve estratégias de marketing, está vendendo o seu produto e os serviços fornecidos pela sua empresa. E, quando você investe em endomarketing, está vendendo os objetivos, as metas e a cultura organizacional para a sua equipe.

 

Em síntese, para Bekin (2006), “Marketing atrai e retêm clientes, Endomarketing atrai e retém funcionários... que retém clientes”. Precisa dizer mais alguma coisa?

 

O que vale destacar de mais importante é que juntos, o marketing e o endomarketing devem promover ações para conquistar os funcionários, levando-os a perceberem o papel fundamental que possuem no sucesso da sua Academia.

 

 

Agora que você já descobriu como motivar a sua equipe, aproveite para ler também outros conteúdos em nosso blog e turbinar o desempenho da sua Academia!

Todas Postagens