Sistema SCA
Estúdio de pilates: guia completo para uma gestão eficiente

Estúdio de pilates: guia completo para uma gestão eficiente

18.11.2021 Gestão 18.11.2021
Ter um estúdio de pilates pode ser uma missão difícil, ainda mais quando se trata do primeiro empreendimento. Pensando nisso, elaboramos um guia completo que ajudará você a ter uma gestão totalmente eficiente.

É muito comum encontrarmos profissionais com excelentes conhecimentos técnicos em pilates, mas com grandes dificuldades na gestão de seus negócios.

 

Ter uma boa gestão é um dos fatores principais para o sucesso do seu estúdio de pilates. Assim como nos demais negócios, não ter uma gestão eficiente pode causar prejuízos e até mesmo levar à falência.

 

Pensando nessas dificuldades, elaboramos esse guia com tudo que você precisa saber para ter o controle da gestão do seu estúdio de pilates, conquistando sucesso e lucratividade.

 

 

Seu estúdio de pilates precisa de planejamento estratégico

 

Apenas abrir um estúdio de pilates não garante que seu negócio tenha os resultados que você deseja. Você precisa saber qual direção seguir e qual será o melhor caminho para o seu negócio, com base nos seus objetivos. É nesse momento que entra o planejamento estratégico.

 

Um dos planejamentos importantes ao se abrir um estúdio de pilates é verificar e entender mais sobre o negócio e sua concorrência local. Faça um levantamento de informações, busque opinião de pessoas especializadas no ramo, vá até seus concorrentes e conheça os estúdios próximos ao seu e seus diferenciais.

 

Além de contribuir para organizar o seu negócio, o planejamento estratégico permite um diagnóstico de oportunidades de mercado e também ajuda a antecipar ameaças para que você possa se preparar e não ser pego de surpresa.

 

 

Tenha um planejamento financeiro

 

Você não conseguirá ver o resultado dos seus esforços se não estiver atento ao fluxo de caixa e ao faturamento.

 

A boa administração se revela importante principalmente quando se faz necessária a troca de aparelhos e equipamentos, contratação de novos colaboradores ou na reforma e ampliação das dependências de seu estúdio de pilates.

 

Ao ter um planejamento será mais fácil controlar os gastos, de modo a não ultrapassar o orçamento, garantindo capital para futuros investimentos, assim como o lucro desejado.

 

 

Capacite seus funcionários

 

Ter uma equipe atualizada e devidamente capacitada é uma das melhores maneiras de entregar valor para seus clientes e valorizar o seu negócio. Estar sempre antenado às tendências e inovações de técnicas colocará seu estúdio de pilates em evidência.

 

Por isso, investir em formação e treinamento, valorizando os profissionais que trabalham no seu estúdio, é fundamental e pode impactar diretamente nos seus resultados.

 

Vale também lembrar que a Resolução 201/2010 do Conselho Federal de Educação Física (Confef) estabelece que o Pilates é uma modalidade de ginástica, portanto, de competência dos profissionais filiados à entidade e só podendo ser ensinado por credenciados.

 

 

 

 

É importante ter controle de alunos

 

Manter os seus alunos motivados é fundamental para que sua taxa de evasão não aumente, e esse é um dos motivos pelos quais ter o controle de alunos é tão importante.

 

 

Ao saber da frequência e permanência das pessoas matriculadas, você saberá quais aulas ou exercícios mais as interessam e quais as desmotivam, podendo elaborar estratégias que ajudem com que seus alunos sejam mais frequentes.

 

Além disso, tendo o controle de seus alunos é possível saber quais estão com as mensalidades em dia e quais estão inadimplentes, não tendo prejuízos com possíveis devedores.

 

O Sistema SCA possui recursos que auxiliam esse trabalho, como o controle de acesso, onde você pode controlar o fluxo de alunos por horário e o controle financeiro que gera automaticamente as mensalidades de seus alunos e efetua o bloqueio de inadimplentes. Lembre-se de ter tudo documentado.

 

O uso de planilhas para o gerenciamento do estúdio de pilates pode ajudar em um primeiro momento, quando o negócio ainda está se estruturando. Elas são úteis para controlar como e onde os recursos estão sendo investidos, evitando falhas ao longo do processo.

 

Manter os documentos guardados poderá auxiliar em decisões futuras, principalmente se usados como base para os próximos investimentos. Você poderá ver o que deu ou não certo e planejar os próximos passos.

 

É importante ter cuidado com o armazenamento desses documentos. Opte por arquivos online e tenha sempre cópias de segurança para evitar que alguma informação importante seja perdida.

 

Listamos algumas ferramentas que podem ajudar no controle e organização das informações. São elas:

 

  • Sistema SCA
  • Google Drive
  • Dropbox
  • Google Agenda
  • Trello
     

Aposte no marketing

 

É por meio do marketing que sua empresa irá conquistar clientes e expor a marca no mercado. Para isso, ter um site, ingressar nas redes sociais e/ou ter um blog com dicas para seu público são algumas das opções que você pode utilizar.

 

 

Observar o que outros estúdios de pilates estão fazendo o ajudará a comparar propostas e tendências com as quais o público interessado em pilates se identifica e consome.

 

Gostou do nosso guia de gestão estratégica para estúdios de pilates? Então acompanhe nosso blog e não perca conteúdos que podem ser úteis para você e seu negócio.

Todas Postagens