Sistema SCA
O que é IMC? Entenda a importância desse protocolo na Avaliação Física

O que é IMC? Entenda a importância desse protocolo na Avaliação Física

05.06.2023 Dicas 05.06.2023
O IMC é o cálculo que demonstra se o indivíduo está ou não em seu peso ideal. Esse índice é importante para avaliar os riscos de obesidade e desnutrição. Descubra a importância desse protocolo na avaliação física.

Manter o peso adequado é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida.

 

Engana-se quem pensa que ser magro é condição suficiente para ter um corpo saudável.

 

Um dos principais indicadores para saber se uma pessoa está dentro do seu peso ideal é o IMC (Índice de Massa Corporal). Tanto estar acima quanto abaixo dos valores considerados “Normais” por esse índice podem comprometer a saúde, aumentando os riscos de doenças.

 

Para te ajudar a calcular de forma precisa se o seu peso está adequado ou não, trouxemos a fórmula do IMC e uma série de outras informações que evidenciam a importância desse protocolo para a realização de uma avaliação física eficiente.

 

O que é IMC?

 

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para calcular o peso ideal de cada indivíduo.

 

É um cálculo simples que permite avaliar se a pessoa está dentro do peso que é considerado ideal para a sua altura.

 

Além disso, esse índice irá apontar níveis de obesidade ou baixo peso entre populações para orientar pesquisas e o trabalho de profissionais de saúde e educadores físicos.

 

O Ministério da Saúde, por exemplo, utiliza dados do IMC da população para analisar o panorama da obesidade.

 

Inclusive, em um desses estudos é possível ver que a obesidade atingiu mais de 6,7 milhões de pessoas no Brasil em 2022. Só o número de pessoas com obesidade mórbida ou índice de massa corporal (IMC) grau III, acima de 40 kg/m², atingiu 863.086 pessoas nesse mesmo ano.

 

 

Como surgiu o Índice de Massa Corporal (IMC)?

 

A história do surgimento do IMC remonta ao início do século XIX, quando o matemático e estatístico belga Adolphe Quetelet propôs o conceito de “Índice de Quetelet” em 1832.

 

Na época, Quetelet estava interessado em estudar as características físicas da população em geral e buscava uma medida que pudesse relacionar o peso e a altura de uma pessoa.

 

No entanto, o termo “Índice de Massa Corporal” só foi adotado mais tarde. Em 1972, o fisiologista americano Ancel Keys, conhecido por seus estudos sobre nutrição e saúde cardiovascular, introduziu o termo IMC em um artigo científico.

 

Keys defendia a utilização do IMC como uma medida prática e confiável para avaliar a obesidade em estudos populacionais.

 

A ideia de Keys ganhou popularidade e, ao longo das décadas seguintes, o IMC se tornou uma ferramenta amplamente adotada na prática médica, na pesquisa científica e em políticas de saúde pública.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou o IMC em 1995 como um indicador internacionalmente reconhecido para classificar o peso corporal em diferentes categorias, como abaixo do peso, peso normal, sobrepeso e obesidade.

 

 

Cálculo do IMC

 

O cálculo do IMC é a principal avaliação para saber o estágio do sobrepeso (ou baixo peso) do paciente ou qual é a quantidade de calorias indicada para manter, perder ou ganhar peso - no caso de prescrição de dietas.

 

A fórmula básica é simples: divida seu peso pela sua altura ao quadrado.

 

Por exemplo, se uma pessoa mede 1,70 m e pesa 75 quilos ela deve fazer o seguinte cálculo:

 

1,7 x 1,7 (altura ao quadrado) = 2,89

75 (peso) / 2,89 (resultado da altura ao quadrado) = 25,95

 

A partir do resultado obtido, podemos ter algumas conclusões, como:

 

  • IMC menor que 18,5, está abaixo do peso;
  • IMC entre 18,5 e 24,9, o peso é considerado normal;
  • IMC entre 25 e 29,9, existe um possível sobrepeso;
  • IMC entre 30 e 34,9, trata-se de obesidade grau 1;
  • IMC entre 35 e 39,9, obesidade grau 2;
  • IMC acima de 40, obesidade grau 3, também chamada de obesidade mórbida, justamente pelo alto risco de comorbidades.

 

 

De forma resumida, uma pessoa que não pratica atividades físicas e não mantém uma boa alimentação, que tenha 1,70 m e pesa 75 quilos, está acima do peso e precisará readequar a sua dieta e praticar exercícios.

 

Porém, um atleta com o mesmo peso e altura pode ser considerado saudável, desde que tenha uma rotina diária de treinos e uma alimentação equilibrada. Por esse motivo, é importante sempre estar em acompanhamento com um nutricionista ou profissional de educação física.

 

Para que serve o IMC?

 

O Índice de Massa Corporal é um parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para identificar possíveis condições de baixo peso, sobrepeso ou obesidade das pessoas. Seu cálculo simples envolve apenas o peso e a altura do indivíduo.

 

Embora esse índice seja útil como um indicador inicial de baixo peso ou obesidade, é importante considerar que ele não leva em conta a composição corporal, como a quantidade de massa magra e massa gorda, o que pode limitar sua precisão em casos específicos de atletas.

 

É possível que pessoas com alta massa muscular tenham um IMC mais alto, mas não necessariamente estão com excesso de gordura.

 

Por exemplo, o boxeador Mike Tyson, na sua melhor fase profissional tinha IMC em torno de 34 e nem por isso apresentava obesidade.

 

Portanto, para uma análise mais detalhada e personalizada da saúde e do risco de doenças associadas ao peso, é recomendado que um profissional de saúde seja consultado.

 

Qual a importância do IMC?

 

O IMC é um cálculo simples e importante para avaliar os riscos de obesidade e encontrar o peso ideal de uma pessoa.

 

Esse cálculo é universal e usado pela OMS para classificar padrões de saúde relacionados ao peso, como a desnutrição e a obesidade.

 

É importante destacar que o IMC deve ser interpretado em conjunto com outros protocolos como a composição corporal, bioimpedância, adipometria dentre outros.

 

Através desses protocolos é possível identificar a distribuição de gordura, massa muscular, peso ósseo, entre outras informações essenciais para uma avaliação mais precisa sobre a saúde de uma pessoa.

 

 

Por que é importante realizar uma Avaliação Física?

 

De acordo com o Confef, a avaliação física é um procedimento essencial no trabalho do profissional de Educação Física.

 

Através dela é possível reunir elementos para fundamentar a decisão do professor sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para a prescrição de exercícios físicos.

 

Ao realizar uma avaliação física, além do IMC nos deparamos com diversos indicadores que fornecem informações sobre as condições físicas do aluno.

 

Assim, o IMC deve ser combinado com outras técnicas capazes de mensurar a quantidade de massa gorda e de massa magra do corpo e identificar em quais regiões a gordura se acumula.

 

O Sistema SCA, por exemplo, é uma plataforma para gestão de academias que possui os protocolos mais avançados para auxiliar os personal trainers no momento de realizar as avaliações físicas.

 

Essas funcionalidades são essenciais para identificar a situação atual do aluno, de modo que a prescrição de treinos seja adequada às necessidades de cada indivíduo. Confira as principais análises disponíveis:

 

                    - Perímetros: ombro, cintura, abdome, circunferência do pescoço, dentre outros.

                    - Dobras cutâneas: Tríceps, Bíceps, Panturrilha Medial, dentre outros.

                    - Diâmetros: Biestilóide do Punho e Biepicôndilo do Fêmur.

  • Composição corporal:

               - Adipometria: Protocolos: Jackson, Pollock e Ward (1978 e 1980) 7 dobras; Jackson, Pollock e Ward (1978 e 1980) 3 dobras; Petroski (1995) 4 dobras; Guedes (1985) 3 dobras; Guedes (1994) 3 dobras; Faulkner (1968) 4 dobras; Durnin e Raqhaman (1967) 4 dobras; Lean et al. (1996) 4 dobras; Thorland (1984) 7 dobras; Thorland (1984) 3 dobras; Wetman et. Al (1988) Pessoas Obesas.           

            - Bioimpedância: peso, massa gorda, massa magra, água corporal total, idade corporal, taxa metabólica basal.

  • IMC (Índice de Massa Corporal) e IAC (Índice de Adiposidade Corporal).
  • RCQ (Relação cintura x quadril).
  • Risco Coronariano.
  • Avaliação neuromotora.
  • Avaliação postural.

 

Todas essas avaliações são muito importantes para acompanhar tanto a condição física atual quanto a evolução dos alunos.

 

Se o aluno treina corretamente e recebe o devido acompanhamento, certamente terá resultados incríveis e com isso se sentirá mais motivado a continuar os treinamentos na sua Academia.

 

 

No Sistema SCA todos os resultados referentes aos protocolos citados acima são feitos de forma automática. Basta preencher as medidas dos alunos que o próprio sistema irá gerar gráficos modernos e intuitivos para que você tenha uma visão instantânea da situação do aluno.

 

Além disso, você também pode exportar os resultados da avaliação física e encaminhar para seus alunos ou instruir que eles visualizem diretamente no aplicativo de treino. Não é o máximo?!

 

Aproveite para conhecer o Sistema SCA, nele você encontrará tudo que é preciso para gerenciar uma academia de maneira profissional e turbinar o seu faturamento. Conheça as principais funcionalidades:

 

  • Avaliação Física.
  • Ficha de Treino.
  • Envio de E-mails.
  • Mensagens via WhatsApp.
  • CRM Automatizado.
  • Integração com Gympass.
  • Armazenamento em Nuvem.
  • Pesquisa NPS.
  • Check-in.
  • Cadastros Ilimitados.
  • Aplicativo para Alunos.
  • Aplicativo para Gestores.
  • Aplicativo para Professores.
  • Controle de Catracas.
  • Recebimentos Online.
  • Pacotes de Aulas.
  • Vitrine de Produtos.
  • Dashboard.
  • Acesso por Biometria.
  • Bloqueio de Alunos.
  • Controle de Turmas.
  • Controle Financeiro.
  • Venda de Produtos.
  • Controle de Estoque.
  • Impressão de Relatórios.
  • Integração com Impressoras.
  • Permissões de Acesso.
  • Contratos Personalizados.
  • Pagamento Recorrente.
  • Multi-Unidades.
  • Caixas Simultâneos.
  • Matrícula Online e muito mais.

 

E aí, gostou das funcionalidades? Teste grátis agora mesmo o Sistema SCA e modernize a gestão da sua Academia!

Todas Postagens