Sistema SCA
Feedback negativo: seu maior aliado para o crescimento

Feedback negativo: seu maior aliado para o crescimento

24.07.2019 Finanças 24.07.2019
Um feedback negativo bem feito pode mudar a realidade de quem o recebe, contribuindo positivamente para o desenvolvimento profissional.

Por mais que receber um feedback negativo seja desconfortável e frustrante em um primeiro momento, devido as expectativas criadas em cima do próprio trabalho, a verdade é que os comentários ruins muitas vezes podem auxiliar na melhora do seu próprio desempenho.

 

Afinal, somente através do reconhecimento do erro é possível buscar maneiras de acertar, obtendo resultados mais satisfatórios em relação à vida profissional e pessoal.

 

Portanto, a regra é clara, seja sempre transparente em suas ações e busque aprender com a experiência de outras pessoas, até porque, críticas construtivas fazem parte da nossa evolução e devem ser sempre bem-vindas.

 

 

O feedback negativo é uma coisa ruim?

 

Embora muita gente acredite que um feedback negativo é composto por ofensas desrespeitosas e outras características desnecessárias, na maioria das vezes ele serve apenas para avaliar o serviço ou profissional de forma um tanto quanto criteriosa e apontar possíveis erros ou indicar detalhes que possam melhorar o seu desempenho.

 

Sendo assim, quem aprende a lidar com comentários ruins de maneira consciente tem a capacidade refletir com cuidado e reverter a situação ao entender como isso é benéfico até certo ponto, já que quando usado de forma construtiva contribui diretamente para que o desenvolvimento pessoal e profissional se torne amplamente qualificado.

 

Consequentemente, mesmo que às vezes possa doer um pouquinho reconhecer a verdade, tenha em mente quão libertadora ela é e aceite que o feedback negativo é um passo importante para libertar todo o seu potencial para atingir objetivos ainda maiores e distintos.

 

Dessa forma, podemos desmistificar a ideia de que o feedback negativo é uma coisa ruim, afinal sua importância fica evidenciada no fato de que, através dele é possível que haja um realinhamento entre o profissional e o seu próprio serviço, juntamente com os colegas de trabalho, onde todos se empenhem para fazer as melhorias necessárias para que os resultados sejam mais assertivos e dinâmicos.

 

 

 

 

 

Qual a função do feedback negativo?

 

A função do feedback negativo nada mais é do que mostrar os pontos que precisam ser melhorados, portanto, não deixa de ser importante já que pode auxiliar na aquisição de um comportamento mais adequado e na alteração das perspectivas para que o desempenho seja bem estruturado.

 

Inclusive, ter esse tipo de toque é um fator primordial para quem almeja obter sucesso, principalmente se os comentários ruins forem feitos de forma construtiva, ampliando o leque das possibilidades para alcançar os objetivos, além de conseguir eliminar tudo aquilo que atrasa o progresso.

 

Aliás, é importante lembrar que como o feedback negativo é algo extremamente delicado, deve existir um cuidado redobrado na hora de efetua-lo, para que tenha o efeito deseja, portanto, o ideal é que além de apontar os erros e falhas o feedback negativo sirva com incentivo para que a pessoa avaliada realmente queira mudar seu comportamento.

 

 

5 dicas para dar um feedback negativo corretamente

 

Dar um feedback negativo não é uma tarefa fácil, afinal, o mais importante é passar as informações de uma maneira sincera que não seja ofensiva ou cause a desmotivação de quem está sendo avaliado, portanto, aqui vão 5 dicas para ajudá-lo a fazer isso corretamente, construindo uma estratégia eficiente, portanto:

 

Seja objetivo: o primeiro passo de como dar feedback negativo de forma correta é ser claro, então não faça rodeios na tentativa de amenizar a situação, pois, isso pode confundir os envolvidos.  

 

Em todo caso, não esqueça de ser empático e priorize que a intenção dos comentários ruins serve apenas para influenciar no crescimento profissional aprimorando um talento que já existe.

 

Utilize um vocabulário positivo:

 

Embora pareça um pouco estranho, demonstrar o lado bom dos comentários ruins é uma ótima opção para ter certeza de que a pessoa entenderá o recado e conseguirá aproveita-lo da melhor forma.

 

Portanto, para reforçar a ideia faça as críticas de uma forma construtiva e além de apontar os defeitos, lembre-se de ressaltar as qualidades no decorrer da avaliação. 

 

Permita que haja comunicação: para que o feedback negativo seja realmente eficiente é preciso que ao invés de só falar, também seja desenvolvido o ato de ouvir, afinal a pessoa que está sendo avaliada tem o direito de se justificar de forma colaborativa.  

 

 

Priorize a impessoalidade e transparência: muitos profissionais têm dificuldade de aceitar um feedback negativo por considera-lo como uma espécie de ataque, então é importante passar a mensagem de forma impessoal, visando que a transparência profissional tenha o efeito desejado. 

 

Organize as informações por meio de exemplos: ao perceber a necessidade de dar um feedback negativo a alguém, tente organizar as informações utilizando exemplos para ajudar o profissional a visualizar o problema e assim entender o motivo dos comentários ruins, sem leva-los para o lado pessoal. 

 

Lembrando que para melhorar o desempenho é necessário ser realista em relação ao que espera, sabendo exatamente quais mudanças devem ser feitas, então para que haja maior produtividade a melhor opção continua sendo estabelecer metas.

 

 

Quais os principais benefícios que um feedback negativo pode trazer?

 

Entre os inúmeros benefícios que um feedback negativo pode trazer, existem três que se destacam pela eficiência que demonstram depois de serem fundamentados, são eles:

 

Exercício do autoconhecimento:  a coisa mais importante que um feedback negativo pode ensinar é a capacidade de exercitar o autoconhecimento, fazendo com que os pontos positivos da própria personalidade sejam reconhecidos e a pessoa passe a confiar mais neles, evitando deixar-se abalar tão facilmente. 

 

Com isso também é possível entender que os erros fazem parte do processo de amadurecimento pessoal e profissional, o que aumenta consideravelmente o potencial empreendedor e contribui para uma maior produtividade.

 

Sendo assim, pode-se dizer que o feedback negativo tem a capacidade de ampliar os horizontes em relação ao sucesso, de forma que a pessoa avaliada não queira menos que isso e trabalhe melhor as metas e objetivos para alcançado de forma eficiente e satisfatória.

 

Basicamente, pode-se dizer então que ao exercitar o autoconhecimento você se redescobre como pessoa e como profissional, então o feedback negativo passa a agregar valor à experiência e não a desmotiva-la, pois, consegue separar perfeitamente as informações relevantes daquelas que não servem de nada.

 

Conseguirá entender também que opiniões sem embasamento real não oferecem credibilidade nenhuma e podem perfeitamente ser descartadas, evitando dores de cabeça desnecessárias.

 

 

 

Desenvolvimento da inteligência emocional: que a inteligência emocional é um fator determinante para consolidar o sucesso, isso todo mundo já sabe, agora desenvolvê-la pode não ser tão fácil assim.  

 

Em todo caso, o feedback negativo pode ajudar a facilitar esse processo, uma vez que influencia na melhora da comunicação e da produtividade, fazendo com que a pessoa adquira habilidades que facilitam os relacionamentos como resiliência, empatia e espirito de liderança, ou seja, habilidades distintas que compõem a inteligência emocional.

 

Aliás, através dessas habilidades o profissional tem a chance de se destacar, pois, consegue suportar as pressões e se recuperar com facilidade, para enfrentar os próximos desafios e também melhora os relacionamentos pessoais que influenciam em um ambiente mais agradável, onde as críticas passam a ser verdadeiros gatilhos motivacionais para sair da zona de conforto.

 

Priorização da efetividade: uma boa estratégia que o feedback negativo também desenvolve é a percepção para aproveitar as críticas de uma maneira que possa servir como motivação, onde todas as energias são concentradas para tirar proveito dos comentários negativos e absorver informações uteis que possam levar a mudanças positivas no comportamento, priorizando assim a efetividade.  

 

Portanto, depois de conhecer como o feedback negativo pode contribuir diretamente para o sucesso, não tenha medo das críticas e use-as sempre a seu favor.

Todas Postagens