Sistema SCA
Descubra como aumentar as vendas na sua Academia usando as redes sociais

Descubra como aumentar as vendas na sua Academia usando as redes sociais

15.06.2023 Marketing Finanças 15.06.2023
Esteja onde seus clientes estão: nas redes sociais! Conheça as principais dicas para turbinar as vendas na sua Academia de maneira simples e eficiente.

Marcar presença nas redes sociais é algo fundamental para o sucesso de qualquer empresa, principalmente as do segmento fitness.

 

Com a possibilidade de interagir diretamente com seu público-alvo, oferecer conteúdo relevante e estabelecer relacionamentos duradouros, você estará fortalecendo sua marca, atraindo mais clientes e garantindo o crescimento contínuo da sua Academia.

 

De acordo com o Sebrae, com as mídias sociais você pode se aproximar do seu público, fechar negócios e melhorar o seu posicionamento de marca de forma planejada.

 

Além disso, diversos recursos dessas redes sociais podem ser usados como estratégias de marketing para atrair clientes e garantir o crescimento da sua Academia.

 

Pensando nisso, trouxemos tudo o que você precisa para impulsionar a sua Academia nas redes sociais de forma segura e eficiente.

 

O que é uma rede social

 

No mundo virtual, as redes sociais são sites que compartilham informações de pessoas e empresas, através do envio de mensagens e postagens de conteúdo.

 

Podemos citar como exemplo o Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, dentre outras.

 

Essas comunidades virtuais têm atingido cada vez mais pessoas, de todas as idades, gêneros e classes sociais, e podem ser uma grande oportunidade para alavancar sua marca e aumentar seu faturamento.

 

Para começar a divulgar seu produto/serviço nas redes sociais é muito simples, basta criar um perfil e começar a interagir com o seu público por meio de textos, fotos e vídeos.

 

Além de criar campanhas publicitárias orgânicas (gratuitas), você também pode criar campanhas pagas, nas quais é possível selecionar características específicas sobre o público-alvo a ser alcançado.

 

Isso favorece muito a sua divulgação, pois garante que os seus serviços cheguem, de fato, a quem tem mais chances de adquiri-lo.

 

 

A importância das redes sociais para sua Academia

 

O setor fitness está se expandindo e as redes sociais têm causado um impacto significativo no crescimento desse mercado.

 

Isso porque a busca por um estilo de vida saudável virou tendência mundial e as pessoas procuram inspirações nas redes sociais para promover sua marca, facilitar a comunicação direta com o público e inspirar pessoas a melhorarem sua saúde e bem-estar.

 

Assim, as redes sociais deram um salto gigantesco, passando de um simples meio de entretenimento para uma ferramenta de negócios extremamente lucrativa.

 

De acordo com dados reunidos pela Opinion Box no “Guia do Marketing nas Redes Sociais”:

 

  • 64% dos consumidores brasileiros acreditam que empresas presentes nas redes sociais parecem mais interessantes

 

  • 75% afirmam que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores

 

  • 62% dizem que empresas presentes nas redes sociais passam maior segurança na hora de comprar.

 

Segundo Kuchla, em seu livro "Mídias Sociais para pequenos negócios", é muito importante mostrar que sua empresa está sempre buscando a excelência em seu atendimento/serviços e pronta para minimizar os possíveis erros.

 

Além disso, para a autora, não basta publicar, é necessário chamar a atenção do seu cliente!

 

No entanto, é importante tomar muito cuidado ao selecionar quem irá associar a imagem da sua Academia. Dê preferência aos profissionais devidamente habilitados em sua área de atuação.

 

Pois, hoje em dia, é muito comum que amadores sugiram dietas e exercícios mirabolantes em redes sociais, sem saber ao certo o que estão dizendo. Esteja atento para não associar sua Academia a esse tipo de conteúdo.

 

O poder das Mídias Sociais para academias

 

A utilização das mídias sociais pode ser um bom caminho para você alcançar o sucesso na sua Academia.

 

Investir nesse tipo de divulgação é fundamental para impulsionar suas vendas e potencializar seus lucros. Para se ter uma ideia, o brasileiro passa em torno de 3 horas e 46 minutos diariamente nas redes sociais, segundo uma pesquisa do eMarketer.

 

Além disso, uma publicação da Forbes traz a análise “Tendências de Social Media 2023” na qual os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil têm passado cada vez mais tempo na internet, em especial nas redes sociais.

 

 

Mercado Fitness: um segmento promissor

 

As pessoas têm se preocupado cada vez mais com a qualidade de vida, buscando criar hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas. Com isso, o mercado fitness está em crescimento e são inúmeras as oportunidades de trabalho disponíveis nesse setor.

 

Profissionais de diversos segmentos podem ingressar nesse ramo e ter sucesso profissional. Separamos alguns dos diversos segmentos que fazem parte desse setor fitness e que podem ser anunciado nas redes sociais:

 

  • Academias: são um excelente negócio para quem quer ingressar no mercado fitness e é uma ótima área para empreender. Nesses locais as pessoas buscam uma melhor qualidade de vida, cuidar da saúde e investir na beleza. É possível oferecer diversos tipos de serviços para atrair a clientela:

                                                       • Musculação

                                                       • Pilates

                                                       • Treinamento funcional

                                                       • Treinamento personalizado

                                                       • Crossfit

                                                       • Dança

                                                       • Ioga, entre outros.

 

  • Equipamentos: exercícios cada vez mais elaborados têm exigido equipamentos que sejam, de fato, funcionais e seguros para todas as idades. Dessa maneira, a venda de equipamentos acompanha o crescimento do setor fitness e é um grande potencial de negócio.              Esse ramo oferece diversos tipos de produtos para um público-alvo abrangente: dos mais jovens até os da melhor idade.

 

  • Venda de Suplementos: setor que tem crescido consideravelmente no segmento fitness, devido a grande procura por alimentos que complementam a alimentação e ajudam os alunos a extrair o máximo de performance dos seus treinos, como barras de cereais, sobremesas fit, Whey Protein, entre outros.

 

  • Personal Trainer: a profissão de personal trainer está cada vez mais em alta. O atendimento individualizado e adequado às necessidades de cada aluno tem sido bastante procurado. Para ingressar no mercado de trabalho, este profissional deve ter formação acadêmica como educador físico e ser licenciado pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física). E reforçando, ao contratar um time de personal trainers para a sua Academia, fique atento à formação profissional deles para evitar futuros problemas.

 

  • Moda Fitness: outro segmento que tem ocupado um grande espaço nesse mercado é a moda fitness. As roupas fitness são confeccionadas especialmente para pessoas que praticam exercícios físicos. Os tecidos e a projeção de tais roupas já são pensados para que o atleta tenha conforto, estilo e melhor desempenho durante os treinos.

 

 

 

Estratégias de marketing digital para sua Academia

 

Muitas pessoas já nem conseguem imaginar mais como era sua rotina diária antes das plataformas como o Instagram, o Facebook e outras redes sociais invadirem suas vidas e tomarem conta do seu tempo. E essa influência também afeta as empresas do ramo fitness de maneira semelhante.

 

Desse modo, faz-se necessário traçar estratégias de marketing para que se tenha um bom negócio diante de um mercado competitivo.

 

Para se destacar, é necessário investir em publicidade. Afinal, a propaganda é a “alma do negócio”.

 

Os principais objetivos do marketing digital são:

 

  • O aumento das vendas
  • A fidelização de clientes
  • O suporte e o atendimento ao cliente.

 

Portanto, vale reforçar que as redes sociais são uma poderosa ferramenta para atrair clientes, estabelecer interações com o público e, sem dúvida, aumentar as vendas.

 

Interaja nas Redes Sociais e conquiste a confiança dos seus alunos

 

A criação de conteúdos relevantes estabelece autoridade em seus negócios, enquanto que a interação direta com os usuários das redes sociais possibilita fortalecer os laços entre sua marca e o público.

 

Nesse sentido, a academia adquire as ferramentas necessárias para conquistar a confiança de seus clientes.

 

E transmitir essa credibilidade para o público é fundamental para conquistar novos alunos, especialmente porque esses ambientes são responsáveis por fornecer serviços essenciais voltados para a saúde e o bem-estar.

 

As redes sociais também oferecem uma oportunidade valiosa para ganhar visibilidade no mercado, uma vez que o engajamento do público possibilita que a sua marca alcance um número maior de pessoas.

 

Dessa forma, mais pessoas se familiarizam com sua Academia, possibilitando que você destaque os diferenciais dela em relação à concorrência.

 

Através das redes sociais, você pode:

 

  • oferecer atendimento personalizado aos clientes
  • criar parcerias estratégicas
  • divulgar seus serviços e produtos
  • coletar informações sobre o perfil dos potenciais clientes
  • desenvolver programas de fidelidade
  • oferecer promoções especiais e descontos
  • investir em estratégias de marketing digital
  • capturar as opiniões e sugestões dos usuários para aprimorar os serviços e produtos.

 

 

Segmentação sob medida com o Sistema SCA

 

Imagine poder selecionar o público perfeito e certeiro para suas estratégias de marketing nas redes sociais. Não seria o máximo?

 

O Sistema SCA oferece uma funcionalidade incrível para direcionar suas campanhas de forma prática e eficaz.

 

Nele você poderá explorar o perfil dos alunos divididos por gênero e faixa etária, tendo acesso a um panorama geral das características dos seus clientes mais fiéis.

 

Essa capacidade de segmentação oferecida pelo Sistema SCA garante que cada anúncio e conteúdo sejam entregues às pessoas certas, maximizando seu impacto e aumentando suas chances de sucesso.

 

Suponha, por exemplo, que a sua Academia seja frequentada principalmente por mulheres na faixa etária de 31 a 40 anos.

 

Com essas informações valiosas, você tem o poder de criar um plano estratégico nas suas redes sociais que irá atrair e engajar ainda mais esse público.

 

Além disso, com o Sistema SCA, você terá acesso a um perfil detalhado dos consumidores que mais compram na sua Academia, bem como os produtos que são os mais vendidos.

 

Imagine o que você poderia alcançar se utilizasse essas informações a seu favor. Com base nos resultados obtidos, é possível investir estrategicamente em produtos e serviços que são os mais populares e criar campanhas direcionadas na sua rede social.

 

Ao focar nesses itens, você irá ampliar significativamente as chances de atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas.

 

 

Com o SCA você também poderá navegar pelo gráfico detalhado do fluxo de acessos na sua Academia. Assim, você saberá quais são os dias e horários de maior ou menor movimento.

 

Considere que quarta e quinta-feira sejam os dias de menor movimento na sua Academia entre 6 e 11 horas da manhã. A partir desses dados, você poderá criar planos promocionais para divulgar nas redes sociais e atrair mais pessoas para esse horário.

 

Essa abordagem estratégica, baseada em indicadores precisos, é o segredo para o sucesso da sua Academia nas redes sociais.

 

Ao aproveitar as informações fornecidas pelo Sistema SCA, você estará um passo à frente da concorrência e maximizando suas chances de alcançar resultados extraordinários.

 

Portanto, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a utilizar o Sistema SCA e veja como sua Academia pode se tornar mais eficiente e lucrativa.

Todas Postagens