Sistema SCA
Box de CrossFit: conheça os principais desafios da gestão

Box de CrossFit: conheça os principais desafios da gestão

13.10.2021 Gestão 13.10.2021
O CrossFit é um programa de treinamento de força que gera resultados mais rápidos. O sucesso da modalidade fez crescer o interesse pela abertura de box de CrossFit.

Apesar da expansão do público interessado nessa prática, a gestão de um box de CrossFit, também chamado de crossbox, pode ser bastante desafiadora.

 

São muitos detalhes que devem ser levados em conta, mas vamos mostrar que, ao dominar os passos básicos, é possível descomplicar algumas etapas.

 

Buscando auxiliar no processo de implementação do crossbox, trouxemos as principais informações de como abrir o seu negócio e como fazer com que ele seja referência na área.

 

As maiores dificuldades da gestão do box de CrossFit

 

Todo empreendimento requer dedicação e muito planejamento, e a realidade da academia box de crossfit não seria diferente.

 

Alguns pontos devem ser levados em conta antes do início da execução do projeto, como a escolha de uma boa localização, que ofereça facilidade de acesso, conforto e segurança.

 

Além de ter o dinheiro disponível para o investimento, o proprietário deve priorizar questões técnicas e burocráticas, que vão desde a compra de equipamentos até o licenciamento.

 

CrossFit é uma marca registrada e, por isso, são necessários alguns cuidados para adquirir uma franquia ou a autorização do uso do nome.

 

Existem outros tópicos que também merecem atenção no hora de optar por um modelo de box de CrossFit:

 

Estrutura e equipamentos

 

Os equipamentos e a estrutura física do box de CrossFit devem seguir o padrão de excelência exigido na modalidade.

 

O espaço deve ser arejado, bem iluminado e organizado, para que todas as atividades possam ser realizadas de forma confortável.

 

As paredes do crossbox, geralmente, são utilizadas para fixar informações importantes e monitorar os resultados do desempenho dos alunos.

 

Em relação aos equipamentos, não há obrigatoriedade de comprar os materiais em um local determinado. Com isso, é possível pesquisar o melhor custo-benefício.

 

A quantidade de aparelhos adquiridos deve ser proporcional ao tamanho do box de CrossFit e à capacidade máxima que ele comporta.

 

Os itens que farão parte da academia também podem ser personalizados, mas é fundamental ter os aparatos básicos, como anilhas, cordas, pneus, barras e caixas.

 

Para exercícios mais específicos do CrossFit são necessários os kettlebells, usados em exercícios de levantamento de peso e de equilíbrio, e as wall balls, para fortalecer o abdômen.

 

Os cuidados como manutenção preventiva e limpeza também devem fazer parte da rotina do box de CrossFit e, por isso, é essencial investir em uma logística de organização. 

 

 

Sistema de gestão

 

Um dos principais erros na gestão do box de CrossFit é não usar a tecnologia para automatizar os processos.

Mesmo com a possibilidade de utilização de outros recursos, muitos administradores ainda utilizam planilhas, que não permitem a interação entre os setores.

 

A melhor maneira de otimizar as principais tarefas de uma academia é investir em um bom software de gestão, como o do Sistema SCA.

 

Os softwares permitem um gerenciamento eficiente, evitam o desgaste dos trabalhos manuais repetitivos e auxiliam no controle administrativo do crossbox.

 

Eles também ajudam a desenvolver planejamentos estratégicos mais elaborados, reduzir custos, diminuir a inadimplência e aumentar o número de matrículas ativas.

 

 

Certificação

 

Além da licença oficial da marca CrossFit e de seu pagamento anual, é muito importante que os profissionais que irão trabalhar no box de CrossFit possuam certificações.

 

Os instrutores ou coaches devem fazer cursos especializados, oferecidos pela própria CrossFit ou por empresas credenciadas.

 

Os níveis de coach são definidos pelo domínio das técnicas, que incluem esquematização dos treinos e aprendizagem dos movimentos.

 

São 4 níveis, sendo o Level 1 o mais básico. O curso introdutório é indispensável para a contratação de profissionais.

Durante as aulas, os instrutores têm contato com os movimentos fundamentais e com a metodologia do CrossFit.

 

Eles são treinados para realizar os exercícios de forma correta e a orientar os alunos de forma assertiva, de acordo com os limites de cada um.

 

O diploma só é liberado se o treinador passar nos exames após o curso, confirmando o domínio da técnica e da prática.

 

Concorrência

 

O CrossFit é uma modalidade que vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo, e o Brasil é o segundo país com mais boxes de CrossFit, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

 

A demanda pelos serviços oferecidos é alta, mas, assim como em outras áreas de empreendimento, existe uma forte concorrência.

 

Não há como negar que esse tema é, sim, um grande desafio. Entretanto, o fato de haver concorrência pode ser um ponto a favor do novo box de CrossFit.

 

Se o proprietário pensar em todas as questões que acabamos de abordar e seguir as dicas que vamos mostrar agora, as chances de se destacar no mercado são muito maiores.

 

Dicas para um crossbox de sucesso

 

Depois de saber quais são os maiores desafios para abrir uma academia box de CrossFit, é importante pensar em como lidar com eles.

 

Essas barreiras não devem ser um impeditivo para conquistar um novo empreendimento e, pensando nisso, separamos algumas dicas de ações para se destacar no mercado de CrossFit:

 

  • Desenvolver um bom planejamento financeiro;
  • Escolher um local adequado para montar um crossbox;
  • Oferecer capacitações frequentes para os profissionais;
  • Fazer manutenções constantes nos equipamentos;
  • Manter as salas sempre bem higienizadas;
  • Ficar atento às novidades do mercado de CrossFit;
  • Garantir um atendimento de excelência.

 

Esse último ponto é essencial para que um box de CrossFit seja referência na área. Por isso, além desses pontos técnicos que acabamos de citar, é importante pensar em detalhes práticos.

 

Uma boa maneira de garantir uma boa relação com os alunos é criar uma cultura de comunidade.

 

A aproximação entre as pessoas que frequentam o espaço de crossbox reforça o sentimento de pertencimento e, consequentemente, incentiva a participação de todos.

 

Para potencializar esses vínculos, a academia box de CrossFit pode realizar competições e eventos, dentro ou fora do seu espaço.

 

Isso pode estimular alunos que tenham interesse a virarem atletas competidores. Em outros campeonatos, eles ainda ajudam a promover o nome da academia.

 

Todas Postagens