Sistema SCA
Campanhas de bairro: conquiste novos clientes

Campanhas de bairro: conquiste novos clientes

15.09.2019 Marketing Vendas Dicas 15.09.2019
Quer saber como as campanhas de bairro te ajudam a conquistar novos clientes? Alavanque a popularidade do seu negócio com nossas dicas!

Empreendimentos regionais não podem deixar de investir em campanhas de bairro para conseguir novos clientes; afinal, as pessoas da região é que acabam sendo o seu público-alvo.

 

Isso não quer dizer que o seu negócio é limitado. Muitas vezes o seu ramo de atuação já tem esta característica. Quer um exemplo? Mercados são empreendimentos regionais. As pessoas preferem ir ao mercado mais próximo para economizar tempo.

 

Sendo assim, é possível dividirmos este tipo de estabelecimento em duas categorias: os regionais por natureza, e os regionais que ainda não conseguiram implantar uma estratégia de propaganda eficiente. Quer saber como conseguir mais clientes (para qualquer um dos casos)? Fique com a gente neste artigo.

 

 

 

Boas propagandas se destacam em relação às outras (mesmo que o produto que oferecem não seja útil para você). Este é o primeiro ponto de um bom plano de marketing: ser criativo e se destacar, fazer as pessoas olharem e prestarem atenção ao seu produto ou serviço.

 

É preciso entender o seu público-alvo e direcionar seus esforços especificamente a seus interesses; descobrir quais são suas necessidades e instigá-lo a comprar o seu produto com uma estratégia de marketing interessante e criativa.

 

No entanto, por mais que sua propaganda seja interessante, de nada adianta se ela não chegar ao possível consumidor. Quer um exemplo? Imagina que está vendendo produtos para idosos e sua propaganda seja MUITO eficiente, mas é feita em redes sociais. A maioria dos idosos nem tomarão conhecimento do produto.

 

 

 

Quais os meios mais usuais de propaganda?

 

Voltando a focar em campanhas de bairro para o anúncio do seu negócio, vamos dar algumas dicas para divulgar a sua empresa regionalmente.

 

Panfletos

O uso de Panfletos é uma das maneiras mais antigas de se fazer propaganda. Mas será que é um método efetivo? É imprescindível que o anúncio do panfleto comece com algo bem chamativo e que prenda a atenção do possível consumidor logo de cara. Embora possa ser eficiente, é preciso avaliar com calma se seu público-alvo tem o perfil de quem costuma ler panfletos. Caso não tenha, não será válido gastar recursos com este tipo de propaganda.

 

Cartão de Visita

Cartões de Visita são normalmente deixados em outros estabelecimentos. Eles podem funcionar, mas é preciso que você saiba onde deixá-los. Vamos a um exemplo: se você é veterinário, é recomendado que você deixe o cartão em uma loja de produtos animais, por exemplo. Entendeu o plano?!

 

Banners

Os banners são atrativos quando colocados em lugares em que recebam destaque. Podem ser colocados em qualquer lugar, mas também é preciso a mesma “sacada” que os cartões de visita. Utilize-os em pontos de maior circulação de pessoas mais propícias a se interessarem pelo que você está oferecendo.

 

Outdoors

O outdoor é um recurso caro, porém muito atrativo. Dificilmente alguém passará por um sem notá-lo. Só sugerimos que você analise o fluxo de carros e pessoas no local onde pretende colocá-lo, pois se este for baixo o outdoor será pouco visto.

 

Eventos e Feiras

Dependendo do seu ramo de atuação, é possível divulgar o seu próprio negócio em eventos direcionados. As feiras de exposição são uma boa maneira de conseguir mais clientes, pois garantem grande fluxo de pessoas interessadas no tipo de produto ou serviço oferecido por você.

 

 

 

O famoso “boca a boca” funciona

 

Talvez essa seja uma das formas de campanhas de bairro mais eficiente, afinal, nada melhor do que escutar de um consumidor que determinado produto ou serviço vale a pena.

 

O lado negativo é que você não consegue controlar o “boca a boca”. A responsabilidade dele é dos próprios clientes e não há como você requerer esse tipo de serviço.

 

Sendo assim, como é possível estimular esse tipo de campanha tão informal? A única forma de interferir é oferecendo um produto de qualidade e com bom custo x benefício.

 

Quando algum consumidor paga o preço justo pelo produto − e principalmente quando este é de boa qualidade − é da sua natureza contar para outra pessoa e indicar o local.

 

Consequentemente, começa a se formar uma propaganda de eficiência exponencial. Resumindo, o segredo para um “boca a boca” eficiente é oferecer produtos, serviços e atendimento de qualidade a um preço justo.

 

A internet pode te ajudar a ganhar mais clientes?

 

Sim, a internet pode ajudar muito, mas é preciso que a divulgação seja feita de maneira inteligente.

Uma coisa interessante da internet − das redes sociais, sendo mais específico, − é a possibilidade de filtrar e encontrar pessoas da sua região. Dessa maneira é possível direcionar a propaganda direto para elas.

 

Outra coisa que você pode utilizar como artifício são os “digitais influencers”. Caso haja algum desses na sua região (e dependendo do seu ramo de atuação, claro) é possível fazer uma parceria. “Digital influencer” (em português, “influenciador digital”) é uma pessoa que utiliza produtos e serviços e posta informações sobre eles em suas redes sociais. Funciona como uma espécie de boca a boca, só que de forma virtual e planejada.

 

Se você trabalha com serviços de academia, por exemplo, fazer uma parceria com digitais influencers pode trazer mais clientes do que você imagina, mas vale lembrar que, para cada caso, é preciso avaliar se é algo válido (lembra quando citamos o caso dos idosos no começo deste artigo?).

Como fazer a divulgação de academias?

 

Estamos levantando esse ponto porque as redes de academias estão cada vez mais presentes, seja em cidades pequenas ou cidades grandes. Afinal, o ramo tem se tornado realmente promissor.

 

Todos os métodos de campanhas de bairro que citamos aqui funcionam, inclusive a internet. O lado bom das academias é que elas não possuem restrição de idade, sexo ou religião. Consequentemente o público-alvo é encontrado em todos os lugares.

 

Lembra quando dissemos para você direcionar a propaganda? Pois então, os melhores lugares para divulgar sua academia são: lojas de esportes, lojas de roupas fitness, escolas (grande parte do público é adolescente), próximos a lugares onde idosos costumam se reunir, entre outros lugares.

 

O setor fitness é um dos mais atrativos nos últimos tempos e investir em campanhas de bairro é, sem dúvida alguma, muito eficiente. Estude os melhores locais para divulgar seu negócio e aguarde pelos clientes!

 

 

Todas Postagens