Sistema SCA
5 cuidados que todo personal trainer deveria tomar

5 cuidados que todo personal trainer deveria tomar

05.09.2021 Dicas 05.09.2021
Ter uma boa clientela nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, ainda mais se você comete alguns erros durante suas aulas. Pensando nisso, separamos alguns cuidados que você deve tomar para manter a sua boa imagem e atrair novos alunos, confira:

O personal trainer, de acordo com informações do site Saúde em Movimento é “o profissional de educação física especializado na prescrição e acompanhamento de exercícios físicos, responsável pela elaboração de programas de atividades físicas, direcionadas às condições físicas do cliente e às suas expectativas de uma forma individualizada e objetiva.”

 

Partindo dessa premissa, vamos abordar comportamentos, que durante o trabalho o personal trainer deve ficar atento para se tornar um profissional qualificado pelo próprio mercado.

 

1. Uso de celular durante as aulas

 

O celular hoje em dia é companheiro de todas as horas, a não ser que você, personal, esteja utilizando ele como ferramenta de trabalho é interessante deixar o aparelho por algum tempo e focar sua atenção no aluno.

 

Um erro gravíssimo é ficar navegando em redes sociais ou atendendo a ligação durante o treino do seu aluno. Isso significa que o dinheiro que ele investiu para obter orientação não está sendo correspondido, mesmo que o seu cliente não se importe ou até mesmo o incentive a responder aquela mensagem no whatsapp durante o intervalo dos exercícios. Lembre-se que ao seu redor têm outras pessoas que estão lhe observando a todo o momento e essa observação acaba por “queimar o seu filme”.

 

 

2. Conversar com outras pessoas durante a aula

 

Outro erro grave é conversar com outras pessoas, sejam alunos ou outros profissionais da academia, durante a aula. Assim que o personal está orientando uma pessoa e chega alguém diferente puxando assunto, a postura correta do profissional é “cortar a conversar”, dando a entender que naquele momento não poderá conversar, pois está em atendimento.

 

Não se trata de ser sem educação, mas de deixar claro que alguém pagou por seu tempo e sua atenção deve ser voltado a este alguém.

 

3. Falar demais durante o treino

 

Antes de tudo, o personal trainer é um comunicador, ele deve utilizar da sua voz e também da comunicação não verbal para passar a sua mensagem. É interessante que se tenha conhecimento sobre entonação, velocidade da fala e, principalmente, o quanto falar.

 

Pode ser que o seu aluno tenha uma overdose de informação, mas o pior é quando o que se fala nem é sobre os exercícios. A mensagem principal deste tópico é: converse apenas o necessário.

 

Com o passar dos anos é natural que se desenvolva uma amizade entre aluno e professor, mas é aí que se torna mais perigoso a falta de profissionalismo, portanto, mesmo que o seu orientando seja o seu amigo do coração, hora de aula é hora de aula.

 

 

4. Falar mal de outro profissional

 

Freud disse “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”, essa frase nos diz que quando falamos do outro estamos expondo as nossas fraquezas, dentre elas a inveja. Pode ser que no momento a aluno concorde, mas depois ele pode levar em consideração de que ele também pode ser alvo de criticas. É importante levar em consideração que o cliente sempre quer soluções, na verdade ele paga por isso, e nunca problemas.

 

5. Acabar a aula antes do tempo

 

Já imaginou levar o seu carro para abastecer, pedir para o frentista colocar 20 litros de gasolina, pagar pelos 20 litros e receber apenas 19?

 

Pois é, porque com um aluno seria diferente? A desculpa pode ser a mais elaborada possível, como –“hoje você fez um treino mais pesado, vamos terminando mais cedo para não forçar os seus músculos”. Quando se usa dessa desculpa é prova de que o profissional não soube sequer elaborar uma aula.

 

É preferível que se passe 5, 10 minutos do horário previsto de aula, mas nunca menos que o tempo que o aluno pagou.

 

Então, de maneira bem simplificada, vamos recapitular os cinco tópicos de comportamentos que você deve evitar para se tornar um excelente personal trainer:

 

  1.  Uso de celular durante as aulas – guarde o celular, se possível desligado na bolsa para que nada atrapalhe a sua aula.
  2.  Conversar com outras pessoas durante a aula – hora da aula não é hora de bate papo com outras pessoas. Há uma pessoa pagando por sua hora de orientação.
  3.  Falar demais durante o treino – hora de aula não é hora de bate papo com outras pessoas e também com seu aluno. Ele não quer saber da sua vida e muito menos dos seus problemas.
  4.  Falar mal de outro profissional – quando se fala mal de um colega de profissão mostra o quão medíocre é o dono da crítica.
  5.  Acabar a aula antes do tempo – tempo pago é tempo percebido. Ninguém compra algo e espera receber menos do que pagou.


E aí, o que achou do conteúdo? Aproveite para deixar seu comentário e compartilhar com seus colaboradores.

 

Forte abraço e sucesso em seus negócios!

Todas Postagens