Sistema SCA
Como tornar sua academia mais sustentável

Como tornar sua academia mais sustentável

12.05.2022 Dicas 12.05.2022
Ser sustentável é uma forma de ajudar o ambiente e ainda economizar em sua academia. Nesse texto trouxemos dicas que ajudam a fazer isso de forma eficiente!

Com o aumento de gastos como a conta de água e a conta de luz, ser sustentável não é mais somente uma questão ambiental, mas também de economia. Por conta disso, muitos têm investido na academia sustentável.

 

Você já ouviu falar nesse termo? As academias sustentáveis ou ecológicas, como também são chamadas, visam diminuir os gastos como energia elétrica e água em prol da natureza e também do bolso.

 

Se você tem interesse pelo assunto, mas ainda não sabe como tornar sua academia sustentável, vem com a gente que nós te explicamos!

 

Porque ser sustentável deve ser um assunto importante para a minha academia?

 

Para que a sua academia se torne sustentável será necessário algum investimento, mas isso deve ser visto da melhor forma possível, já que os retornos são bastante vantajosos.

 

Por exemplo, é nítido no mercado que as empresas que ganham “selo verde” em sustentabilidade tem muito mais visibilidade e até mesmo aceitação do consumidor.

 

Ser sustentável pode começar de pequenos atos como incentivar seus alunos a irem treinar de bicicletas ao construir um bicicletário e evoluir para o uso consciente de água e energia.

 

Ações como essa valorizam o nome da sua marca e a colocam em destaque perante as outras, fazendo com que os investimentos retornem em alunos alcançados pela publicidade das ações ou pela economia gerada.

 

 

Preciso ter uma academia 100% sustentável?

 

Se estivermos tratando da parte ambiental, quanto mais sustentável, melhor. Mas, se o seu interesse estiver voltado para a economia, não é ao todo necessário. Isso também depende muito da proposta da sua academia.

 

Por exemplo, temos no Brasil o caso da EcoFit, uma academia pensada e planejada para ser o mais ecológica possível, realizando sua construção com materiais recicláveis e até mesmo servindo de ponto de coleta para óleo de cozinha usado.

 

A ideia tem tido cada vez mais destaque no mercado, porém não é algo que se aplique a todos os casos. Como dissemos antes, tudo depende do que é planejado para o seu negócio.

 

Como tornar a academia mais sustentável?

 

Agora que você está por dentro dessa tendência e sabe bem os benefícios delas, vamos apresentar algumas medidas que podem ser tomadas para que sua academia se torne sustentável.

 

É sempre importante lembrar que alguns investimentos podem ser requeridos, mas você pode começar aos poucos e ir evoluindo conforme observa os resultados.

 

Como economizar água

 

Dependendo da sua academia, economizar água pode ser uma tarefa um pouco mais difícil. Se você conta com uma piscina, por exemplo, é necessário buscar por tratamentos que proporcionem mais tempo sem trocar a água.

 

Mas, em outras áreas, é possível economizar a água tomando das seguintes medidas:

 

  • Reduzindo a pressão da água nas torneiras e duchas;
  • Usando acessórios que limitem a vazão da água;
  • Adaptando as descargas para vazão variável;
  • Automatizando o fechamento de água.

 

Algo que também pode te ajudar é conscientizar seus alunos sobre a forma que consomem água e como eles podem tornar esse gasto em algo mais consciente.

 

 

Como economizar energia

 

Caso esteja pensando em realmente investir em algo, talvez a energia solar seja uma boa proposta. Seu consumo de energia pode ser muito reduzido e isso afetará diretamente na conta de luz.

 

Mas além disso também é possível avaliar as janelas da sua academia, talvez as reposicionando ou aumentando para que entre mais luz solar e assim aproveitar mais do natural sem ter que acender lâmpadas.

 

Mas, se essas mudanças ainda assim parecem inviáveis, você pode começar trocando suas lâmpadas tradicionais pelas LED, que têm um consumo de energia comprovadamente mais baixo.

 

Evite produzir lixo

 

Ao diminuir sua produção de lixo você não só ajuda a natureza como também pode economizar nos gastos. Por exemplo, se você usa pilhas em algum equipamento, troque por pilhas recarregáveis, dessa forma elas terão uma maior vida útil antes de serem descartadas.

 

Além disso, ao invés de papéis para imprimir recados e fazer avisos, opte por mensagens através de aplicativos ou e-mails. O Sistema SCA conta com um recurso de envio de mensagens que poderá ser muito útil.

 

Uma atitude muito boa a ser tomada também é incentivar e fazer a coleta seletiva de lixo, separando o material reciclável, orgânico e descartável.

 

Aposte em garrafas personalizadas e ofereça como brinde para os seus alunos. Os copos ou garrafas personalizadas ajudam a diminuir o lixo gerado por copos descartáveis e ainda ajudam na divulgação da sua marca.

 

Como engajar alunos e funcionários na ideia da academia sustentável?

 

Todo o seu trabalho será mais fácil se sua equipe e alunos estiverem engajados na ideia. Para isso, você pode começar apontando os impactos ambientais positivos que sua iniciativa trará.

 

Além disso, conscientizando que é simples é possível que seus alunos se adaptem às mudanças, é possível mostrar que o dinheiro que não será gasto com excessos poderá ser revertido em ações de melhoria para a academia.

 

Quanto aos seus funcionários, o ambiente de trabalho se tornará melhor na medida em que melhorias estiverem sendo aplicadas, além de que gastos menores podem ajudar em possíveis aumentos.

 

 

Conte com o Sistema SCA

 

Para que você comece essa jornada com o pé direito, o SCA te oferece inúmeras possibilidades para reduzir o uso de papel, custos com impressora, tonners, manutenções entre outros. Você conseguirá exportar todos os seus relatórios de maneira digital, além de disponibilizar treinos e avaliações físicas no aplicativo do aluno.

 

Faça um teste gratuito e modernize a sua academia hoje mesmo.

Todas Postagens