Sistema SCA
Treino Hiit: por que incorporar na sua academia

Treino Hiit: por que incorporar na sua academia

13.09.2022 Gestão Dicas 13.09.2022
O treino hiit é uma grande tendência no mercado fitness para exercícios rápidos. Confira no blog como incluir esse treino na sua academia e seus principais benefícios!

Treino Hiit: por que incorporar na sua academia

 

O treino hiit, ou chamado treinos de alta intensidade, conquistou a preferência de muitos alunos nos últimos anos e segue até hoje como uma grande tendência.

 

Com uma proposta inovadora de treinos rápidos para quem tem a vida mais corrida, o hiit consiste em atividades aeróbicas intensas, realizadas com pequenos intervalos de descanso e gerando ótimos resultados de emagrecimento.

 

A busca por diferentes exercícios, dentro e fora das academias, está diretamente ligada à motivação dos alunos em se manter na prática de atividades físicas e com respostas satisfatórias.

 

Entretanto, com as pessoas adotando um estilo de vida de várias atividades, fica mais difícil ter uma ou duas horas para ir à academia, por exemplo.

 

Nesse contexto, e baseado no treinamento de atletas para melhorar seu desempenho esportivo, surgiu o Treino HIIT (High Intensity Interval Training).

 

Nos últimos anos, estudos evidenciaram alguns benefícios deste modelo de treinamento como uma forma segura de saúde física, auxiliando no combate à obesidade e proporcionando um melhor condicionamento físico.

 

Dessa forma, o treino hiit pode ser utilizado em diversos tipos de aula, desde que haja acompanhamento e avaliação física de um personal, garantindo muitas vantagens para a sua academia.

 

Pensando nisso, nós do Sistema SCA apresentamos neste artigo como incluir o treino hiit na sua academia e seus principais benefícios.

 

Boa leitura!

 

O que é treino hiit?

 

O treino HIIT ou High Intensity Interval Training, em português “Treino Intervalado de Alta Intensidade”, tem o objetivo de acelerar o metabolismo, melhorar o condicionamento físico e aumentar a queima de gordura, através de exercícios rápidos, com intervalos curtos, e supervisionados.

 

Esses treinos podem ser executados na esteira, bicicleta, piscina da academia, aulas de jump, pulando corda, em equipamentos de musculação, entre outros.

 

Além disso, por se tratar de um exercício executado em alta intensidade, oferece mais resultados em menos tempo, sendo perfeito para adequar em rotinas atarefadas.

 

Mas, é importante ressaltar que a execução seja sempre acompanhada sob a supervisão de um profissional, para garantir sua segurança e eficácia.

 

Dessa forma, é possível diminuir os riscos de lesões e garantir que os movimentos sejam executados corretamente, potencializando bons resultados.

 

Já para para ter mais benefícios físicos, é fundamental incentivar os alunos a adotarem, juntamente ao hiit, uma alimentação equilibrada e mais saudável.

 

Graças a sua versatilidade, o treino hiit pode ser realizado em qualquer lugar, além de ser considerado de baixo custo e que atrai mais pessoas para a academia.

 

 

 

 

 

Por que e como incluir nas aulas o treino hiit?

 

O treino hiit funciona com intervalos de tempo, que variam de 30 a 60 segundos.

 

Com isso, é possível iniciar com três minutos de aquecimento e a intensidade pode ser alternada durante 5 a 15 minutos, diariamente.

 

O objetivo do hiit é promover um treino dinâmico que estimule o funcionamento metabólico dos alunos em até 48 horas.

 

Em resumo, mesmo depois do treino, o seu corpo continua queimando calorias.

 

Os treinos dessa modalidade podem ser realizados em grupos, mas o ideal é que os alunos façam uma avaliação física antes de iniciar, sendo possível classificar o nível de aptidão e limitação de cada pessoa.

 

 

Para sua academia ter mais destaque e variedade de serviços no mercado fitness, é de suma importância incluir o treino hiit no espaço.

 

Isso porque essa modalidade se mostra como uma boa estratégia tempo-eficiência com resultados satisfatórios e evidenciados.

 

É importante lembrar que vai exigir um grande esforço dos músculos e do sistema cardiovascular, podendo ser praticado por pessoas com quaisquer níveis de aptidão física, desde que sejam tomadas as devidas precauções e adaptações com acompanhamento profissional.

 

 

Exercícios do treino hiit

 

Para ter os benefícios do treino hiit, é importante indicar movimentos de alta intensidade, respeitando o tempo de descanso entre cada atividade. 

 

Na academia, exercícios de musculação, natação, jump, esteira, dança, são algumas práticas que se adequam ao hiit.

 

Apesar de ser praticado mais nas academias, esse treino também pode ser realizado em casa, desde que devidamente orientado por um profissional.

 

Nesse ambiente é interessante exercícios que sejam realizados com o peso do próprio corpo, como agachamentos, burpee, polichinelo e corrida no local, por exemplo.

 

Confira como fazer alguns dessas práticas em casa:

 

  • Agachamento: posicione os pés voltados para frente e paralelos aos ombros. Logo depois é só realizar o movimento como se fosse sentar em uma cadeira ou banco. Para aumentar a intensidade do exercício, é necessário que a pessoa realize o máximo de repetições em 30 segundos;
  • Burpee: comece o exercício em pé e em seguida desça o corpo para o chão, apoiando as mãos no chão e jogando os pés para trás. Depois, fique na posição de prancha e se levante do chão dando um pequeno salto e esticando os braços para cima; Recomendado realizá-lo por cerca de 30 segundos a 1 minuto, descansar o mesmo tempo e voltar a repetir o exercício;
  • Polichinelo: permaneça em pé, com as pernas fechadas e as mãos encostadas na coxa. Em seguida, abra e feche as pernas ao mesmo tempo que os braços são suspensos acima da cabeça e voltam para a posição inicial;
  • Corrida parada com elevação do joelho: permaneça parado e faça os movimentos de uma corrida, lembrando de elevar bem os joelhos, para maior intensificação do exercício, aumento da frequência cardíaca e captação de oxigênio, além da aceleração do metabolismo.

 

 

 

 

 

Benefícios do treino hiit

 

O aumento e a redução da frequência cardíaca, estimulados pelo treino hiit, gera uma série de adaptações no organismo, que oferece alguns benefícios à saúde e a melhora do condicionamento físico.

 

Dessa forma, separamos 5 benefícios para a prática e inclusão do treino hiit. Confira!

 

1. Queima muitas calorias durante e após o treino

 

Dar tudo de si no treino hiit requer maior inalação de oxigênio, que cria um efeito pós-combustão durante os períodos de descanso e pós-treino.

 

Como seu corpo requer mais oxigênio para a recuperação, isso faz com que você queime mais calorias, mesmo após o término do exercício, e é por isso que o formato curto do hiit é mais eficaz do que um treino cardio em ritmo estável.

 

2. Ganho de força muscular

 

Os movimentos intensos do treino hiit elevam seu ritmo cardíaco, construindo, consequentemente, massa muscular magra no processo.

 

Por ser mais versátil, o hiit também gera um ganho maior de força e de massa muscular, em exercícios como agachamento, flexão de braços, corrida parada, remada, entre outros.

 

No entanto, o ganho de força acaba sendo mais limitado em comparação ao treino de musculação, que é mais específico para esses objetivos e permite o uso de cargas maiores.

 

3. Melhora a capacidade cardiorespiratória

 

Por trabalhar com a frequência cardíaca acima de 80%, durante os exercícios, esse tipo de treinamento obriga o coração a se esforçar mais.

 

Dessa forma, segundo profissionais da saúde, o órgão fica mais forte, a circulação sanguínea melhora, assim como as funções de absorver e transportar oxigênio.

 

Por esses motivos, o método também é indicado para a reabilitação de pacientes com doenças cardíacas.

 

4. Diminui o nível de glicose no sangue

 

Resultados preliminares de uma pesquisa com pessoas com diabetes tipo 2 grave, pela Fundação Banco de Olhos e a Liga de Diabetes de Goiânia, mostram que uma rotina de dois meses com treino HIIT é capaz de produzir os mesmos efeitos na redução da glicemia (nível de açúcar no sangue).

 

E isso equivale a seis meses de uso de medicamento para tratar a doença!

 

Isso porque, com o exercício, o corpo fica mais eficiente em utilizar a glicose disponível no sangue como fonte de energia para os músculos.

 

Além disso, estudos mostram que o treinamento hiit também contribui para a melhora dos níveis de colesterol no organismo.

 

5. Pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora e pelo tempo que desejar

 

Sem nenhum equipamento necessário, além de um cronômetro em seu celular, você realiza um treino hiit na academia ou em sua casa.

 

Com apenas 5 ou 10 minutos você pode ajustar o esse treino ágil ao seu dia a dia e de acordo com a sua preferência.

 

Ainda temos ainda um benefício pós-treino que é o período chamado “EPOC”, que significa “Excesso de Consumo de Oxigênio Pós Exercício''.

 

Isso significa que cerca de 2 horas após um treino hiit, seu corpo está se restaurando e usando mais energia para se recompor.

 

 

 

 

 

Cuidados e dicas ao montar um treino hiit

 

Mesmo com a vantagem de ser prático e acessível, é necessário tomar alguns cuidados ao realizar os treinos de HIIT em sua academia.

 

Isso porque, ao fazer uma sequência errada, pode ocasionar lesões físicas nos alunos.

 

Pensando nisso, separamos 5 cuidados e dicas ao implantar o hiit em sua academia:

 

1. Avaliação Médica

 

É importante que, antes de começar um treino hiit, o aluno passe por uma avaliação médica, de preferência, um teste de esforço máximo com monitoração cardíaca.

 

Isso porque se trata de estímulos máximos, e durante o treino o coração irá desenvolver trabalhos mais intensos, aumentando os riscos de complicações cardíacas e até mal súbito.

 

2. Evitar estimulantes

 

É recomendável que os alunos evitem ingerir antes do treino substâncias estimulantes como, por exemplo, cafeína e energéticos.

 

Esses estimulantes podem aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, refletindo em efeitos adversos na saúde.

 

3. Atenção aos alunos

 

O personal trainer deve estar atento para a saúde do seu aluno e ter cuidado com pessoas hipertensas, com problemas nas articulações, portadores de doenças cardiovasculares, gestantes, idosos, pessoas sedentárias e/ou fumantes, com diabetes obesos ou com algum tipo de deficiência.

 

 

4. Faça um planejamento de progressão de intensidade

 

Mesmo que sejam montadas aulas com exercícios diferentes, é importante fazer um planejamento de progressão da intensidade.

 

Nesse planejamento você calcula o tempo de execução do exercício, de pausa e descanso, em cima das dificuldades dos exercícios a serem realizados.

 

Dessa forma, você promove ganhos no condicionamento cardiorrespiratório e muscular.

 

5. Avalie o espaço da sua academia

 

Outro ponto que merece atenção é: se você planeja incluir o treino hiit na academia, analise se existe espaço disponível para a prática.

 

Caso não tenha um local espaçoso, por exemplo, precisará analisar onde poderá adaptar e reservar horários específicos para o hiit.

 

Treino hiit: ficha de treino do Sistema SCA

 

A eficácia e benefícios do treino hiit são inegáveis. Por isso, vale a pena incluí-lo nas aulas da sua academia.

 

Além de selecionar bem o espaço, equipamentos, aulas e professores, elaborar fichas de treino, com prescrições dos exercícios e características dos alunos, é essencial para a praticidade e sucesso da sua academia.

 

E com um sistema de gestão de qualidade fica mais fácil elaborar fichas de treino para seus alunos.

 

Além disso, com um bom sistema de gestão, você administra sua academia como controle de pagamentos atrasados, inadimplências, entrada e saída de alunos, criação de fichas e cartões, entre outras funcionalidades.

 

E nós do sistema SCA oferecemos em nosso software seguro, moderno e de qualidade, fichas de treino com a criação de prescrições em instantes, otimizando o seu dia a dia!

 

Oferecemos também todo o suporte que você precisa contando com uma central de ajuda em nosso site, que possui informações sobre nossos planos, cursos e sistema.

 

Quer saber mais? Entre em contato e faça um teste grátis agora mesmo!

 

Não deixe também de acompanhar nossos conteúdos no blog!

 

Todas Postagens