Sistema SCA
6 dicas de marketing para academia que vão aumentar suas matrículas

6 dicas de marketing para academia que vão aumentar suas matrículas

01.08.2022 Marketing Dicas 01.08.2022
O marketing para academia é um dos maiores segredos para o sucesso no mercado fitness. Por isso, selecionamos 6 dicas que vão aumentar suas matrículas!

6 dicas de marketing para academia que vão aumentar suas matrículas

 

Atualmente, o marketing para academia é um dos maiores segredos para o sucesso no mercado fitness.

 

Afinal, com o avanço cada vez maior da tecnologia é preciso divulgar o espaço da academia, seus profissionais, serviços e todos os benefícios.

 

A partir disso, você conseguirá atrair o público certo para o seu negócio, além de fidelizar clientes antigos.

 

No entanto, não é tão comum ver esses empreendimentos investindo o quanto deveria em marketing.

 

Afinal, muitos de seus métodos para atração e conversão de clientes estão muito centrados em velhas práticas de esperar uma pessoa interessada visitar ou ligar para a academia em busca de uma vida mais saudável.

 

E quando se fala em estratégias de fidelização, o negócio fica mais complicado.

 

Isso porque se os alunos não se sentirem motivados pela academia em continuar os exercícios, é sinal de que a academia poderá perder matrículas.

 

O marketing para academia é o que vai divulgar mais os benefícios das atividades físicas, descontos e motivar os alunos a continuarem ou se matricularem.

 

Pensando nisso, nós da SCA selecionamos 6 dicas de marketing para academia que vão aumentar suas matrículas.

 

Confira!

 

 

O que é marketing para academia?

 

O marketing para academia é toda ação de divulgação dos serviços, benefícios e relacionamento com o cliente que um empreendimento tem dentro do mercado fitness.

 

É por meio dessas estratégias, on-line e off-line, que as academias aumentam suas matrículas, fidelizam alunos e posicionam de maneira positiva sua marca nesse mercado.

 

Entre as várias ações de marketing, podemos destacar as principais:

 

  • Decoração da sua academia e bom posicionamento da sua logo na fachada do local;
  • Boa recepção;
  • Boa gestão das redes sociais, sobretudo o Instagram;
  • Eventos organizados pela academia;
  • Descontos e promoções nos planos;
  • Campanhas de marketing como a de “traga um amigo e ganhe desconto”;
  • Promoções sazonais (ex: desconto durante o inverno, datas comemorativas, black friday…)
  • Produção de blogs no site;
  • Envio de e-mail marketing e newsletter;
  • Realizar parcerias com influenciadores.

 

 

 

6 dicas de marketing para academia que vão aumentar suas matrículas

 

Um plano estratégico de marketing para academia deve seguir alguns pontos necessários para divulgar seu negócio e ter sucesso no mercado fitness.

 

Por isso, selecionamos abaixo 6 dicas de marketing para academia que vão aumentar suas matrículas e fidelizar clientes:

 

1- Comece pelo planejamento: público-alvo e estudo de mercado

 

Marketing sem planejamento é como entrar em uma academia sem saber o seu objetivo ali dentro e os exercícios que precisa fazer.

 

Ou seja, não adianta ter a qualidade do espaço e profissionais, se sua academia não está bem posicionada e se destaca no mercado fitness.

 

Por isso, valorize um estratégico e organizado planejamento.

 

No planejamento você deve primeiro estudar o mercado que você está e seus concorrentes, e logo depois entender o seu público-alvo, para então comunicar corretamente com ele.

 

A função disso é diminuir a margem de erros das ações e servir como um mapa de soluções para elas.

 

Diante disso, podemos destacar alguns pontos importantes a serem levados na hora do seu planejamento:

 

  • Análise de ambiente: utilizar a análise SWOT e avaliar os pontos fortes e fracos do seu negócio, as oportunidades e ameaças, os concorrentes e tudo que puder influenciar no funcionamento da academia;
  • Definir objetivos e metas para seu negócio;
  • Estudar e entender seu público, respondendo essas perguntas: para quem será voltada essas estratégias? Qual linguagem será usada? Quais são os problemas e objetivos desse público?
  • Estudar os canais de divulgação: em quais meios o seu público será impactado? Redes sociais, blogs, e-mail, eventos, jornais, etc.
  • Fazer um cronograma: prazo para a realização das ações de marketing e o cumprimento de metas e objetivos;
  • Realizar orçamentos: o quanto será gasto com cada estratégia de marketing;
  • Fazer avaliações de NPS: gerar pesquisas rápidas on-line por e-mail ou WhatsApp de satisfação para seus alunos dizerem o que estão gostando e o quê sua academia pode melhorar.

 

 

2- Facilite o agendamento de aulas on-line

 

As pessoas estão se movendo em um mundo extremamente acelerado e tecnológico nos dias de hoje, então facilite para seus clientes oferecendo opções de aulas on-line e com praticidade no agendamento.

 

Oferecer uma aula gratuita ou uma oferta única na primeira vez que reservam on-line também é uma ótima maneira de atrair novos clientes e motivar alunos que estão com a rotina mais corrida.

 

3- Invista nas redes sociais e blog

 

Postar regularmente no Facebook e Instagram é importante para seus clientes e prospects, já que eles vão querer conferir suas redes sociais para ver fotos e saber mais sobre sua academia e serviços oferecidos.

 

Por isso, lembre-se de estar presente nas mídias sociais, sempre humanizando os posts e deixando as principais informações destacadas, como:

 

  • resumo sobre a academia;
  • horários de funcionamento;
  • serviços oferecidos;
  • orçamentos;
  • localização;
  • contato.

 

Não se esqueça também de investir em anúncios da mídia social.

 

Você pode criar anúncios de engajamento e envolvimento para alcançar novos clientes e fidelizar antigos.

 

Mas para isso é necessário estudar as melhores estratégias de publicidade em cada mídia social.

 

Uma das melhores maneiras de ser encontrado por seu público também é criando um blog para a sua academia!

 

Isso porque, é onde terá a publicação de conteúdos, novidades e ofertas do seu empreendimento.

 

Além disso, é por meio desse canal que os possíveis futuros alunos poderão encontrar sua academia quando pesquisarem no Google, por exemplo.

 

Mas para isso funcionar corretamente é necessário utilizar de um bom conteúdo informativo, fácil de ler e com as técnicas de SEO.

 

 

4- Pense em descontos e promoções em épocas sazonais

 

Descontos e promoções são estratégias que motivam muito os alunos a continuarem fazendo atividade física e também uma ótima forma de atrair novos clientes.

 

 

Com descontos e promoções nos planos você atrai alunos a conhecerem seus serviços, e com profissionais de qualidade e praticidade de horários eles acabam continuando e se fidelizando.

 

Utilizar de campanhas de marketing para academia e descontos durante as estações mais movimentadas e datas comemorativas é uma ótima oportunidade para captar novos clientes, que procuram um estilo de vida mais saudável.

 

Pensar no futuro e planejar uma estratégia trimestral manterá sua estratégia de marketing organizada e preparada para todo o ano.

 

5- Ofereça e divulgue aulas experimentais

 

Algo muito simples também pode trazer benefícios enormes para sua academia!

 

Estamos falando sobre oferecer aulas experimentais aos alunos.

 

Isso porque, muitas pessoas têm dúvidas sobre como é determinado tipo de aula e se vale a pena investir tempo e dinheiro nela.

 

Oferecer aulas experimentais é uma oportunidade de mostrar ao potencial aluno como é o ambiente e os professores, atraindo-os para sua academia.

 

 

6- Invista e divulgue avaliações da sua academia

 

As pessoas não querem apenas ver como é dentro da academia, mas também querem saber o quê os outros têm a dizer sobre seus serviços.

 

Dessa forma, invista em formas de avaliação da sua academia, como:

 

  • realizar formulários on-line de NPS para seus alunos;
  • interagir nas redes sociais e marcar seus alunos para que deixem comentários no Facebook e Instagram;
  • cadastre sua academia no Google Meu Negócio, que é uma plataforma gratuita, em que você pode fazer a academia aparecer nos resultados de busca e no Google Maps para pesquisas locais, além dos seus alunos poderem deixar avaliações nos comentários.

 

 

 

Sistema de gestão de academia

 

Vimos as principais dicas para aumentar suas matrículas e fidelização dos clientes.

 

Mas, para isso funcionar corretamente é necessário ficar atento em alguns pontos de atenção na estratégia de marketing para academia, como:

 

  • verificar sempre se as ações planejadas são compatíveis com as necessidades e preferências do seu público-alvo;
  • priorize as ações de fidelização de alunos, como descontos para planos mais longos, pois reter é tão importante quanto atrair novos clientes;
  • acompanhe o retorno sobre seus investimentos de marketing, para entender o que funciona melhor e direcionar o orçamento para o lugar certo;
  • mantenha uma frequência regular de publicações nas redes sociais, mas com conteúdos realmente relevantes e com no mínimo 3 vezes por semana;
  • acompanhe as menções à academia nas redes sociais e as avaliações nos sites para ter controle sobre sua reputação e manter uma imagem positiva.

 

 

Além de investir no marketing para academia, também é preciso ter um sistema de gestão que organize seus planejamentos, estratégias de marketing e integre ao seu sistema de controle de entrada e saída de alunos.

 

E o sistema SCA consegue sanar todas as suas necessidades, como controlar pagamentos atrasados e contratos, organizar suas estratégias de marketing, controlar as pesquisas de satisfação dos alunos, manter um bom relacionamento com o cliente, entre outros.

 

Nosso sistema de gestão de academia oferece um software seguro e de qualidade a você, garantindo o reconhecimento da sua marca e aumento das suas matrículas.

 

Oferecemos também todo o suporte que você precisa contando com uma central de ajuda em nosso site, que possui informações sobre nossos planos, cursos e sistema.

 

Além disso, temos recursos como o envio de e-mails, envio de SMS e até mesmo envio de mensagens por Whatsapp, o que ajuda a manter uma boa comunicação com os clientes.

 

Quer saber mais? Entre em contato e faça um teste grátis agora mesmo!

 

E se você gostou de saber mais sobre marketing de academia, confira outros conteúdos no blog.

Todas Postagens